CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Hambúrguer infantil: Receita caseira para crianças

Nutricionista destaca dicas e receitas caseiras em comemoração ao Dia do Hambúrguer; para fazer com os filhos

Por Aline Oliveira, publicado em 25/05/2021 e atualizado hoje.

O Dia do Hambúrguer é comemorado mundialmente em 28 de maio. Que tal uma receita caseira de hambúrguer para os nossos filhos? Receita caseira e saudável. Que aqui chamamos de 'Hambúrguer Infantil'. Bora lá? Mas antes da receita, vamos falar um pouquinho sobre esse alimento tão popular.

Quem teve a ideia de colocar carne moída recheada entre dois pedaços de pão? Muito antes de McDonald's ou Burger King, reportagem da Revista Super Interessante mostra que o 'hambúrguer descobriu a América na segunda metade do século 19, trazido pelas levas de imigrantes alemães embarcados no porto de Hamburgo, razão pela qual seu primeiro nome no Novo Mundo foi hamburg steak - bife de hamburgo'.

'Em 1937, os irmãos Richard e Maurice McDonald abriram um pequeno drive-in na cidade de San Bernardino, na Califórnia, e revolucionaram o mundo do fast-food (...) o Brasil também entrou cedo na história do hambúrguer. Ainda em 1952 o tenista americano Robert Falkemburg abria o primeiro Bob’s em Copacabana, no Rio de Janeiro', diz a reportagem.

Personagens apaixonados por hambúrgueres

Falando sobre o mundo do entretenimento alinhado com a gastronomia do hambúrguer, podemos nos lembrar de Wimpy, o Dudu, um dos amigos do Popeye, que em 1931 já era apaixonado por hambúrgueres. Sabiam dessa?

Outros personagens famosos nos desenhos animados são: Krusty Burguer (Os Simpsons), Hambúrguer de Siri (Bob Esponja - Sete Pecados Capitais), Doug Funnie, Bob’s Burgers e a animação Tá Chovendo Hambúrguer.

Receita de hambúrguer infantil para as crianças

A receita, da nutricionista Gisele Marcondes, é a seguinte. Anote aí os ingredientes:

200g de patinho moído
2 dentes de alho
1 cebola bem picada
Salsinha, cebolinha e pimenta a gosto
Pitada de sal
1 pão brioche (ou outro de sua preferência)
1 fatia de queijo
1 rodela de tomate
1 folha de alface

Modo de preparo:

Misture os temperos na carne moída, com as mãos mesmo.
Molde em formato de disco.
Grelhar o hambúrguer em uma frigideira untada, ou assar se preferir.
Acrescentar sobre este o queijo; deixar derreter e colocar no pão brioche aberto ao meio e levemente aquecido. Adicione o tomate e a alface. Bom apetite!

'A maioria das opções que encontramos nos mercados possuem muitos aditivos químicos maléficos à saúde, além de serem ricos em gordura, mesmo os de frango e peixe, então o ideal seria preparar em casa, de forma caseira. As crianças adoram. Mas lembre-se: delicie-se com moderação. Nada de exageros', alertou a nutricionista.

Feliz Dia do Hambúrguer a todos! E lembre-se: alimentação saudável nós aprendemos em casa e levamos para a vida toda.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários