CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Carla de Paula Pinto

Longe de casa, muito mais que uma semana

Conhecer novos lugares e culturas estão no roteiro de quem quer fazer intercâmbio

Carla de Paula Pinto, publicado em 02/05/2009.
Trabalhar ao invés de curtir a praia com os amigos nas férias de verão pode ser melhor do que parece. Nesse período muitos estudantes optam em deixar a casa para fazer o programa de intercâmbio 'work and travel'.

Work and travel

O lugar mais procurado pelos estudantes é os Estados Unidos. Muitas vezes são oferecidos trabalhos como garçom, limpador de piscina, camareiro, salva-vidas, dentre outros. Os lugares variam desde redes de fast-food e supermecados a estações de ski. É a oportunidade de aprender outro idioma e conhecer novos lugares ao mesmo tempo.

De tão boa é a experiência que muitos intercambistas prolongam a estadia e ficam mais tempo que o planejado. Foi o que aconteceu com o estudante de jornalismo Ulisses de Oliveira da Silva, que estendeu sua temporada por mais 4 meses em Las Vegas, trabalhando em restaurantes.

Quem participa do programa 'work and travel' tem o visto J1, válido por 3 meses. Ulisses pediu para uma escola de inglês mudar seu visto para F1, visto de estudante. ?Tive que desembolsar um bom dinheiro para mudar meu visto e com risco de ser negado?.

E a crise?

Mas, com a atual crise econômica, muitos que optaram pela modalidade sef-placement, ou seja, procurar um emprego por conta própria, acabaram adiantando os planos de viagem, como a estudante de direito Clarice Amaral. ?Procurei muito na primeira cidade que fiquei, Frisco, em Colorado, porém estava extremamente difícil, então fui pra New York, mas a concorrência era maior?.

Mesmo voltando mais cedo que o esperado, Clarice pensa em fazer outro intercâmbio, porém sairia do Brasil apenas com emprego garantido. Sua dica é para o intercambista ?procurar todas as informações possíveis sobre o país de destino, e, atualmente, ir para os EUA com emprego garantido em uma empresa grande que te dê garantias de emprego'.
?O crescimento profissional e pessoal fica para sempre e vão fazer diferença no mercado de trabalho?, diz Ulisses.
Ulisses durante o intercâmbio em Las VegasFoto: Carla de Paula Pinto

Compartilhe com um amigo!
Comentários