CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Parque Nacional de Torres Del Paine, na Patagônia, Chile

Da Redação, publicado em 30/07/2012.
Esse recanto remoto no caração da Patagônia chilena é um dos últimos trechos da natureza ainda intocados pelo homem. Localizada ao norte de Punta Arenas, a cidade mais meridional do planeta, essa região solitária e de uma beleza arrebatadora só foi plenamente mapeada nos anos de 1930.

A área de 240.000 hectares, ocupada por uma rede de lagos de águas profundas e azuis, rios impetuosos, geleiras ruidosas, pampas e fiordes, é mais conhecida por seus Cuernos del Paine, majestosas torres de 3.000 metros de granito rosa que fazem parte da cordilheira Paine.

O célebre condor andino, com 3 metros de envergadura, de vez em quando se destaca no céu dessa paisagem surreal. Ele representa apenas uma das mais de 100 espécies de pássaros nativos, que incluem desde a ema, semelhante a um avestruz, até flamingos e gansos-de-pescoço-preto. Entre os muitos habitantes da Patagônia estão também o guanaco, primo da lhama, e o puma-da-montanha.
Parque Nacional de Torres Del PaineFoto: Divulgação
Não é de admirar que Charles Darwin e Júlio Verne estiveram entre os que se deixaram seduzir por essa região nos confins do mundo. Na Patagônia, a qualidade do ar, a luz, o tempo e o espaço despertam a sensação de uma ruptura com a vida na forma como a conhecemos. Reforce essa impressão hospedando-se no Hotel Salto Chico, localizado às margens do lago Pehoe no Parque Nacional de Torres del Paine.

À primeira vista, ele não parece ter nada de extraordinário, sua estrutura simples de madeira não tenta competir com a natureza. Mas seus interiores são claros, arejados, mobiliados com madeiras locais e fibras naturais.

O turista pode escolher entre 16 excursões que atendem a diferentes níveis de capacidade física, abrangendo mais de 240 km de trilhas e estradas (são promovidas no mínimo cinco excursões diariamente). Mesmo o turista mais sedentário pode passear pela área num jipe ou numa lancha. Há também atrações alternativas, como caminhadas, trekking, mountain biking e cavalgadas.

Onde fica: vôo de 4 horas e 30 minutos de Santiago a Punta Arenas, seguido de translado de 6 horas de carro até o hotel. Melhor época para visitar o Parque Nacional de Torres Del Paine: cada temporada tem seu próprio tipo de beleza; a temperatura em janeiro fica na média de 4ºC a 12ºC; em julho fica entre -3ºC a 4ºC, com muito vento.


Gostou da matéria? Compartilhe!
Comentários