Centro de Reabilitação pode se chamar CER Papa Francisco
Homenagem ao Papa: Unidade está em construção no Bosque dos Eucaliptos, na zona sul de São José dos Campos
Da Redação, publicado em 22/04/2025 e atualizado hoje.A Câmara Municipal de São José dos Campos analisa um Projeto de Lei que denomina o novo Centro Especializado em Reabilitação III (CER III), em construção no Bosque dos Eucaliptos, como Centro Especializado em Reabilitação III Papa Francisco.
A proposta, de autoria do vereador Zé Luís (PSD), presta uma homenagem ao líder religioso por sua trajetória dedicada à defesa dos mais pobres, doentes e excluídos. Segundo o parlamentar, a escolha do nome tem profundo simbolismo social e espiritual.
'Papa Francisco sempre pautou seu pontificado por uma visão humana e cristã da realidade, promovendo valores como a fraternidade, a dignidade da vida e a compaixão. Ele é exemplo de amor ao próximo e de liderança espiritual voltada ao serviço dos que mais precisam', destacou Zé Luís na justificativa do projeto.
O CER III é uma unidade pública de saúde voltada à reabilitação de pessoas com deficiência física, auditiva e intelectual, oferecendo atendimento multiprofissional e acolhimento humanizado.
Para o autor da proposta, vincular o nome de Papa Francisco a esse centro reforça o compromisso com a inclusão, justiça social e respeito à vida humana em todas as suas formas.
“Esta homenagem carrega um duplo simbolismo: eleva o espírito de serviço público e reforça a missão do centro de reabilitação como um espaço de acolhimento, cuidado e transformação de vidas”, afirma o vereador.
Tramitação
O Projeto de Lei foi protocolado nesta segunda-feira (21), mesmo dia da morte do Papa, quando também o vereador apresentou uma moção de pesar pela morte do pontífice.
Depois de passar pela análise dos vereadores, que podem aprovar ou rejeitar a proposta, ele segue para sanção ou veto do prefeito Anderson Farias (PSD).
As obras do Centro Especializado em Reabilitação começaram e janeiro desse ano. A unidade vai atender também pacientes de Jambeiro e Monteiro Lobato. A previsão é que os trabalhos de construção terminem em 12 meses.