CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Guaranita vale a pena? Conheça história da empresa

OsPaparazzi presta homenagem à empresa que completa 60 anos de história em 2022. Conheça curiosidades da Guaranita Cibal

Da Redação, publicado em 10/01/2022 e atualizado hoje.

Guaranita Cibal combina com pastel na feira, com pizza, com reuniões familiares. Mas qual é o segredo desta marca brasileira que faz tanto sucesso no interior de São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais? A seguir nossa Coluna Social presta uma homenagem à empresa Guaranita. Conheça a biografia dos donos da empresa, além de curiosidades sobre o segredo deste guaraná feito com água mineral. São 60 anos de história completados em 2022. Parabéns, Guaranita!

Curiosidades da Guaranita Cibal

Em entrevista para a Rede Record, em São José dos Campos, o empresário Rafael Saullo contou bastidores da história da empresa. Ela foi comprada pelo pai de Rafael, Mauro Saullo, em 1962.

'Começou com o sonho de um grande empreendedor imigrante italiano, que é o meu pai. Ele veio da Itália com 15 anos de idade. Trabalhava com fumo. Mas o sonho era ter uma indústria, ser empresário. Em 1961 ele conheceu a Cibal na cidade de Itanhandu. A fábrica estava falida. Ele foi ver se poderia comprar. Viu uma grande chance de ter uma indústria. Aí levou minha mãe. E ela perguntou: o que você está comprando? Não tem nada na empresa. Mas tinha a marca, que era conhecida desde 1939. Além dos funcionários. Meu pai pegou os funcionários e criou tudo do zero praticamente em Passa Quatro, Minas Gerais', relembrou Saullo.

No início a indústria era toda manual. Não tinha máquina para lavar as garrafas. Eram lavadas na mão, uma a uma. Garrafinha por garrafinha para colocar o xarope do guaraná e os ingredientes necessários.

Enquanto a empresa se desenvolvia, Rafael foi estudar. Ele se formou em Química para ajudar o pai. Também teve formação profissional em Sorocaba, onde trabalhoui no Grupo Votorantim. Até que, em 1971, com o pai doente, Rafael resolve pegar as malas e embarcar na viagem para Passa Quatro, Minas Gerais. Ele precisava ficar à frente da empresa da família.

Os irmãos da família também chegaram. E a empresa foi se desenvolvendo...

Em dezembro de 1984 há o falecimento de Mauro Saullo. Com o adeus do pai, aos 69 anos de idade, os quatro irmãos da família assumem a empresa. Eles decidem parar com a produção de bebidas alcoólicas. E focam somente no refrigerante, o Guaraná Guaranita Cibal. Em 1987, a fábrica começa a ser reformada - por cima da própria fábrica. Estrutura completa para oferecer um dos refrigerantes mais premiados do país.

'Sempre trabalhamos com três pilares muito fortes: clientes, funcionários e estrutura. Sobre funcionários, nunca tivemos uma ação trabalhista. Eles estão em primeiro lugar. São valorizados, são a alma da empresa. Sobre clientes, queremos sempre o melhor para eles. A melhor qualidade, o melhor sabor. E, por fim, sobre estrutura, construímos uma fábrica moderna e eficiente. Costumo dizer que gosto de pegar impostos, pago com satisfação. Porque se estou pagando, é porque estou vendendo', contou Rafael Saullo na entrevista.

O refrigerante Guaranita Cibal é comercializado em supermercados do interior de São Paulo, do Rio de Janeiro e também de Minas Gerais. Principalmente em mercados do Vale do Paraíba, Vale do Paraíba do Sul e Sul de Minas. Quem vai à feira comer pastel em São José dos Campos, por exemplo, logo já pede uma Guaranita para acompanhar.

16 de julho de 1962 é a data oficial da fundação. A data celebrada como aniversário da Guaranita!

Segredo do guaraná

Mas qual é o segredo, afinal?

'Segredo é trabalhar com amor e gratidão. Somos exigentes com o nosso produto. Ele é feito com água mineral, registrado pelo Ministério da Agricultura. É a nossa Água Mineral Sul de Minas. Os melhores fornecedores, a melhor equipe, a melhor estrutura, é dessa forma que trabalhamos'.

A empresa Cibal é associada da Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil). Está localizada em Passa Quatro, no Sul de Minas Gerais e a cerca de 440 quilômetros de Belo Horizonte. Os filhos de Mauro e empreendedores são: Rafael Antônio Saullo, Mauro José Saullo e Elidia Maria Saullo.

Sobrenome famoso

Reparou no sobrenome da família? O influenciador digital e ex-BBB Daniel Saullo é filho de Mauro José Saullo e sobrinho de Rafael. Daniel Saullo ganhou fama no BBB, na Rede Globo, e, anos após o sucesso do reality show, passou a influenciar seguidores nas redes sociais como Instagram e YouTube. Daniel Saullo é casado com Mariana Felício, também ex-BBB.

Vídeo mostra bastidores da fábrica com Dani Saullo e Mari Felício

Outros filhos da nova geração da família são: Rafael Patrick Saullo e Patrícia Maria Saullo Gonçalves (filhos de Rafael) e Elisa Saullo Pinto (irmã de Daniel Saullo).

Qual é o melhor Guaraná do Brasil?

O Guaraná mais famoso do Brasil é o Guaraná Artarctica, certo? São anos de tradição, construção de marca, propagandas na TV e uma logística robusta com entregas por todo país. Mas pergunte em algumas cidades do interior sobre Guaranita. Há supermercados na região que se surpreendem com a marca de Passa Quatro superando o grande líder nacional em comercialização.

Você sabia que o Guaranita já foi eleito o melhor guaraná do Brasil? Foi em 2017 e com votação popular. O Confrebras (Congresso Brasileiro de Bebidas), realizado pela Afrebras, em São Paulo, organizou a enquete pelo site oficial. Vitória da Guaranita! E mais um motivo de muito orgulho para toda família Saullo.

Sobre construção de marca, na comparação com o Guaraná Artarctica, vale destacar que a empresa Cibal realiza ações regionais de marketing há mais de 20 anos. O público que assiste à Rede Vanguarda, por exemplo, já se acostumou com os comerciais da Guaranita (assista no vídeo acima). Também há comerciais em emissoras como Band Vale, Record, SBT (TV Thathi), Rádio Jovem Pan, Rádio Stereo Vale FM, entre tantos outros veículos regionais. No Instagram oficial (@guaranitacibal), em 2022, eram mais de 10 mil seguidores na conta oficial.

Ingredientes do guaraná Guaranita

Anote aí os ingredientes: água mineral gaseificada, açúcar, extrato de guaraná, aroma natural de guaraná, acidulante (ácido cítrico INS 330 - conservador - Benzoato de Sódio INS 211 - corante caramelo INS 150A. As embalagens disponíveis são: garrafas PET 2 livros, 600 ml e 290 ml; garrafas de vidro retornável 600 ml e 185 ml. Também há o sabor zero açúcar. Além de outros sabores da Cibal, como Cola (Coca-Cola), Laranja, Uva e Citrus.

Empreendedor inspirador?

E aí, curtiu a história da Guaranita? Aqui na Coluna Social nós apresentamos histórias de empreendedores inspiradores. Compartilhe este artigo com outras pessoas que também possam se inspirar com esta trajetória de sucesso. É sabor sem igual? É Guaranita Cibal!

Compartilhe com um amigo!

Comentários