CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Por que Fátima Bernardes saiu do Jornal Nacional

Sai Fátima Bernardes, entra Patrícia Poeta no Jornal Nacional; sai Patrícia Poeta, entra Renata Ceribelli no Fantástico

Da Redação, publicado em 01/12/2011.
A jornalista Fátima Bernardes abriu o jogo aos brasileiros nesta quinta-feira, 1 de dezembro. Depois de 14 anos apresentando o 'Jornal Nacional', na Rede Globo, ao lado do marido William Bonner, Fátima Bernardes revela que está deixando o telejornal. Aos 49 anos de idade, Fátima Bernardes está cansada de apresentar o principal jornal do Brasil. O anúncio oficial é destaque no site da Rede Globo nesta quinta, com pronunciamentos oficiais de diretores e apresentadores da emissora.

Sai Fátima Bernardes, entra Patrícia Poeta no Jornal Nacional. Mas quem vai apresentar o 'Fantástico'? No lugar de Patrícia Poeta, quem assume o comando do Fantástico é Renata Ceribelli, ao lado de Zeca Camargo e Tadeu Schmidt. A dança das cadeiras na Rede Globo termina com perguntas: por que Fátima Bernardes deixou o Jornal Nacional? Como será o novo programa de Fátima Bernardes nas manhãs da Globo? O Mais Você, de Ana Maria Braga, e o Bem-Estar, de Mariana Ferrão e Fernando Rocha, serão afetados? O novo programa de Fátima Bernardes na TV Globo se chama 'Encontro com Fátima Bernades'.
Sai Fátima Bernardes, entra Patrícia Poeta no JNFoto: Divulgação
OsPaparazzi está de olho em Fátima Bernardes...

Fátima Gomes Bernardes Bonemer, a Fátima Bernardes, está na Rede Globo como contratada desde 1987. Em 1988 fez sua primeira entrada ao vivo no Jornal Nacional. Em 1989 passou a apresentar o Jornal da Globo. No fim de 1992 passou a apresentar o Fantástico. E desde março de 1998 é a principal apresentadora do telejornalismo brasileiro, à frente do Jornal Nacional. Fátima Bernardes brilhou como 'Musa' da Copa do Mundo de 2002, quando conquistou com sua simpatia e profissionalismo os jogadores da seleção brasileira.
Fátima Bernardes apresentará novo programaFoto: Divulgação
Um capítulo à parte na carreira da apresentadora é seu cabelo. O cabelo de Fátima Bernardes já chamava a atenção quando ela entrou na Rede Globo. Eram 'cabelos volumosos', segundo a própria Fátima. Em 1992 Fátima Bernardes cortou os cabelos e desde então eles viraram 'patrimônio nacional' ('Meu cabelo é patrimônio nacional', diz Fátima Bernardes). A cada mudança nos cabelos, Fátima Bernardes é capa de revistas. A aparência da jornalista é acompanhada de perto por todas as mulheres do Brasil.

Carlos Henrique Schroder, diretor geral de Jornalismo e Esporte da Rede Globo, falou sobre o novo programa de Fátima Bernardes, que deve estrear em 2012 na grade de programação da Globo. Schroder também elogiou as jornalistas Patrícia Poeta e Renata Ceribelli. 'Este é um processo normal de evolução e renovação do jornalismo da Globo. As três construíram carreiras sólidas aqui na TV e chegaram aonde chegaram por mérito. Com certeza, terão grande sucesso em suas novas funções. A proposta de Fátima realmente é excelente e ela conta com uma sucessora como Patricia Poeta, uma jornalista cujo talento é reconhecido pelos brasileiros. Ao mesmo tempo, Renata Ceribelli já é tão integrada ao Fantástico que a sua escolha é mais do que natural', declarou o diretor, que tem o apoio de Octávio Florisbal, diretor-geral da Rede Globo.

Mas afinal de contas: por que Fátima Bernardes deixou o comando do Jornal Nacional? Lembrando que o jornal é vencedor do Emmy. Segundo informações de paparazzis, a apresentadora está cansada da rotina 'pesada' do Jornal Nacional. Fátima Bernardes chega à redação de jornalismo da Rede Globo pela manhã e tem um dia agitado até as 20h30, quando começa a apresentar o Jornal Nacional. Com o fim do telejornal, ainda há uma reunião entre jornalistas que avaliam a qualidade da edição que foi ao ar. A rotina impede que Fátima Bernardes dedique mais tempo à família e à criação dos filhos trigêmeos, Vinícius, Laura e Beatriz, frutos de seu casamento com William Bonner. 'Ela não para um minuto. Os paparazzis não conseguem muitas fotos de Fátima, porque Fátima nunca está na praia, nunca está passeando com o cachorro na rua, nada disso. Ela é de casa para o trabalho, do trabalho para a casa', explica um paparazzi.

Cansada da rotina do Jornal Nacional, com conteúdos pesados e sérios, Fátima Bernardes quer se dedicar agora a um programa leve, com mais entretenimento misturado com jornalismo. A ideia de Fátima Bernardes é trabalhar no período da manhã e após o horário do almoço já estar em casa, com mais tempo para a família. Como será o novo programa de Fátima Bernardes, hein? O crítico de televisão Celso Diaz avaliou a grade de programação da Rede Globo no período da manhã. 'A Globo vem com problemas no horário da manhã. Em alguns dias o telejornalismo da Record, por exemplo, consegue superar os desenhos ou o 'Mais Você'. A entrada de um programa com o comando de Fátima Bernardes, com o status que tem, deve ser o principal programa matutino da Globo, sem dúvida. A TV Globinho, o Mais Você e o Bem-Estar podem ser encurtados ou, um deles, cair da grade', opinou.

Fátima Bernardes falou sobre o sonho realizado por apresentar um programa próprio. 'O que eu posso adiantar é que eu continuarei com funções jornalísticas. Esse programa não é parecido com nenhum outro que está no ar. É um sonho antigo que eu vinha amadurecendo. Este ano, em abril, entreguei um resumo do que eu queria fazer e fiquei muito feliz quando soube que o projeto agradou. Já estamos trabalhando com um núcleo bem pequeno, mas já a partir da próxima semana a implementação desse programa será acelerada. Agora, por questões estratégicas, ainda não posso contar nada sobre a estrutura, cenário, locação, horário ou dia da semana', revelou.
Poeta agora é JNFoto: Divulgação
O novo programa de Fátima Bernardes deve ter comando artístico de Guel Arraes, com redação de Cláudio Manoel, o ex Casseta e Planeta. A Rede Globo já teria contratado uma equipe própria de jornalismo para comandar o site do novo programa de Fátima Bernardes. A ideia da ex-apresentadora do Jornal Nacional é usar e abusar da interatividade com o público em sua atração. Por este motivo a atenção às redes sociais como Facebook e Twitter será redobrada.

Patrícia Poeta e Renata Ceribelli também falaram sobre o novo desafio na Rede Globo. 'O período no Fantástico foi incrível para mim. Como apresentadora, vivi toda semana o desafio de buscar o tom ideal, a dose adequada de informalidade, a afinidade com meu parceiro, Zeca Camargo', declarou Patrícia. 'Já aprendi muitas lições no trabalho. Uma das principais veio do contato mais próximo com o público: ficou provado para mim que a espontaneidade diante da câmera realmente resulta em uma maior 'intimidade' com quem está do outro lado. Depois do Medida certa, penso sempre nisso nas minhas reportagens', comentou Ceribelli, que emagreceu após o Medida Certa.
Renata comanda o FantásticoFoto: Divulgação
Mas e a opinião dos telespectadores, qual é? As hashtags 'Fátima Bernardes', 'Jornal Nacional' e 'Patrícia Poeta' estavam no Trending Topics do Twitter nesta quinta-feira. 'Fátima Bernardes vai fazer falta ao Jornal Nacional. Vai ser estranho ver o William Bonner sozinho', comentou o fã Ícaro Fonseca. 'Mudança é sempre legal! Adorei as mudanças, Fátima Bernardes, Patrícia Poeta, tudo diferente', comentou Jéssica Martins. A unanimidade entre os fãs é a curiosidade para saber como será o novo programa de Fátima Bernardes. 'O programa da Fátima Bernardes promete! Não precisa nem adiantar detalhes, porque já sabemos que será um sucesso', tuitou Macedo Galvão.

Fátima Bernardes apresentará o Jornal Nacional pela última vez no dia 5 de dezembro, segunda-feira, quando receberá homenagem especial da equipe de jornalismo da Rede Globo, já anunciando novidades de seu novo programa.

Compartilhe com um amigo!
Comentários