CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Norwegian Forest Cat é uma raça de gato com passado selvagem

Da Redação, publicado em 09/02/2012.
A raça Norwegian Forest Cat (Norueguês da Floresta) existe há muito tempo em toda a Escandinávia, como atestam menções na mitologia e em diversos contos folclóricos daquela região. Muitos arriscam que o gato Norueguês da Floresta tenha sido levado das costas do Mediterrâneo à Escandinávia pelos vikings de desratização.

A raça teria se adaptado, sobretudo por sua pelagem, às condições climáticas de seu novo ambiente nórdico e constituído um clássico gato de fazenda ate bem recentemente. Por volta de 1930, um grupo de criadores noruegueses se interessou em preservar a raça, ameaçada por cruzamentos frequentes com gatos de pêlo curto.

Em 1972, os noruegueses estabeleceram o primeiro padrão para o seu norsk skogkatt (norsk significa norueguês, skog, floresta e katt, gato) e, em 1977, a vistosa raça foi reconhecida pela Federação Internacional Felina com nome de 'Gato Norueguês da Floresta'. Mais tarde, foi reconhecida também pelo Conselho Britânico de Apreciadores de Gatos.
Norwegian Forest Cat é um gato equilibrado e muito amorosoFoto: Divulgação
Desde a década de 1970, a raça ganhou popularidade tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, nas exposições felinas. O Norwegian Forest Cat costuma ser confundido com seu homólogo americano, o Maine Coon, o que levou os criadores a alterar o padrão oficial em 1987.

O gato Norwegian Forest Cat (Norueguês da Floresta) é grande e solidamente constituído. Suas patas posteriores são um pouco mais altas que as anteriores. A cabeça é típica e bem diferente da cabeça do Maine Coon, de frente, ela se inscreve num triângulo equilátero e de perfil é retilínea, sem stop.

As orelhas ficam no alto da cabeça e mais apreciadas quando terminam num tufo de pêlos. O rabo é longo e peludo. A pelagem representa outra característica importante da raça, ela é dupla, constituída de subpêlo lanoso e pêlo semilongo. Os pêlos devem cair sobre os flancos, ser brilhantes e impermeáveis a água. O subpêlo forma culotes, chamados 'knickers' atrás das coxas. O pêlo de cobertura forma um colar volumoso na garganta.

Todas as variedades de cores de pelagem são admitidas, com exceção de chocolate, lilás e colourpoint, e a cor dos olhos podem ser independentes do tom do manto. As variedades tabby é branca são as mais difundidas na atualidade.

O Norueguês da Floresta, contrariamente ao que poderia se esperar de um gato com passado semi selvagem e fama de ágil caçador de ratos, é um companheiro equilibrado, sociável e brincalhão. Seu temperamento esportivo torna aconselhável oferecer-lhe espaço ao ar livre para que ele possa exercitar-se e viver mais feliz.

Esse gato às vezes se parece com um cão, tendo o habito de seguir as pessoas que escolhe como dono e fazer de tudo para chamar a atenção, particularmente brincadeiras, gestos e miados eloquentes.

O pêlo de cobertura ao aparece a partir do quarto ou quinto mês de idade e a qualidade da pelagem varia muito em função da estação do ano. No verão, o animal fica com o pelo do corpo curto e sem colar. Apenas o rabo do Norwegian Forest Cat é bem peludo e a raça é oficialmente de pelagem semilonga.

O Norwegian Forest Cat é confundido também com o gatos europeus comuns de pêlo longo, o que fez as associações só aceitarem a inscrição de animais com pedigree. O preço de um filhote Norwegian Forest Cat varia de R$ 2,6 mil a R$ 3 mil.


Curta Bicho Animal e receba noticias de gatos e outros bichinhos

Comentários