CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Gilberto Freitas/ OsPaparazzi

O que você não sabia sobre o Bloco do Barbosa

Carnaval 2023 na área! Falamos sobre a festa da folia em São Luiz do Paraitinga no Carnaval das Marchinhas

Da Redação, publicado em 24/01/2023 e atualizado hoje.

Você conhece o Bloco do Barbosa no Carnaval? Trata-se de um dos blocos mais conhecidos do famoso Carnaval das Marchinhas - em São Luis do Paraitinga, interior de São Paulo.

A história começa quando um motorista mal humorado leva um bloco de carnavalescos para uma apresentação em Santo Amaro. O grupo tentou animar o motorista e brincando fizeram uma música em homenagem a ele. O motorista gostou, e acabou por criar seu bloco depois de sua aposentadoria. A fantasia de Carnaval do Bloco do Barbosa é um motorista de ônibus.

Ô Ô Barbosa. Essa curva é perigosa. Siga em frente nessa linha. Que eu vou contar pra Tia Rosa, diz a letra da música em formato de marchinha.

Mas você sabia que o Bloco do Barbosa já saiu por Jacareí?

Jacareí recebeu no sábado, 21 de janeiro, o Bloco do Barbosa. Direto de São Luiz do Paraitinga, o bloco carnavalesco de marchinhas é uma das principais tradições do Vale do Paraíba, interior de São Paulo. A concentração foi no Parque da Cidade, com percurso pelas ruas centrais. O destino final na Escola Estadual Prof. Benedicto Mauro dos Santos, no Jardim Paraíba.

Guilherme Mendicelli, presidente da Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ), pontua a importância de receber uma atração de tanta relevância cultural regional.

“O Vale do Paraíba compartilha hábitos, costumes e tradições. Estamos muito felizes em receber o Bloco do Barbosa em Jacareí, uma forma de aproximar e fortalecer as culturas regionais”, diz.

O Bloco do Barbosa é embalado pelo motorista de 63 anos, que ganhou uma marchinha em 1999 quando levava músicos de São Luiz do Paraitinga para São Paulo. A atração é uma das principais do carnaval luziense, conhecido tradicionalmente pelas marchinhas carnavalescas. Em 2020, o bloco arrastou mais de 20 mil foliões pelas cidades do Vale do Paraíba.

Compartilhe com um amigo!

Comentários