Você sabe o que é uma cantautora? Conheça festival
Festival gratuito de música reúne dez delas em Jacareí nos próximos dias 18 e 19 de janeiro; entenda quem são
Da Redação, publicado em 10/01/2025 e atualizado hoje.Jacareí recebe o primeiro Festival Cantautoras do Vale, evento gratuito para toda a família que reúne, sempre das 16h às 21h, música boa, gastronomia e feira cultural em um único espaço: Pátio dos Trilhos (centro). Mas fica a pergunta: será que todos conhecem uma cantautora? Na dúvida, esta é a melhor oportunidade de entender o conceito e prestigiar dez delas daqui da região liderando shows na Sala Mário Lago: Cinthia Jardim, Maysa Ohashi, Julie Ramos e Ligia Kamada, da coletiva que dá nome ao festival, e as convidadas Dóris Mendes, MIRA, Amanda Menconi, Vivian Pelodan, Bea Cândia e Andressa Neiva!
Ser uma cantautora é ser intérprete das próprias criações, ou seja: uma cantora autora; uma compositora que canta! O termo ‘cantautor’ não existe em dicionário brasileiro, mas já é muito usado no português europeu, geralmente no masculino, para quem expressa suas ideias sociais, políticas ou poéticas em forma de canção em toda a sua concepção.
“E somos muitas as mulheres que escrevemos, compomos e cantamos repertório próprio. Nada mais justo do que nos apropriar do termo no feminino e organizar uma festa com o público para celebrar talentos da região, reforçando o compromisso das Cantautoras do Vale em fomentar e exaltar o trabalho de mulheres na cultura”, diz Cinthia Jardim, produtora executiva do festival.
A seguir, conheça as cantautoras do primeiro Festival Cantautoras do Vale.
Dóris Mendes - infantil “Eu Sou Criança”, às 16h
Saxofonista, flautista e escritora, a cantautora é também professora de musicalização e coordenadora pedagógica em escola de educação infantil. Suas canções infantis, inclusive, inspiram-se em vivências reais com sua filha e outras crianças, entendendo-as como seres potentes e dando voz a pensamentos que manifestam. Iniciou os estudos musicais no projeto Banda Sinfônica Jovem de Jacareí há mais de 20 anos. Atuou em conjuntos de baile, como Banda Palace, e instrumentais, como Bandarehy e Caçapava Big-Band. Integrou e regeu a Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí. “No Tempo Certo”, autoral, está no streaming.
MIRA - MPB contemporânea/indie/trip hop em “Mira Cancion”, às 17h30
Diretamente de Jacareí, a cantautora é uma artista que traduz a conexão com a natureza e a liberdade em suas canções autorais. Desde 2019, vem se destacando com a identidade única de seu som, composto pela encantadora junção da voz doce com o timbre colorido. Em seu show autoral, faz releituras inéditas de suas músicas com arranjos que exploram texturas sintéticas e batidas hipnóticas. Está entre a MPB, o indie e o trip hop. Elementos eletrônicos como samplers e sintetizadores criam um ar etéreo, conduzido pela delicadeza potente de sua voz. Alguns de seus hits nas plataformas digitais são 'Brigadeiro,' 'Adeus' e 'Mansin'.
Amanda Menconi - samba 'Vem pra Mandingueira', às 18h40
Flautista, começou a compor em 2017 quando integrou, em Campinas, o grupo de samba feminino Mana Dinga, onde também foi percussionista. Já integrou e produziu edições de rodas abertas, como o Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba. Mudou-se para Jacareí em 2020 e manteve trabalho de samba autoral com novos grupos. Fundou o Bloco Cultural Capivara Neon, do qual é compositora, produtora e mestra de bateria. É idealizadora e produtora do Grupo Candeeiro, que promove rodas de samba abertas todo mês em Jacareí. No festival, a cantautora será acompanhada pelo Grupo Pimenta na Roda, do qual faz parte.
Vivian Pelodan - samba “Revolução Brasileira”, às 19h50
Cantora com trajetória que exalta brasilidade e ritmos vibrantes, a cantautora se destaca nos palcos desde 2002. Atua em bares, blocos carnavalescos e eventos. Foi premiada como compositora e intérprete no Festival de Samba e Pagode da Casa de Jorge (2019) e reconhecida pelo júri popular no Festival de Marchinhas de Jacareí (2020). Também fundou o bloco Bamba e Garoa, resgatando memórias das escolas de samba de Jacareí. No show “Revolução Brasileira”, Vivian mistura samba, baião, latinidade e a energia da ancestralidade, convidando o público a uma experiência intensa e sensível. “Não me Calo” está no streaming.
Ligia Kamada - ritmos brasileiros e ancestrais, às 16h
Produtora musical, integra a coletiva Cantautoras do Vale e está na música desde os anos 1990, com passagens em festivais da Europa. Tem versátil potência criativa registrada em discos autorais como “Dela”, “Yermandê” e “Entre”. Há 12 anos na Serra da Mantiqueira, inspira-se em vivências e reconexões com a ancestralidade. Integra ainda a banda Baião de Spokens (que já teve BNegão, Karina Buhr, Siba, Arrigo Barnabé e outros em apresentações). Coleciona parcerias, como com a banda inglesa Soothsayers Band, e, em seu Studio K, cria trilhas sonoras. Lança novo disco, com hits “Atravessa” e “Peixe Acrobata” já nas plataformas.
Maysa Ohashi - lançamento do disco de MPB “Partes de Mim”, às 17h30
Filha de músicos, iniciou aos 6 anos estudos de piano e canto na escola de artes Fêgo Camargo, em Taubaté. Participou da 2ª temporada do reality “The Voice” (Globo, 2013) e, hoje, leciona canto e performance vocal. Diretora artística da coletiva Cantautoras do Vale, paralelamente dirige o quarteto “Os Andrades” e o sexteto “Os Tupiniquins”. Já foi solista em orquestras (Instituto AFAM São José dos Campos, Sinfônica da Força Aérea Brasileira FAB e Filarmônica do Vale). Lança o disco autoral “Partes de Mim” e o hit “Vozes Caladas”, destaques em festivais. Em 2024, foi premiada por voz e composição no MUAU - Música Autoral de Jacarehy.
Julie Ramos - MPB/indie, às 18h40
Integrante da coletiva Cantautoras do Vale, a compositora é bacharel em comunicação e escreve sobre o amor e a busca por sua versão mais verdadeira. Em 2024, foi escolhida para participar da coletânea Midas New Acts do renomado estúdio Midas, comandado pelo produtor Rick Bonadio. A carreira também é marcada pelo lançamento, em 2017, de seu EP autointitulado com músicas próprias e por uma temporada em palcos de navios internacionais. Hoje em São Paulo, Julie ganha espaço no indie brasileiro com repertório confessional e poético. Canções do show estão no streaming, como “Damien Rice Brasileira” e “Viver Só”.
Cinthia Jardim - diversidade rítmica em “Canta Moça”, às 19h50
Com 23 anos de palco, a artista é idealizadora da coletiva Cantautoras do Vale e já gravou os discos autorais “Cena de Mulher” (2008) e “Beba o Novo” (2010), ambos com direção musical e arranjos de Jorjão Carvalho. É bacharel em Comunicação Social e atua na produção executiva do projeto “Mostra de Arranjadores - Arranjando Marcus Flexa”, em sua 3ª edição. Desde 2021, busca fortalecer a música feminina do Vale do Paraíba Paulista por meio de oficinas e projetos culturais como o “Cena de Mulher”, realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, e o “Reverbera”. Autorais como “Fruta Doce” estão no Youtube.
Bea Cândia - participação especial em show das 17h30
Residente de Jacareí que atua em todo o Vale, a cantautora é de família musical, o que a inspirou a seguir essa paixão desde a infância. Canta profissionalmente desde 2016, quando passou a apresentar projetos pessoais –o mais recente é o “Bea homenageia Amy Winehouse”, no qual interpreta canções da icônica artista britânica ao lado da Banda Brazil Bop, de São Paulo. Pela Fundação Cultural de Jacarehy, participou de apresentações como os shows do maestro Jaime Alem e o Especial de Natal de 2020 com a Orquestra Jovem de Jacareí. Dá aulas de técnicas de canto e respiração. No festival, canta com Maysa Ohashi.
Andressa Neiva - participação especial em show das 19h50
Natural de Jacareí, é cantora e musicista com trajetória iniciada na infância, quando cantava na igreja. Durante a adolescência, integrou a Banda Municipal de Jacareí como flautista. Na pandemia, entregou-se à vocação com vídeos musicais nas redes sociais, firmando público. Ganhou bolsa de estudos em escola de música e passou a ensinar técnica vocal na mesma instituição. Tem licenciatura em música e canta em eventos sociais, gravações de estúdio e festivais. A cantautora ganhou prêmio de música mais votada pelo júri popular no MUAU – Festival de Música Autoral de Jacarehy. No Cantautoras, canta com Cinthia Jardim.
Com realização de Cinthia Jardim Produções Culturais, o evento é beneficiado pela Lei Municipal 3.648/1995 (a LIC, Lei de Incentivo à Cultura de Jacareí) e patrocinado pela multinacional brasileira Suzano, maior produtora mundial de celulose e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável, com uma das unidades em Jacareí. O apoio institucional é da Fundação Cultural de Jacarehy e da Prefeitura Municipal de Jacareí.
SERVIÇO - FESTIVAL CANTAUTORAS DO VALE
Sobre Cantautoras do Vale
Coletiva (como se denominam) de Compositoras do Vale do Paraíba Paulista desde 2021, exalta o trabalho das mulheres no setor cultural, a partir da necessidade de troca e fortalecimento entre compositoras. Formado pelas cantautoras Cinthia Jardim, Julie Ramos, Ligia Kamada e Maysa Ohashi, levanta oportunidades e profissionalização a outras mulheres da cultura na região. Visa despertar o público para a importância do acolhimento entre mulheres, evidenciando o lugar delas na sociedade, e inspirar mulheres para que encontrem suas redes de apoio e construam ferramentas de combate ao machismo estrutural para que a presença feminina na cultura reverbere e fortifique, oportunizando um cenário mais equitativo. Circula com os shows 'Reverbera' (autoral), 'Saudações, Rita Lee Jones' e 'Abre Alas', além das oficinas 'Arte & Música como Profissão'.