CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Shows gratuitos de compositoras da região e feira gastronômica

Festival Cantautoras do Vale é lazer em Jacareí para o fim de semana. Apresentações ocorrem na Sala Mário Lago

Da Redação, publicado em 17/01/2025 e atualizado hoje.

Jacareí recebe o primeiro Festival Cantautoras do Vale, evento gratuito para toda a família que reúne, sempre das 16h às 21h, música boa, gastronomia e feira cultural no Pátio dos Trilhos (centro). Serão 9 shows, do infantil ao feminista, com 10 compositoras que cantam suas próprias músicas acompanhadas de bandas e tradutores de libras na Sala Mário Lago. Pontos de arrecadação de absorventes e semelhantes estarão no local como parte da campanha de Combate à Pobreza Menstrual que integra o projeto, beneficiado pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura de Jacareí).

Ser uma cantautora é ser intérprete das próprias criações, e neste primeiro festival sobem ao palco as convidadas Dóris Mendes, MIRA, Amanda Menconi, Vivian Pelodan, Bea Cândia e Andressa Neiva, e as anfitriãs Cinthia Jardim, Maysa Ohashi, Julie Ramos e Ligia Kamada, da coletiva que dá nome ao festival. No Pátio, a DJ Talita Caroline comanda o som ambiente.

“É uma iniciativa para reforçar o compromisso que nós, da coletiva Cantautoras do Vale, temos em fortalecer e exaltar o trabalho de mulheres na cultura. É uma festa de lazer para a família, com atrações para todas as idades e gostos, rodeada por mulheres também nas barracas gastronômicas e culturais que a compõem”, diz Cinthia Jardim, produtora executiva do festival.

A diretora artística, Maysa Ohashi, complementa: “É uma oportunidade de valorizar a produção feminina local, desligando do algoritmo e escutando a voz destas talentosas tão próximas”.

PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO:

16h - Dóris Mendes - infantil “Eu Sou Criança”
Canções infantis sem subestimar as crianças. “No Tempo Certo” está no streaming.

17h30 - MIRA - MPB contemporânea/indie/trip hop em “Mira Cancion”
MPB, elementos eletrônicos e voz delicada. 'Brigadeiro,' 'Adeus' e 'Mansin': no streaming.

18h40 - Amanda Menconi - samba 'Vem pra Mandingueira”
Samba de roda com acompanhamento do Grupo Pimenta na Roda.

19h50 - Vivian Pelodan - samba “Revolução Brasileira”
Samba, baião, latinidade e a energia da ancestralidade. “Não me Calo” está no streaming.

PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO:

16h - Ligia Kamada - ritmos brasileiros e ancestrais
Lança novo disco, com hits “Atravessa” e “Peixe Acrobata” já nas plataformas.

17h30 - Maysa Ohashi - lançamento do disco de MPB “Partes de Mim”
Músicas do disco “Partes de Mim”, hit destaque no MUAU - Música Autoral de Jacarehy.

18h40 - Julie Ramos - MPB/indie
Indie confessional poético. “Damien Rice Brasileira”, “Viver Só” e outras estão no streaming.

19h50 - Cinthia Jardim - diversidade rítmica em “Canta Moça”
Autorais da carreira e novidades. Canções como “Fruta Doce” estão no Youtube.

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS DE DOMINGO:

17h30 - Bea Cândia - participação especial em show de Maysa Ohashi.
Apresenta sua canção autoral, “Vem”, acompanhada de Maysa Ohashi.

19h50 - Andressa Neiva - participação especial em show de Cinthia Jardim
Canta “Da Água pro Vinho”, prêmio por júri popular em competição , com Cinthia Jardim.

ATRAÇÃO DE ENCERRAMENTO

20h30 - “REVERBERA” - musical autoral com Cantautoras do Vale

Momento em que as anfitriãs e convidadas do festival se reúnem no palco para, juntas, entoarem o musical que é marca da coletiva Cantautoras do Vale. São composições potentes que abordam as dores e clamam pelo acolhimento e a irmandade no universo feminino.

FEIRA GASTRONÔMICA E CULTURAL

Durante todo o festival, o entorno da Sala Mário Lago, no Pátio dos Trilhos, será tomado por barracas de comida e arte para maior conforto e lazer do público. Na área, o som ambiente fica por conta da DJ Talita Caroline. Trabalhos artesanais diversos, como peças em madeira, tecido ou cerâmica, bem como brechó, sebo de livros e artigos esotéricos são algumas das ofertas, ao lado de produtos gastronômicos como de culinária regional, doces, lanches e bebidas em geral.

A Feira Gastronômica & Cultural do Festival Cantautoras do Vale é uma iniciativa que visa também fortalecer a economia criativa local com foco em mulheres empreendedoras. Após inscrições, seleção e curadoria, um número ampliado de vagas foi concedido para este fim.

CAMPANHA DE COMBATE À POBREZA MENSTRUAL

O Festival Cantautoras do Vale promove ainda, desde 22 novembro, uma campanha de Combate à Pobreza Menstrual com arrecadação de absorventes, coletores menstruais e calcinhas higiênicas (limpos e sem uso) em diferentes pontos da cidade, e, agora, estimula as doações nos dois dias da festa, em caixas posicionadas nos locais de circulação de público.

A iniciativa se estende até o dia 24 de janeiro em espaços de convivência públicos ou parceiros situados no centro da cidade, no Parque Itamarati (região oeste), no Jardim Mesquita (região leste) e no Jardim Paraíba (região noroeste). Há chave PIX e outro ponto de coleta no Jardim Esplanada (região oeste), em São José dos Campos. Serão beneficiadas instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social, como a Ilê das Pretas, fomentando teias complementares a programas públicos pela Dignidade Menstrual. Informações estão na página oficial do Festival.

ACESSIBILIDADE

Todos os shows da Sala Mário Lago contam com tradução simultânea em libras. No local também há rampas de acesso e assentos especiais para pessoas obesas e cadeirantes.

Com realização de Cinthia Jardim Produções Culturais, o evento é beneficiado pela Lei Municipal 3.648/1995 (a LIC, Lei de Incentivo à Cultura de Jacareí) e patrocinado pela multinacional brasileira Suzano, maior produtora mundial de celulose e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável, com uma das unidades em Jacareí. Oficinas culturais das Cantautoras do Vale também estão agendadas em parceria com a empresa, como parte do projeto. O apoio institucional é da Fundação Cultural de Jacarehy e da Prefeitura Municipal de Jacareí.

SERVIÇO - FESTIVAL CANTAUTORAS DO VALE

Quando: 18 (sáb.) e 19 (dom.) de janeiro, sempre das 16h às 21h
Entrada: Livre e gratuita (nos dias, itens de higiene menstrual estarão sendo arrecadados como parte da campanha de Combate à Pobreza Menstrual das Cantautoras do Vale.
Onde: Sala Mário Lago e entorno, no Pátio dos Trilhos, centro, Jacareí.
Atrações: shows musicais com tradução em libras; e feira gastronômica e cultural ao som de DJ Talita Caroline.
Programação: Sáb. (18): Dóris Mendes (16h), MIRA (17h30), Amanda Menconi e Pimenta na Roda (18h40) e Vivian Pelodan (19h50); Dom. (19): Ligia Kamada (16h), Maysa Ohashi com participação de Bea Cândia (17h30), Julie Ramos (18h40), Cinthia Jardim com participação de Andressa Neiva (19h50) e musical “Reverbera” com Cantautoras (20h30).

Sobre Cantautoras do Vale

Coletiva (como se denominam) de Compositoras do Vale do Paraíba Paulista desde 2021, exalta o trabalho das mulheres no setor cultural, a partir da necessidade de troca e fortalecimento entre compositoras. Formado pelas cantautoras Cinthia Jardim, Julie Ramos, Ligia Kamada e Maysa Ohashi, levanta oportunidades e profissionalização a outras mulheres da cultura na região. Visa despertar o público para a importância do acolhimento entre mulheres, evidenciando o lugar delas na sociedade, e inspirar mulheres para que encontrem suas redes de apoio e construam ferramentas de combate ao machismo estrutural para que a presença feminina na cultura reverbere e fortifique, oportunizando um cenário mais equitativo. Circula com os shows 'Reverbera' (autoral), 'Saudações, Rita Lee Jones' e 'Abre Alas', além das oficinas 'Arte & Música como Profissão'.

Compartilhe com um amigo!

Comentários