Quem é o cantor e compositor Chico Buarque, dono de letras famosas no mundo todo
Da Redação, publicado em 10/11/2011.Comunista declarado, foi morar na Itália em 1969, após a repressão da ditadura militar, voltando no ano seguinte como um intenso crítico do sistema autoritário que governava o Brasil.
Venceu três prêmios como escritor, por 'Estorvo' (1992), 'Budapest' (2004) e 'Leite Derramado' (2010). Foi casado com Marieta Severo, com quem tem três filhas.
Ainda adolescente, foi preso por furtar um automóvel para 'passear pela madrugada paulista', algo relativamente corriqueiro para a época. Por esse motivo foi proibido de sair à noite desacompanhado até completar 18 anos.
Chico Buarque revelou-se ao público brasileiro quando ganhou o Festival de 1966 com 'A Banda', interpretada por Nara Leão. No dia 10 de outubro de 1966, data da final, iniciou o processo que designaria Chico Buarque como unanimidade nacional, alcunha criada por Millôr Fernandes.
Ameaçado pelo Regime Militar no Brasil, esteve auto-exilado na Itália em 1969, onde chegou a fazer espetáculos com Toquinho. Nessa época teve suas canções Apesar de você (que dizem ser uma alusão negativa ao presidente Emílio Garrastazu Médici, mas que Chico sustenta ser em referência à situação) e Cálice proibidas pela censura brasileira. Adotou o pseudônimo de Julinho da Adelaide, com o qual compôs apenas três canções: Milagre Brasileiro, Acorda amor e Jorge Maravilha.
OsPaparazzi de olho em Chico Buarque...
Em junho de 2011, Chico Buarque disponibilizou o seu acervo completo na internet. A discografia completa do cantor pode ser encontrada facilmente para download, de maneira legal.
No mês seguinte, lançou seu novo cd e ganhou elogios da crítica.
Gostou da matéria? Compartilhe!