CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Amigos Imaginários: Vale a pena assistir com os filhos

Filme Amigos Imaginários (IF) emociona adultos e crianças com história sobre passagem entre infância, adolescência e vida adulta

Da Redação, publicado em 05/06/2024 e atualizado hoje.

Você teve amigos imaginários na sua infância? Se a resposta for sim, prepare-se para se emocionar com o filme Amigos Imaginários (o nome original é IF - com a ideia de imaginação 'e se... e se os adultos não perdessem esse espírito de criança?'). Recomendo o filme para adultos e crianças. Principalmente para pais e mães de filhos que estão na pré-adolescência ou que já são adolescentes. A mensagem deixada é inspiradora. Vale a pena abrir o bloco de notas do celular para registrar alguns belíssimos diálogos com mensagens fortes que o filme vai nos apresentando. Assista!

IF Amigos Imaginários: Ideia

O filme tem direção de John Krasinski. E também roteiro de John Krasinski. Estamos falando do diretor da premiada e já clássica série The Office. Além do filme Um Lugar Silencioso. Aqui uma rápida curiosidade: John Krasinski interpreta o pai da protagonista Bea no filme e também faz a dublagem de Marshmallow. Ele escreveu o roteiro inspirado nas filhas que teve com a atriz Emily Blunt. Os amigos imaginários da filha são representados no filme IF.

Por falar em dublagem, assisti à versão dublada com as crianças. É possível reconhecer vozes famosas na dublagem brasileira. Murilo Benício faz a voz de Blue, aquele urso gigante e roxo - bem fofinho e engraçado; enquanto que Giovanna Antonelli dubla a personagem Blossom - a bailarina que conversa com a vovó da nossa protagonista. Ainda tem o filho de Murilo e Antonelli, Pietro, que faz a dublagem do personagem Fantasma.

Mas e a protagonista do filme, hein? Dá um show, né? Ela é Cailey Fleming. Os fãs de The Walking Dead acabam tomando um susto. Porque Cailey Fleming cresceu! Ela é a atriz norte-americana Cailey Presley Fleming, que nasceu em 25 de março de 2007. Em junho de 2024, já estava com 17 anos de idade. Na série Walking Dead, é uma criancinha ainda. Já chamando a atenção por atuações incríveis. Em Amigos Imaginários, ela arrasa ao lado de Ryan Reynolds.

Trailer do filme Amigos Imaginários, IF (E se...)

Mas qual é a sinopse do filme, afinal?

IF Amigos Imaginários apresenta a jornada de Bea (Cailey Fleming), uma garota adolescente que adquire a habilidade de ver os amigos imaginários de todas as pessoas. Quando Cal (Ryan Reynolds) descobre seu extraordinário poder, ele se junta com Bea e os dois se unem para uma missão emocionante que jamais pensaram ter: reconectar os amigos imaginários com suas crianças, agora adultas. Como os adultos podem se lembrar de seus amigos imaginários da infância? O elenco ainda conta com Steve Carell, Phoebe Waller-Bridge, Fiona Shaw, Louis Gossett Jr., Alan Kim e Liza Colón-Zayas.

Amigos Imaginários: Críticas

As críticas acabam pegando pesado com alguns filmes. O Omelete, por exemplo, deu apenas 2 ovos de nota. Mas com algumas considerações importantes. Citando nomes como Tim Burton, Steven Spielberg, Toy Story, Divertidamente e até mesmo Peixe Grande (pela mágica estética do filme):

'Combinação de Toy Story 3 com O Sexto Sentido que Amigos Imaginários se desenrola, pegando emprestadas as referências mais consagradas hoje desse resgate de pureza: emulando os longas da Pixar, com uma estética próxima de Tim Burton. Krasinski faz questão de recorrer a Michael Giacchino para compor a trilha sonora, fazendo de forma imediata essa ponte com a Pixar, que se nota também na temática da regressão e na escala da ação. De Tim Burton, especificamente de Peixe Grande, vem a rememoração de uma América cinquentista envolta num véu de inocência, gótico-romântico', diz a crítica do Omelete.

O Adoro Cinema deu nota 3,5 estrelas. Já o portal de críticas internacionais, IMDB, deu nota 6,7 estrelas. Os críticos elogiam esse resgate emotivo que o filme alcança. Com adultos e crianças. Mas pega no pé do roteiro que acaba não surpreendendo e não chegando a um patamar dos filmes Pixar, por exemplo.

Amigos Imaginários: Mensagem

Dá vontade de assistir Amigos Imaginários de novo para ir anotando os diálogos e as mensagens que o filme nos apresenta. Principalmente com as reflexões da cena final da protagonista Bea. Quando ela descobre a importância de não 'crescer' tão rapidamente. Aliás, deixando a mensagem também para os adultos. Para que jamais percamos essa inocência das fantasias de criança em nossas vidas.

O próprio Blue, nosso urso roxo e fofinho, acaba acalmando o coração do seu adulto que está prestes a realizar uma reunião profissional bem importante. Com a leveza da nostalgia da infância, nessa memória do amigo imaginário, o adulto consegue respirar fundo e seguir sua rotina de forma mais leve.

A mensagem do filme é de magia, inocência, criatividade, amor, leveza. De valorização da nossa infância - a melhor época das nossas vidas. Vale muito a pena assistir!

Amigos Imaginários na infância?

Os amigos imaginários carregam uma aura de magia que torna a infância mais especial. Eles são fruto de uma criatividade ilimitada, onde qualquer objeto pode ganhar vida e qualquer cenário pode se transformar em uma aventura emocionante. Na minha infância, criei com meus irmãos a Escolinha Tudo. Ali, no sofá da sala, enfrentávamos lama, cenários incríveis e nos encontrávamos com grandes amigos - Kala, Cânds, Pitcherbi, Bicudinha, entre tantos outros.

Essa capacidade de criar e interagir com seres fictícios permite que as crianças explorem suas emoções e compreendam melhor o mundo ao seu redor. A magia de ter um amigo imaginário está na liberdade de ser qualquer coisa e estar em qualquer lugar. Essas figuras imaginárias muitas vezes servem como confidentes, ouvintes e conselheiros, permitindo que as crianças experimentem diferentes emoções em um ambiente controlado.

A criatividade é uma habilidade que é nutrida desde cedo, e os amigos imaginários são uma das formas de estimular essa capacidade. Criar e manter um amigo imaginário exige que a criança use sua imaginação para construir histórias, desenvolver personalidades e inventar diálogos. Essa prática constante de imaginação fortalece habilidades cognitivas importantes, como a resolução de problemas, o pensamento abstrato e a narrativa (storytelling).

OsPaparazzi assistiu ao filme 'Amigos Imaginários' no lançamento do Combo Junior da rede Cinépolis no Shopping Jardim Oriente em SJC.

Compartilhe com um amigo!

Comentários