CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Quem é Manuel Paredes, promessa do kart de São Paulo

Falamos com o piloto brasileiro Manuel Paredes. Aos 15 anos de idade, tem se destacado nas pistas de kart

Da Redação, publicado em 01/04/2024 e atualizado hoje.

Entrevistamos o piloto brasileiro Manuel Paredes. Um jovem talentoso, de 15 anos anos de idade, que tem se destacado nas pistas de Kart. A mentalidade de Manuel Paredes chama atenção. Tem o foco redobrado no objetivo de se tornar um piloto brasileiro premiado. Lembrando que o Kart é o início do automobilismo profissional. Nas próximas etapas da carreira temos a Fórmula 4, entre outras categorias, até chegarmos à disputa da tão sonhada Fórmula 1.

Manuel Paredes nasceu em São Paulo. Cursa o primeiro ano do Ensino Médio no Colégio Dante Alighieri. Também cursa o segundo ano de High School do currículo americano. É piloto federado de kart pela Confederação Brasileira de Automobilismo. É membro da renomada equipe Dracing. E corre na categoria Spring, com treinos no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo.

Piloto Manuel Paredes em Interlagos SPFoto: Divulgação

Como surgiu a paixão pela velocidade?

Manuel Paredes: Minha paixão surgiu através de corridas de Fórmula 1 que assistia quando pequeno. Assistia corridas desde os meus 4 anos e anos depois tive o privilégio de poder assistir às corridas em Interlagos com meus 9 anos de idade

Qual foi a primeira experiência na área?

Manuel Paredes: Quando tinha 10 anos, comecei andar mesmo sem recursos financeiros, em pistas como Aldeia da Serra e Speedland. Tendo a oportunidade de andar presencialmente de kart, o que tinha aguardado por bastante tempo andando nos simuladores. E aos meus 13 anos, conquistei meu primeiro kart e aos 14 anos comecei a competir realmente de kart na V11 Aldeia Cup.

Quais são as competições que pretende disputar em 2024?

Manuel Paredes: Copa SP Light- um dos mais fortes campeonatos de São Paulo. Copa Brasil de Kart e Open- primeiro campeonato nacional da temporada, pistas novas, técnicas novas. Brasileiro de Kart e Open- o mais aguardado do ano, bastantes corridas, desgastes físicos e mentais. Fórmula Delta (com corridas no segundo semestre).

Fale um pouco sobre o seu novo carro/ kart? Quais são os diferenciais?

Manuel Paredes: Meu chassi é novo, nova versão Tony Kart para 2024 e, em relação ao ano passado, possui maior facilidade em manutenção de acertos e o que possui como característica principal, bastante frente e freios mais curtos, sendo semelhante mas também diferente do meu Bravar do ano passado.

Fale um pouco sobre o seu time. Mecânico, instrutor, enfim, destaque todos os profissionais que te ajudam no dia a dia.

Manuel Paredes: Meu time Dracing, um ótimo time que faço parte, possui um ótimo entrosamento e ambiente comigo. Meu chefe de equipe, Daniel, sempre está nos treinos me auxiliando nos acertos e dicas de pistas, e fora das pistas, trazendo alegria e risadas tanto pra mim quanto para os outros pilotos. Os mecânicos também sempre me auxiliando no acerto do chassi e sempre me motivando a melhorar cada dia com dicas, informações sobre carburação, linhas e etc. E o Boi, meu parceiro de longa data, está comigo desde quando era da minha equipe antiga, e que acreditou em meu potencial e juntos formamos uma amizade que se estabelece até hoje e nos proporciona o melhor para nós. Por fim, meu data e coach, Digão, me ajuda na busca de linhas, acertos, dicas mentais e técnicas pra atingirmos progresso a cada dia e momento, me auxiliando na telemetria e dentro das pistas, treinando técnicas de ultrapassagem e acertos de linha.

Piloto Manuel Paredes no kartFoto: Divulgação

Qual foi a pista mais difícil que já correu?

Manuel Paredes: A pista mais difícil que corri foi em Interlagos. Uma pista técnica e antiga, traz muito de uso fisico, técnico e emocional. Este traçado, que varia cada etapa da Copa SP Light, traz sempre algo a mais do que as outras pistas, mas felizmente nos prepara bem para outros traçados, dando preparações físicas, mentais e psiconeurológicas.

Fale sobre seus ídolos e sobre as suas inspirações para correr.

Manuel Paredes: Meus ídolos, cujo são vários, mas principalmente, Ayrton Senna, Conor Mcgregor e Max Verstappen foram pessoas que me inspiraram eu a buscar meus sonhos. Suas mentalidades, dedicações e principalmente, confianças e ambições, se assemelharam e aproximaram com minha personalidade, e através de seus sucessos, sempre me mantenho positivo e sonhador em busca de meu sonho de vencer a Fórmula 1.

Olhando para frente, qual é a meta que você traçou para o futuro da sua carreira?

Manuel Paredes: A meta que tracei para o meu futuro de carreira foi seguir as etapas de aprendizado no kart e, seguir meu futuro pós kart nas categorias de monopostos de Fórmula 4, Fórmula Regional, F3, F2 e F1.

O que poucas pessoas sabem sobre a rotina de um piloto? E que você poderia compartilhar aqui.

Manuel Paredes: As pessoas pensam que somente você deve sentar e acelerar o kart/carro e que deve ser bastante simples e fácil. Mas o que não sabem o que há dentro de nossas cabeças e o além das corridas. Tudo se define em dedicação e trabalho duro, cada pista é diferente e seu desgate fisico e emocional é sempre alto. E que mesmo tendo a mesma preparação física do rival, o que irá realmente definir o sucesso da pessoa, é a sua mentalidade. Devemos estar adeptos a confiança e ambição e focar principalmente no que está em nosso controle. Como meu chefe de equipe diz: 'Devemos estar no limite, não acima quanto abaixo dele, pois isso nos atrapalhará em tempo e desgaste, mas sim no limite, para que possamos estar no estado de Flow e adepto a ser constante e rápido, os quais trazem a vitória'.

Alguma mensagem final que gostaria de compartilhar?

Manuel Paredes: Persistem, assim como eu, e tenham Deus em seus corações e tenham fé em seus sonhos como eu tenho, que chegaremos longe.

Compartilhe com um amigo!

Comentários