CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ Disney +

Que fim levou o desenho Doug Funnie? Entenda

Em agosto de 2021 comemoramos o aniversário de 30 anos da estreia do desenho Doug Funnie na Nickelodeon. O que aconteceu com a série na Disney? Saiba tudo!

Da Redação, publicado em 29/04/2021 e atualizado hoje.

O desenho Doug Funnie marcou uma geração nos anos 90. Assistíamos aos episódios na TV Cultura. Depois o desenho também passou em SBT, Band e Disney Channel. Aos 11 anos de idade, o menino Doug apresenta os episódios escrevendo intimidades em seu diário. O desenho mexe com a imaginação das crianças. E retrata situações da realidade da idade, como desafios na escola, a primeira paixão, a diversão com amigos, bullying, entre outros temas. No clima da nostalgia, OsPaparazzi separou curiosidades sobre o desenho Doug Funnie.

Que fim levou? É verdade que a Disney comprou o desenho da Nickelodeon? Qual foi o capítulo final? Como é o final do desenho? Contamos tudo a seguir.

Doug Funnie: A origem

O nome do criador do desenho é Jim Jinkins. Ele trabalhava na Nickelodeon antes da criação de Doug. Estava com dificuldades, sem emplacar suas criações comercialmente. Até que através de rabiscos iniciais no caderno, veio a ideia de Doug Funnie. A primeira aparição do personagem foi num comercial de refresco. A origem está no livro 'Doug Got a New Pair of Shoes' (Doug ganhou um novo par de sapatos, que virou um capítulo da série).

A maior parte das histórias contadas por Doug Funnie nos capítulos teve inspiração na biografia de Jim Jinkins. Patrícia, a Patti Mayonnaise, por exemplo, foi uma paixão da infância do autor. Virou Pati Maionese no Brasil. O melhor amigo Skeeter, com o BeatBox, também veio como inspiração da infância.

O primeiro episódio da série foi ao ar nos EUA em 11 de Agosto de 1991. Começou a ser exibido no Brasil em 1994 na TV Cultura.

Curiosidades: Personagens Doug Funnie

Começamos com as homenagens do desenho para personagens já criados. As inspirações da imaginação do garoto Douglas. Vamos lá...

Homem-Codorna: alter-ego imaginário que é referência ao Superman.
Smash Adams: alter-ego como homenagem para o personagem James Bond, o agente 007.
Race Canyon: esse era um explorador aventureiro, inspirado em Indiana Jones.
Mosquito Prateado: amigo do Homem Codorna, através de Skeeter, é uma homenagem para o herói Surfista Prateado, dos quadrinhos.
Ronald Weisenheimer: o personagem aparece no desenho com inspiração em Arnold Schwarzenegger.
Super Pretendo: esse era o vídeo game de Doug. Uma homenagem para a Nintendo.
Shakespeare: a homenagem ao autor inglês aparece com a irmã de Doug, a excêntrica Judith. Judy Funnie é um personagem inspirado no poema de Virginia Woolf, que destaca que caso Shakespeare tivesse uma irmã, ela então se chamaria Judith. A irmã Judy é inspirada no movimento Beatnik.
Godzilla: os personagens Klotzilla e Dr. Klotzenstein aparecem nos sonhos de Doug com a imagem do amigo e vilão Roger. Você se lembrava que Roger Klotz era um ótimo bailarino? É uma das curiosidades do desenho, desmistificando a imagem de 'macho alfa' do personagem.
Beatles: a banda preferida de Doug Funnie se chama The Beets, uma homenagem aos Beatles. São Os Beterrabas na tradução. A música de maior sucesso é 'Killer Tofu'. Na versão brasileira e dublada, a música virou 'Mingau Matador'.

Sinopse do desenho: Doug é um jovem tímido, porém cheio de imaginação, que mora na cidade fictícia de Bluffington. Ao lado de seu cachorro de estimação, Costelinha, e de seu melhor amigo, Skeeter Valentine, ele tenta não parecer um perdedor no colégio, ao mesmo tempo que vive uma paixão platônica pela alegre Patti Maionese.

Vídeo mostra a tradicional abertura do desenho Doug Funnie na Nickelodeon.

Melhores capítulos de Doug Funnie

A lista aqui é pessoal. Pegando a nostalgia que o desenho nos apresenta. Começo com o episódio 'O Chapéu da Sorte de Doug'. Eu acho fantástico. Ele se torna o garoto mais sortudo do mundo quando está com o chapéu. Depois fica azarado sem ele. E ao final o capítulo tem uma lição de moral importante sobre curtir a vida - independentemente de sorte ou azar.

Também gosto do clássico 'Doug pega um Sapossauro'. Ele cantando no lago para pegar o sapo. Quem não se lembra? 'Doug Não Sabe Dançar', 'O Tênis de Doug', 'Doug Muda o Visual' e 'Amigos Inseparáveis' também são especiais. Neste último temos Skeeter se despedindo de Doug pois ele vai se mudar de casa com a família. Na época eu me identifiquei muito com meus amigos que se mudavam da nossa rua na infância.

5 curiosidades sobre o desenho Doug Funnie

Número 1: o Doug era canhoto. 2: Skeeter, apesar de atrapalhado, é uma criança muito inteligente. Com QI elevado! Ele é convidado a entrar na faculdade na sexta série. Número 3: Vocês se lembram do vizinho Mr. Dink? Ele usava dentadura ;)

Número 4: Doug odeia bife de fígado acebolado. Ele e os amigos estão sempre na lanchonete Honker Burguer - com ingrediente principal a beterraba. Douglas Yancey Funnie é o seu nome completo. Outros personagens marcantes são: Senhor Dink (vizinho que falamos acima), Beebe Bluff, Connie Benge e Senhor Bone (o vice-diretor da escola).

Número 5: Doug é natural da cidade de Bloatsburg, mas no começo da série ele se muda para Bluffington. A fase Nickelodeon contou com 52 episódios inéditos, divididos em 4 temporadas. Cada episódio tinha duas histórias de 11 minutos cada. Na fase Disney (saiba mais abaixo) tivemos 65 episódios e um filme. O longa-metragem está disponível para assistir na Disney Plus (Disney +) para assinantes. Chama-se 'Doug, O Filme' e tem 1 hora e 20 minutos de duração.

Capítulo final de Doug Funnie

Como é o último capítulo de Doug Funnie? Você vai entender abaixo que não houve um último capítulo decisivo. A série não conseguiu se despedir oficialmente da Nickelodeon. O que sabemos é que o episódio número zero não foi exibido. Ficou apenas como 'piloto', um teste para os canais Nick.

Havia expectativa de Jim Jinkins para a criação de uma série com as crianças se tornando adultas. Que fim levou o Doug? Ele se formou em qual faculdade? Qual é a sua profissão hoje em dia? A ideia seria também adaptar o desenho para um filme com atores reais nos cinemas. Porém os planos não foram concluídos.

O último episódio é, portanto, o de 1994, chamados de A Formatura e A Viagem:

A Formatura: 'Doug e os demais alunos estão na parte final do sexto ano e se formam. Sentindo-se um pouco triste por deixar a escola de Bluffington, procura o diretor Buttsavitch para falar com ele. Ao descobrir que Roger também está relutante em sair, Doug convence seu rival e a si próprio que estudar em uma nova escola não era má ideia para ambos'. A Viagem: 'Os Funnies decidem viajar o país em direção ao Grand Canyon, e Phil tenta seguir o roteiro, porém Doug e Judy pedem que ele pare em várias armadilhas para turistas no caminho. Eles finalmente chegam ao destino e descobrem que tudo aquilo valia a pena'.

Dubladores de Doug Funnie

No Brasil o dublador de Doug Funnie foi Sérgio Rufino (na fase Nickelodeon) e Fábio Lucindo (na fase Disney). Os efeitos sonoros de Fred Newman ficam na versão original e também na versão dublada. Os sons do Skeeter, por exemplo, são dele. É um dos gênios da série.

Ainda destacamos os dubladores Marcelo Campos (fase Nickelodeon) e Marcelo Pissardini (fase Disney), com o vilão Roger Klotz.

Disney comprou Doug Funnie

No vídeo abaixo, o youtuber Renato Wamberto explica como foi a compra da Disney pelo desenho Doug Funnie. Tudo começou quando o criador Jim Jinkins decidiu fundar a Jumbo Pictures. A Nick não aceitou uma negociação para continuidade de novos episódios. E a Disney enxergou ali uma oportunidade. Comprou os direitos pelo desenho por 5 milhões de dólares na época. E levou Doug Funnie para a Disney Channel. O Nerd Show explica abaixo que as críticas não foram favoráveis com a mudança.

As mudanças de Doug não foram bem recebidas pelos fãs. A principal crítica foi com a personagem Connie Benge. Ela era a única personagem gordinha no desenho original. E voltou magrinha na versão Disney. Pati Maionese voltou com um novo corte de cabelo. E o vilão Roger ficou milionário sem mais explicações. O desenho foi perdendo espaço. Não era mais o mesmo :(

Canal Nerd Show, no YouTube, com apresentação de Renato Wamberto, fala sobre a compra da Disney.

Recados finais para os fãs

Se você é fã de Doug Funnie e assistia ao desenho nos anos 90 e 2000, compartilhe este artigo com os seus amigos daquela época. O espaço abaixo é aberto para comentários. Quais são os seus capítulos inesquecíveis? Compartilhem conosco. E estamos na torcida para que, quem sabe, um dia Doug Funnie possa voltar. Lembrando que em 11 de Agosto de 2021 tem aniversário de 30 anos do desenho.

Compartilhe com um amigo!

Comentários