CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Youtube/ Gilberto Gil

Gilberto Gil: Biografia tem carreira, filhos e notícias

Gilberto Gil é um dos mais importantes músicos do Brasil. Confira sua biografia, quem são os filhos de Gilberto Gil e seus melhores momentos!

Da Redação, publicado em 26/06/2020.

Gilberto Passos Gil Moreira é um dos mais importantes músicos da história da música popular brasileira. Confira sua biografia, quem são os filhos de Gilberto Gil e seus momentos mais marcantes da carreira.

Nasceu em Salvador no dia 26 de junho de 1942. Completou 78 anos de idade em junho de 2020. Para comemorar o aniversário, teve Live e teve o vídeo abaixo com os amigos de Gilberto Gil prestando uma homenagem.

O Paparazzi preparou uma biografia especial para relembrar os melhores momentos da carreira deste artista tão especial. Acompanhe!

Gilberto Gil

Caetano Veloso: Biografia reúne músicas e entrevistas

Em enquete, Caetano Veloso foi apontado como o artista vivo mais importante da história da MPB; veja vídeo

Sabe quem é Laura Fernandez? A jovem modelo é mãe do neto de Preta Gil

O primeiro bisneto do cantor Gilberto Gil será fruto do relacionamento de Laura Fernandez com Francisco Müller

Gilberto Gil festeja 70 anos com homenagens

Fãs parabenizam o aniversário de Gilberto Gil nas redes sociais; cantor completa 70 anos de idade neste 26 de junho

Preta Gil é cantora e filha do músico Gilberto Gil

Acompanhe a biografia da influenciadora digital, diva e protagonista do casamento de 2015

Gilberto Gil mistura tecnologia e arte em show

Novo projeto do cantor estimula a interatividade com o público por meio da internet. Neste novo projeto, Gil reafirma seu fascínio pelo universo interativo e de múltiplas possibilidades oferecido pelas novas mídias

Biografia de Gilberto Gil

Ainda pequeno se mudou com a família para o interior do estado, voltando em 1950. Desde novo foi influenciado pelas músicas tocadas na rádio. No secundário do colégio, ganhou um violão e sua vida deu uma guinada.

Conheceu João Gilberto, que lhe influenciou positivamente. Na faculdade, conheceu Caetano Veloso, sua irmã Bethânia, Gal Costa e Tom Zé. Realizam a primeira apresentação na inauguração do Teatro Vila Velha em junho de 1964 – com o show “Nós, Por Exemplo”.

Vida pessoal, casamento e filhos de Gilberto Gil

Em 2015, ficou emocionado com o casamento da filha Preta Gil.

Gilberto Gil foi casado com Belina de Aguiar. Mas depois teve relacionamentos com Nana Caymmi, Sandra Gadelha e Flora Gil, com quem é casado até os dias de hoje.

Assim, o casamento com Flora Gil foi realizado em 1981. Portanto, fruto desse casamento, os três filhos de Gilberto Gil são: Bela, Bem e José.

Gilberto Gil tem oito filhos. Um deles é falecido. São os seguintes filhos:


  • Nara de Aguiar nasceu em 66;
  • Marília de Aguiar nasceu em 67;
  • Pedro Gadelha nasceu em 70 e nos deixou em 1990;
  • Preta Gil nasceu em 74;
  • Maria Gadelha nasceu em 76;
  • Bem Giordano nasceu em 85;
  • Bela Gil nasceu em 88; e
  • José Gil em 91.

Aniversário de 78 anos de idade em 2020

Amigos prestam homenagem no aniversário de 78 anos de idade de Gilberto GilFoto: Reprodução/ YouTube

Em 2020 foi agendada uma Live de Gilberto Gil para comemorar os 78 anos de idade. Desse modo, ganhou parabéns de Chico Buarque, Fernanda Torres, Djavan, Caetano Veloso, Stevie Wonder, entre outras estrelas. A live foi direto de sua casa, em Araras.

Os filhos de Gilberto Gil participaram da live. Nara, Bem e José foram confirmados no palco do show, a partir das 20h, na internet. Bela Gil e Preta Gil cuidariam dos bastidores e das doações para as entidades sociais que Gilberto Gil apoia.

Carreira

Se formou em 1965 e mudou para São Paulo com a esposa Belina. Trabalhou em empresas e deixou a música em segundo plano, mas por pouco tempo.

Gilberto Gil e Caetano Veloso criam o tropicalismo e ganham fama na cultura brasileira. Com críticas aos níveis políticos e sociais, ganhou adeptos, mas foi rapidamente censurado pelo regime militar.

Assim, sem outro caminho a seguir, Gil e Caetano vão para a Europa viver no exílio. Escolhem Londres como moradia e passam a gravar álbuns em inglês.

Então, quando volta ao Brasil, Gilberto Gil cria discos que viriam a ser sucessos, como ‘Expresso 2222’, ‘Gil e Jorge'(com Jorge Ben Jor), ‘Os Doces Bárbaros’ (com os baianos Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia) , entre outros.

Gilberto Gil em show no YouTubeFoto: Youtube/ Gilberto Gil
Sempre interessado na política, foi ministro da Cultura durante o governo Lula. Deixou o cargo, mas não as lutas pela música e a cultura brasileira.

Assim, segue cantando e viajando mundo a fora tocando seus sucessos, que lhe renderam ao longo de 49 anos de carreira, 8 Grammys.

Em maio de 2012, OsPaparazzi destacou o show do novo álbum e DVD de Gilberto Gil – com músicas inéditas. O cantor Gilberto Gil prestou homenagem a grandes mestres da música durante show acompanhado de uma orquestra no Rio de Janeiro.

Compartilhe com um amigo!

Comentários