São José agenda novas implosões de prédios
Esdras Construtora executa novas demolições após implosão histórica em São José dos Campos; entenda detalhes
Da Redação, publicado em 11/10/2024 e atualizado hoje.Prédio abandonado é implodido no Jardim Aquarius, em SJC. Você se lembra dessa notícia? Foi em agosto de 2024. E novas implosões já começam a ser programadas na cidade. Lembrando que a implosão no Aquarius causou grande comoção por parte da imprensa e também por parte dos moradores. Diversos moradores foram assistir ao vivo à implosão em 25 de agosto de 2024.
Quem não se lembra Após o sucesso da primeira implosão de grande porte em São José dos Campos, realizada no Jardim Aquarius, a Esdras Construtora segue com duas novas demolições: os edifícios Heritage, na Vila Ema, e Safira, na Avenida 9 de Julho. Ambas as obras tiveram seus projetos de demolição aprovados no final de setembro, e os trabalhos já estão em andamento, com conclusão prevista para o final deste mês.
Segundo Victor Simão, diretor operacional da Esdras, essas novas demolições fazem parte do plano estratégico da empresa para modernizar a paisagem urbana da cidade, sempre com foco em segurança e sustentabilidade:
“Nossa prioridade é manter o compromisso com a excelência em todas as etapas do processo, desde o planejamento até a execução. Embora a complexidade dessas demolições seja bem inferior à da implosão no Jardim Aquarius, seguimos com o mesmo nível de atenção à segurança e a atenção ao meio ambiente”, afirma Simão.
“A diferença está nos procedimentos: aqui utilizamos métodos manuais, sem necessidade de evacuação ou medidas de contenção para a vizinhança, o que torna o processo mais simples e rápido”, explicou o diretor.
Em termos técnicos, Luis Felipe Quinderé Ribeiro, engenheiro responsável pela supervisão das obras, detalha os métodos adotados para garantir a segurança dos imóveis próximos. 'A demolição está sendo realizada de forma manual porque desta maneira nos permite controlar melhor o impacto nos prédios vizinhos. Isso significa que utilizamos técnicas menos invasivas, como escavadeiras apropriadas para a retirada dos entulhos, preservando a integridade das estruturas ao redor', afirmou Ribeiro.
O engenheiro também destaca que todo o processo é conduzido de forma cuidadosa para assegurar a destinação correta dos resíduos. “No total, somando as duas obras, vamos remover cerca de 90 toneladas de escombros – 36 toneladas do Heritage e 54 toneladas do Safira. Esses resíduos estão sendo gerenciados pelo Grupo Razuk Terraplenagem, empresa especializada que foi contratada para fazer a destinação correta, de acordo com as normas ambientais. Cada etapa está sendo acompanhada de perto para garantir que tudo seja feito com máxima eficiência e segurança”, completou Ribeiro.
Simão reforça que a Esdras Construtora mantém o foco em um processo sustentável. 'Além de seguir rigorosamente os protocolos de segurança, estamos atentos ao impacto ambiental. Todos os projetos e laudos foram aprovados pela prefeitura, garantindo que o descarte dos resíduos está sendo feito de maneira correta e sem riscos para o meio ambiente. Queremos que esses projetos sejam exemplos de como a modernização urbana pode ser feita de forma responsável, com respeito à comunidade e ao meio ambiente', concluiu o diretor.