CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Unsplash

Ivete Sangalo foi a artista que mais colecionou hits nos anos 2000, segundo números da Betway

Pesquisa destaca números da cantora Ivete Sangalo, superando até mesmo a norte-americana Beyoncé; descubra curiosidades

Da Redação, publicado em 26/10/2021 e atualizado hoje.

Entre 2000 e 2020, a indústria da música no Brasil passou por diversas mudanças. Os CDs e os DVDs perderam espaço para o streaming, enquanto a música sertaneja deixou de ser o terceiro gênero mais ouvido para liderar com folga a preferência dos brasileiros. Durante os anos 2000, como mostra o artigo feito pela Betway, a cantora Ivete Sangalo foi uma das maiores referências para o mundo da música. A artista colecionou diversos hits nesse período, e desbancou até mesmo alguns artistas internacionais.

A antiga vocalista da Banda Eva é até hoje uma das cantoras de axé mais reconhecidas pelo público, tendo somado sete grandes hits entre 2000 e 2010. Segundo os dados coletados pelo blog Betway Insider, Ivete Sangalo fez mais sucesso até que a norte-americana Beyoncé, se olharmos apenas para o público aqui no Brasil. A música Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim, por exemplo, teve quase 10 mil reproduções nas rádios e liderou as paradas há 20 anos. Em uma época em que não existia streaming, esse era um número excelente.

Nesse período, o público brasileiro costumava ouvir mais música nacional, cerca de 59% entre as mais tocadas, e a Ivete era uma grande referência. A música Sorte Grande virou quase um hino por aqui. Porém, ela não foi a única que se destacou nesse período. A cantora Anna Carolina, a banda Tribalistas e a dupla Zezé di Camargo e Luciano também colecionaram grandes hits falando de amor, paixão e outros tópicos românticos.

Aliás, o artigo feito pela Betway, site de roleta online, mostra que essa temática mais amorosa costuma fazer sucesso por aqui. A palavra amor, por exemplo, foi repetida 137 vezes em 11 músicas de sucesso diferentes. Ou seja, foi uma das palavras mais usadas nas letras de música dos anos 2000. Na canção Amor, I Love You, composta por Marisa Monte, ela foi citada 43 vezes. Não é nem preciso dizer que essa composição foi um sucesso em todo o Brasil.

Streaming e as redes sociais na indústria

Atualmente, o sucesso nas rádios não simboliza quase nada, afinal as plataformas de streamings é que dominam o cenário musical. As redes sociais também causam um impacto significativo, pois são ferramentas essenciais para alcançar os fãs. Um bom exemplo é a cantora Anitta, que possui mais de 56 milhões de seguidores apenas no Instagram, e uma carreira cada vez mais sólida no mercado mundial.

Entretanto, isso não significa que as artistas de sucesso dos anos 2000 foram esquecidas. Ivete Sangalo é, mais uma vez, uma referência neste sentido. A cantora de axé soma quase 35 milhões de seguidores no Instagram, e continua fazendo muito sucesso com as novas mídias. No YouTube, são quase 3 milhões de inscritos no canal Ivete Sangalo, que possui 877 milhões de visualizações. Ou seja, a transição da artista para essa nova era foi perfeita.

Outros artistas dessa época também conseguiram se manter em alta, principalmente as duplas sertanejas. Zezé di Camargo e Luciano, que citamos anteriormente, conseguiram migrar de forma completa para a era digital. A dupla tem grande presença nas principais redes sociais do Brasil, como o Facebook, o Twitter e o YouTube. Além disso, durante o ano passado, eles entraram na moda de realizar shows no formato online, em lives diretamente do Instagram, por exemplo.

A queda do pop e do rock

Uma grande diferença entre os anos 2000 para a atualidade é o gosto musical das pessoas. Antigamente, a música pop e o rock dominavam a lista de hits entre os fãs, juntos elas somavam 55% dos sucessos que tocavam nas rádios. Isso mudou completamente com o sucesso do sertanejo e do rap. Os dois estilos dominam quase todas as listas de músicas mais tocadas no Spotify ou em outras plataformas.

A maneira mais simples de ver isso é que cantoras como a própria Ivete Sangalo, ou até mesmo a norte-americana Beyoncé, deram espaço para artistas mais focados no sertanejo e no rap. A cantora Marília Mendonça, por exemplo, é um dos maiores nomes da música nacional. Nos Estados Unidos, artistas como Nicki Minaj e Doja Cat costumam liderar as listas de mais escutadas nos streamings.

O mundo da música mudou bastante nos últimos anos, mas isso não significa que ficou pior. Assim é que funciona a indústria, e cantoras como a Ivete Sangalo nunca vão ser esquecidas do que fizeram e que continuam a fazer pela cultura brasileira.

Compartilhe com um amigo!

Comentários