CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Gato antissocial: saiba como deixar seu gato mais calmo

Saiba o que fazer em casos de gatos xenofóbicos ou antissociais e como deixar os gatos mais tranquilos

Da Redação, publicado em 17/05/2012.
Nos contatos com as pessoas, muitos gatos ficam desconfiados ou demonstram rejeição claramente. Essa reação negativa tem raízes na relação tensa entre pessoas e gatos ao longo da história, sendo representadas pelas falhas na socialização.

A relação milenar entre gatos domesticados e seres humanos tem sido conturbada, com maus-tratos e até perseguição. A situação só melhorou há pouco tempo, embora ainda haja crueldades. Portanto, todos os gatos têm uma cautela instintiva transmitida por seus antepassados. Alguns são ainda mais prudentes devido a falhas de socialização no início da vida ou traumas.

O gato demonstra de várias maneiras seu temor a um estranho, e se você conhece a linguagem corporal do seu gato isso ficará mais evidente. O gato pode ficar muito aflito e miar queixosamente ou até atacar, caso se sinta ameaçado ou encurralado. Também pode se retrair fisicamente, evitando qualquer interação, e se esconder, ou ainda se retrair emocionalmente, refreando seu temor, o que pode desencadear problemas comportamentais, como a obsessão por higiene.
Ajudar os gatos a superar seus medos é de importância vitalFoto: Divulgação

Como sempre, punição é inaceitável. Manejo delicado, elogios e recompensas alimentares são importantes, porém não em excesso. O tempo todo os gatos emitem algum sinal de comunicação conosco, e precisamos aprender a ouvir os gatos. Tente tornar o mundo ao redor do gato mais atraente e seguro para os padrões felinos. Nestes casos, é muito comum que os gatos fujam de casa, entenda por que os gatos fogem e como evitar. Seja paciente ao introduzi-lo a interagir com as pessoas e o envolva em 'sessões de treinamento com estranhos':

Coloque o gato em um cesto que lhe seja familiar. Após algum tempo, faça entrar um 'visitante' (representado por um membro da família que o animal conheça). A pessoa se senta, conversa com você, mas não chega perto do cesto. Repita esse treinamento com o gato pelo menos em seis ocasiões, se possível diariamente.

A seguir, faça a mesma coisa com um visitante 'de verdade'. Repita várias vezes. Depois, o visitante 'de verdade' deve entrar no ambiente quando o gato estiver fora do cesto e aninhado calmamente em seus braços. Repita várias vezes. Nas ocasiões posteriores, o visitante deve se sentar cada vez mais perto de você e do gato. Por fim, o visitante deve começar a afagar o gato suavemente.

Esse processo, bem gradual, pode requerer muitas sessões ao longo de semanas ou meses, até o gato se sentir confiante com estranhos. Este caso acontece bastante com gatos já grandes que aparecem na nossa casa ou pela vizinhança repentinamente, eles podem estar perdidos ou ter sofrido maus-tratos. Nestes casos, se você decidir ajuda-lo e ficar com ele, tente colocá-lo numa caixa de transporte e leve-o ao veterinário, para tomas vacinas e fazer exames se necessário. E depois de tratado, inicie o tratamento de socialização do gato.


Curta Bicho Animal e receba noticias de gatos e outros bichinhos
Comentários