CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Aline Oliveira

5 fatos pouco conhecidos do Terreno das Vaquinhas

As curiosidades sobre o terreno da Cassiano Ricardo, no Jardim Aquarius, em São José dos Campos. Os animais dando lugar aos girassóis? Saiba tudo!

Por Ana Carolina, publicado em 26/08/2021 e atualizado hoje.

Um dos bairros mais novos de São José dos Campos, o Jardim Aquarius, na região oeste, tem como cartão postal o chamado 'Terreno das Vaquinhas', passando pela Avenida Cassiano Ricardo e também pela Via Oeste. Há muitas dúvidas e curiosidades sobre esse terreno particular. Construção do World Trade Center, o WTC, construção de um novo shopping, construção de um bairro planejado com parques, enfim, não faltaram projetos para o espaço.

A seguir selecionamos 5 fatos pouco conhecidos sobre o Terreno das Vaquinhas. Esse é o terreno mais caro de São José dos Campos e região? Qual é o valor dessa fortuna toda? Acompanhe nas curiosidades a seguir. Com direito a spoiler: a plantação de girassóis para embelezar ainda mais a região com os animais da fazenda.

5 curiosidades sobre o Terreno das Vaquinhas em SJC

1: É o terreno mais valorizado de São José dos Campos. Cerca de 560 mil metros quadrados. Por estar no coração do Aquarius, é avaliado em milhões de reais. Cerca de R$ 300 milhões seria o valor mais exato. Uma fortuna! Cerca de 30 vacas ficavam concentradas ali em agosto de 2021. Quem passa pela Cassiano Ricardo ou pela Via Oeste, sempre aproveita para tirar uma selfie neste cartão postal da cidade.
2: O local foi cotado para ser destino de um projeto afiliado ao World Trade Center, o WTC, dos EUA. O caso ganhou repercussão em 2014. Movimento foi liderado por Ozires Silva, engenheiro e fundador da Embraer. Moradores do ABA (Amigos do Bairro Aquarius) mostraram preocupação com o projeto à época. Pela aceleração da verticalização do bairro. Seria um dos poucos espaços com verde e natureza no Aquarius, já recheado por prédios e mais prédios.
3: Em 2018, novos projetos. Desta vez sobre um megaempreendimento imobiliário. Com direito a um shopping center no terreno. também chegou a ser cogitado para o terreno. A pastagem das vaquinhas ficaria para trás. E 587 lotes residenciais e comerciais seriam implementados ali. O projeto não vingou.
4: No ano seguinte tivemos o projeto da Centralidade do Aquarius. Segundo o projeto, 48% dos 560 mil m² poderiam ser loteados. Com direito a prédios com até 45 andares. O projeto de urbanização do Terreno das Vaquinhas estava com a CTH Empreendimentos como gestora. A assinatura foi do arquiteto e urbanista Arlindo Regis de Oliveira Junior. Também não andou.
5: Em agosto de 2021, a Revista Aquarius Life revelou qual seria o novo projeto para o Terreno das Vaquinhas. A plantação de milhares de girassóis. Com promessa de deixar o visual ainda mais bonito. São José tem pontos turísticos como Banhado, Ponte Estaiada - Arco da Inovação (em frente ao Shopping Colinas), Parque da Cidade e agora ganharia o Espaço do Girassol - abraçado com o Terreno das Vaquinhas. A previsão inicial para plantação das mudas seria em novembro
de 2021.

A previsão de florir é até março de 2022. Já garantindo fotos perfeitas para a próxima primavera. Com a plantação dos girassóis, as 30 vacas passam para a parte inferior do terreno, mais próximo da Via Oeste. Lembrando que estamos falando de um terreno particular.

Ilustramos este artigo com fotos de plantações de girassóis. É lindo, né? Alegria para São José dos Campos e região do Jardim Aquarius. Girassol é tudo de bom!

Canal Rural mostra como funciona a plantação de girassol.

Mas por que eles têm vacas, cavalos e bois pastando neste terreno tão valioso? Uma das explicações estaria nos impostos. Um 'terreno das vaquinhas' paga menos IPTU e impostos de forma geral do que um terreno com comércios, casas e etc. Fica essa observação.

Valorização de terrenos em São José dos Campos. Quanto custa?

Os mercados imobiliário e da construção civil viveram momentos de ascensão em São José dos Campos no pós pandemia. Com home office e trabalho híbrido, houve ainda mais valorização sobre a casa onde moramos. E passamos a maior parte do nosso dia. O consultor imobiliário Claudemir Valério falou sobre a valorização dos terrenos em São José. Com destaque para o Terreno das Vaquinhas.

'A principal observação, com esse boom, é sempre procurar a consultoria especializada. Investir em patrimônio em São José é um retorno imediato. Investimento interessante para curto, médio e longo prazo. Isso por conta da valorização constante da cidade. Sobre o Terreno das Vaquinhas, estamos falando de um dos terrenos mais valorizados de todo interior de São Paulo. Uma área que é referência', comentou o consultor.

Os girassóis

Você sabia que os girassóis começam o dia virados de frente para o sol, no leste, e conforme as horas vão passando a flor acompanha o movimento do sol até o oeste? É o chamado heliotropismo. Um girassol pode alcançar o tamanho de até 4 metros de altura. Além do amarelo forte, podem apresentar cores mais para o vermelho, o marrom e até mesmo para o laranja.

Mais curiosidades sobre o terreno

Atualizo este artigo destacando os comentários abaixo. Obrigada a todos que participaram. A Alessandra nos lembra que o terreno era uma doação para uma fábrica de carros (propriedade da Ford). Depois, em 1983, foi para a Avibras. E mais tarde, em 1996, para a Al Trabulsi do Brasil Ltda.

Mas quem é o dono do Terreno das Vaquinhas hoje? Em 2021, o valioso terreno pertence à empresa CTH Empreendimentos, que tem sede em São Paulo. A CTH assumiu o terreno em 2017. De acordo com reportagem a Revista Life, o IPTU pago pelo terreno é de cerca de R$ 3 milhões. E ele não teria desconto devido à presença dos animais, nem mesmo estaria inscrito no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Incra.

Quer mais curiosidades sobre São José dos Campos? Escreva nos comentários abaixo. E veja fotos das comemorações pelos aniversários de SJC aqui na nossa Coluna Social.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Ana Carolina
Apaixonada por criar conteúdo na área de entretenimento e pesquisar histórias de vida inspiradoras, Carol Oliveira é assessora de comunicação de cantores famosos e especialista na área de redes sociais. A repórter de OsPaparazzi adora aprender com as personalidades que entrevista.
Comentários