CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Inspiração de Amy Winehouse, conheça Peggy Lee

Em 23 de julho de 2011, Amy nos deixava. Paparazzi presta homenagem contando a biografia da grande influência da cantora no jazz

Da Redação, publicado em 23/07/2020 e atualizado há 2 meses.
Em 2011, em Londres, o mundo chorava o adeus a Amy Winehouse, um dos maiores fenômenos da história da música. Você sabe quem influenciou Amy e a sua música inconfundível? Peggy Lee. A seguir o Paparazzi presta homenagem a Amy Winehouse contando a biografia de uma artista que era sua referência. Com vocês... Peggy Lee.

Quem é Peggy Lee


Ela era uma cantora de jazz dos Estados Unidos que nasceu no dia 26 de maio de 1920. O nome verdadeiro é Norma Deloris Egstrom. Faleceu em 2002, aos 81 anos de idade. Foi considerado um dos nomes mais influentes da história do jazz nos EUA. Ela se tornou conhecida no início dos anos 1940 - época marcada pelas big bands - com a música 'Somebody Else is Taking My Place'.

Tinha uma flexibilidade vocal incrível. Imortalizou clássicos como I’m a Woman, Lover e Pass Me By. As músicas 'Is That All There Is?' e 'Fever' são as mais famosas da carreira. As mais populares. Com 'Is That All There Is?', ganhou o Grammy de 1969, o prêmio que é considerado o Oscar da Música. Também foi indicada ao Grammy com Miss Peggy Lee Sings The Blues, em 1988, e com The Peggy Lee Songbook, em 1991.

Peggy Lee Fever



A música Fever tem uma letra linda. A tradução fala assim:

'Você nunca entenderá o quanto eu te amo. Nunca entenderá o quanto eu me importo. Quando você coloca seus braços a minha volta. Eu sinto uma febre que se torna muito difícil de controlar. Você me dá febre quando nos beijamos”, diz a letra.


Peggy gravou mais de 600 músicas na carreira. Ela ganhou comparações com nomes clássicos da música internacional, como Billie Holiday e Bessie Smith.

Inspirou uma turma boa


Você sabia que em várias entrevistas a Peggy Lee é citada como inspiração para carreiras de artistas como Paul McCartney, Madonna, Christina Aguilera, Amy Winehouse, entre outras estrelas. Ela era uma das cantoras preferidas de Frank Sinatra. E também de Louis Armstrong.

Eu acho a música da Peggy Lee sensacional, porque ela tem uma levada de jazz muito moderna. Pra época, imagina o quanto essa mulher foi inovadora e marcante? As músicas que sempre tocam na minha playlist são: Fever, I’m a Woman, Lover e Pass Me By e Is That All There Is?.

Peggy Lee atriz no Oscar


Outra curiosidade é que ela também foi escritora. E atriz. Foi indicada a um Oscar de Melhor Atriz pelo filme Pete Kelly's Blues, em 1956. Por falar em cinemas, sabe a atriz Reese Witherspoon? Consagrada em Hollywood, em vários filmes interessantes, foi ela a escolhida para interpretar Peggy Lee nos cinemas. A cinebiografia contou com direção de Nora Ephron. A atriz comprou os direitos autorais sobre a biografia de Peggy Lee da neta da cantora, Holly Foster-Wells.

Músicas nos filmes da Disney


Ainda no assunto cinema, Peggy Lee compôs trilhas-sonoras para filmes clássicos da Disney. A Dama e o Vagabundo, por exemplo, tem trilha-sonora de Peggy Lee. Destaques para as músicas He’s a Tramp, The Siamese Cat Song e La La Lu. Sempre com composição e cantando. O curioso de A Dama e o Vagabundo é que estamos falando de um clássico dos estúdios de Walt Disney, de 1955. Com músicas e dublagens de Peggy Lee com os personagens.

Na vida pessoal, teve quatro casamentos. Foi casada com Dave Barbour (1943-1951). Depois se casou com Brad Dexter (1953). Com Dewey Martin (1956-1958). E, por fim, com Jack Del Rio (1964-1965). Deixou uma filha. Nicki Barbour.
Amy Winehouse em show no YouTubeFoto: Reprodução/ YouTube

Peggy Lee sofreu um ataque cardíaco em sua casa, em Bel Air, nas proximidades de Los Angeles, em 2002. Foram mais de 50 anos de carreira. Mais de 600 músicas. Uma trajetória impecável. Fica aqui o nosso carinho e a nossa lembrança por esta artista tão especial. Justamente numa data tão marcante quanto é o dia 23 de julho, a data de adeus de outro fenômeno do jazz, Amy Winehouse.


Compartilhe com um amigo!
Comentários