CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Entenda quando e por que os gatos fogem de casa

Seu gato sempre recebeu carinho mas ele fugiu. Conheça os motivos pelos quais os gatos fogem

Da Redação, publicado em 07/05/2012.
Seu gato fugiu, mesmo que você nunca tenha sido cruel com ele, abandonou o conforto do lar misteriosamente e você não entende o por quê. Pois é, os gatos podem fugir de repente e precisamos saber como evitar isso. Dizem que os gatos fogem para morrer, porém, isso não foi comprovado. Mesmo existindo motivos plausíveis para a fuga, ainda assim fica difícil concluir o real motivo.

O que também ajuda a evitar que o bichano fuja é entender a linguagem corporal dos gatos, conhece-lo melhor nunca é demais, pois cada gato, apesar de terem os mesmos instintos, eles têm sua personalidade própria. Não importa quão domesticado e sedentário seja o gato, seu instinto é selvagem e libertário, ele sempre será o senhor de seu próprio destino. A decisão de partir pode corresponder a algum dos seguintes motivos:
Gatos são independentes, até para receber carinho tem hora certa. E quando o querem, fazem de tudo para chamar a atençãoFoto: Divulgação
Dificuldade de interagir socialmente com os gatos da vizinhança: Não é fácil resolver isso, mas você pode conversar com os donos e elaborar conjuntamente um cronograma determinando os horários em que cada gato pode sair. Você também pode ensinar seu gato a andar na coleira, caso não haja acordo com os vizinhos.

Gente nova no pedaço: Perturbação com a chegada de um cachorro, de um gato ou de um bebê. Dê muita atenção a brinque bastante com o gato, pois ele mora na casa há mais tempo. Aprenda a ouvir os gatos, e tente perceber o que o perturba, se for um novo cachorro, aprenda a tornar a convivência entre cães e gatos mais harmoniosa.

Desejo de voltar para o antigo lar se a família mudou de endereço: Leve a cama do gato e os objetos usuais da casa antiga para a nova a fim de que o gato reconheça e se identifique com o cheiro. Mantenha-o trancado dentro de casa nas primeiras duas semanas após a mudança. Depois, deixe-o explorar o jardim e se exercitar antes das refeições. Entenda por que os gatos voltam para casa antiga.

Atenção exagerada: Cansaço com o excesso de paparico dos donos. Não afague demais o gato, deixe-o lhe pedir atenção com liberdade. Os gatos são capazes de identificar nossos sentimentos, assim como eles precisam de carinho, nós também precisamos, portanto, deixe que ele te procure as vezes.

Questões de proteção para os gatos: Gatos se apegam bem mais ao lar do que aos donos. Portanto, há mais probabilidade de o seu gato voltar para casa após se aventurar no mundo lá fora se puder contar com a sua proteção (ração, abrigo aconchegante e carinho). Se você tem medo de perdê-lo, coloque uma grade na casa e nas janelas e capriche nos requisitos para mantê-lo permanentemente dentro de casa.


Curta Bicho Animal e receba noticias de gatos e outros bichinhos
Comentários