CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Ouça o que poucos sabem sobre Flávio Venturini

Papacast entrevista o músico Flávio Venturini em formato de biografia e Wikipédia. As melhores músicas, a saída do 14 Bis, a volta aos shows e muito mais

Da Redação, publicado em 06/09/2021 e atualizado hoje.

Flávio Venturini está aqui em OsPaparazzi. Além da entrevista ao Papacast, apresentamos a biografia do músico em formato de Wikipédia. Revelado nos anos 70 pelo Clube da Esquina, o mesmo berço de Milton Nascimento, em Minas Gerais, Flávio Venturini é uma referência da Música Brasileira. Foram anos com o grupo 14 Bis. Composições e parcerias com nomes como Renato Russo, Beto Guedes, Caetano Veloso, Maria Bethania, Ney Matogrosso, entre tantos outros. Mas o que você não sabia sobre Flávio Venturini? Ouça as curiosidades aqui no Papacast.

Biografia Flávio Venturini

Escute o podcast de OsPaparazzi com Flávio Venturini enquanto acompanha a biografia.

O nome completo é Flávio Hugo Venturini. É natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. A data de nascimento é 23 de julho de 1949. Respira música desde a infância. Primeiro com acordeon. Depois piano, violão. Sabe tudo! É tecladista e formado em piano.

Foi integrante dos grupos O Terço de Rock Progressivo e 14 Bis. A carreira solo surgiu em 1982 com o álbum 'Nascente'. Realizou shows e projetos especiais com orquestradas brasileiras, como a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. No Clube da Esquina, foi revelado no mesmo berço de Milton Nascimento, Lô Borges e Beto Guedes. Ficou no 14 Bis de 1980 a 1989. Fez trilhas-sonoras para novelas da Globo. E alcançou sucesso de público e crítica.

As músicas mais populares do Spotify, em setembro de 2021, eram 'Céu de Santo Amaro', 'Clube da Esquina II', 'Noites com Sol', 'Todo Azul do Mar' e 'Espanhola'.

Na entrevista a seguir temos mais curiosidades da discografia de Flávio Venturini. Acompanhe!

Criação de músicas inéditas na pandemia

Flávio Venturini: Estou voltando com um show pós-pandemia. Ainda é um momento difícil. Mas acreditamos que a vacinação está avançando no Brasil. E que vamos passar por tudo isso (entrevista em setembro de 2021). Pra mim está sendo um retorno aos shows. Estou muito feliz. É um show onde mostro sucessos da minha carreira e também as músicas do meu novo trabalho, Paisagens Sonoras (...) o novo show também tem os grandes sucessos. Como Noite com Sol, Nascente, Espanhola, Céu de Santo Amaro e Todo Azul do Mar.

'Girassol fala sobre o disco Paisagens Sonoras Volume 1. Em dezembro de 2020 foi lançado o disco. Girassol é uma música que fez muito sucesso. Assim como Viver a Vida, Céu de Quem Ama e Lua de Marajó - que foi a minha música mais tocada no Spotify em 2020'

Por que Flávio Venturini saiu do 14 Bis?

Flávio Venturini: É uma pergunta recorrente. As pessoas querem entender. Uma banda que fez tanto sucesso. Acho que foi uma busca por um trabalho novo. Com 8 discos, em 8 anos de 14 Bis, já estava muito bom. Além disso, era uma banda de muita estrada. E eu já estava não querendo tanta estrada assim. Gosto de ter um tempo para compôr, que é a minha principal característica, como compositor. Mas minha admiração pelo 14 Bis segue a mesma. Estamos sempre juntos. Meu irmão Cláudio está lá e é uma banda que admiro muito.

Melhores músicas de Flávio Venturini

Flávio Venturini: As músicas mais pedidas... nas redes sociais, a de maior sucesso foi 'Céu de Santo Amaro', música que cantei com Caetano Veloso. 'Espanhola' também é muito popular. A música 'Nascente' é a minha música mais gravada. E ainda destaco 'Todo Azul do Mar' e 'Linda Juventude', sucessos com 14 Bis.

Canal oficial de Flávio Venturini no YouTube destaca show antigo. Ele e Caetano Veloso cantando Céu de Santo Amaro.

A música mais importante da minha vida é...

Flávio Venturini: Muitas músicas foram importantes para a minha vida. Os Beatles fizeram muito minha cabeça. Depois conheci o rock progressivo. E fiquei enlouquecido por aquilo. Reproduzi com o grupo O Terço. No Clube da Esquina, quando ouvi a música 'Tudo Que Você Podia Ser', pra mim foi um tapa na testa (risos). Mas a música da minha vida mesmo... eu considero a música do pianista de jazz americano Lyle Mays. Chama-se 'Close To Home'. Uso essa música quando estou triste, feliz, é como se fosse uma terapia pra mim.

O que você não sabia sobre Flávio Venturini

Flávio Venturini: 'Eu fui coroinha da Igreja São José em Belo Horizonte. Sou de família católica e respeito todas as religiões. Outra curiosidade é que fui militar. Fui Tenente R2 de Artilharia no Exército Brasileiro. E a última é que fui jogador de futebol. Eu gostava de jogar na várzea em Minas Gerais. E sou torcedor do América-MG.

Dicas culturais

Flávio Venturini: Minha playlist é uma salada de frutas. Close To Home, sempre estou ouvindo. Gosto de ouvir músicas instrumentais. Românticas, baladas românticas. E música erudita. Também gosto de estar atento no que está acontecendo no mundo. Ponho lá o que está fazendo sucesso. Como informação mesmo. Um livro que posso recomendar é Sidarta, que conta a história do Buda. Sou admirador das culturas orientais. A série O Gambito da Rainha eu também recomendo. Fala sobre jogo de xadrez. Eu joguei muito xadrez com meu irmão Cláudio. Acredito que é um exercício para a mente.

Livro recomendado: Sidarta, do escritor alemão Hermann Hesse: 'Uma das maiores obras de Hermann Hesse. Sidarta é um romance filosófico que exalta a busca pela sabedoria e é inspirado na vida de Siddartha Gautama, fundador do budismo. Sidarta é um espírito rebelde, seguidor dos ensinamentos de Buda, fiel à sua própria alma'

Mensagem final

Flávio Venturini: Queria agradecer pelo carinho com meu trabalho. Desejo saúde a todos. Que consigam voltar ao normal em breve. E a música que deixo como mensagem final é da minha parceria com Renato Russo: mas é claro que o sol vai voltar amanhã...


Instagram oficial de Flávio Venturini em foto ao lado do amigo Beto Guedes.

Vida pessoal, casamento e filhos

Encerramos a biografia destacando vida pessoal. Flávio Venturini é casado? Tem filhos? Quem é a esposa? Flávio Venturini oficializou casamento com Silvana Guedes em 1977. Também mineira de BH, Silvana Maria Freitas Guedes é mais nova que Flávio. Ela nasceu em 25/03/1957 - oito anos mais nova. Agradecemos com as atualizações e observações nos comentários abaixo.

Agenda de shows

Setembro de 2021:
Praia Grande - SP 09/09
Jundiaí - SP 10/09
Jacareí - SP 11/09
Piracicaba - SP 12/09

Biografia em atualização

Os fãs também querem saber a altura exata de Flávio Venturini. Ele tem um metro e quanto? Lembramos que o espaço abaixo é aberto para comentários. Vamos atualizar a biografia com a sua contribuição e participação. E também com as novas conquistas da carreira de Flávio Venturini.

Compartilhe com um amigo!

Comentários