CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Como entender a relação Os Paparazzi e Os Famosos

Bruna Marquezine fez fotos do Paparazzi. Anitta gostou das fotos do Paparazzo. Mostramos o lado bom dos paparazzi em reflexão sobre flagras e fotos. O que é e como é ser Paparazzi?

Da Redação, publicado em 30/12/2020 e atualizado hoje.

O senso comum diz que os paparazzi são do mal. Tiram fotos das celebridades sem autorização. Invadem a privacidade dos famosos. Não se lembra de 1997, da Princesa Diana, com a perseguição dos paparazzi? Pois é. Eles querem a escorregada do famoso. Aquilo que a celebridade não gostaria de mostrar. Ai, ai, ai. A relação Paparazzi x Famosos não é nada amigável - historicamente falando. Na conversa de bar é difícil achar alguém que goste dos paparazzi :(

Mas, porém, contudo, todavia. Este site que vos escreve chama-se OsPaparazzi. E se você visitar o nosso Quem Somos, vai descobrir que temos bom coração :) Existe Amor em Os Paparazzi. A ideia deste artigo é refletirmos sobre curiosidades envolvendo o mundo Paparazzi x Celebridades. Vamos filosofar. E aí cada um vai desenvolvendo a sua melhor conclusão. Bora lá...

Por que existem paparazzis e paparazzos?

A origem do Paparazzi está no cinema. O filme La Dolce Vita, em 1960, com direção de Federico Fellini, na Itália, trouxe um personagem que se chamava Paparazzo. No longa-metragem, o ator Marcello Mastroianni interpretou um jornalista que era acompanhado pelo fotógrafo Signore Paparazzo. Surgia daí a expressão Paparazzi e Paparazzo, sempre atrás dos flagras dos famosos.

Aqui no Brasil, jornais e revistas sempre dedicaram um espaço especial para o Mundo das Celebridades. Aquele ator da novela tem filhos? Ele é casado? A protagonista do filme, tão boazinha naquele papel, você sabia que ela traiu o marido com outra? Ah, a fofoca. Curiosidades sobre a vida alheia. A psicologia pode explicar por que somos tão curiosos sobre o que se passa na vida do outro.

'É um tema complexo e profundo. Mas, desde sempre, temos essa obsessão para saber sobre a vida do outro. Sobre famosos, você pode aprender o que as celebridades bem sucedidas fazem. Porque, no fundo, você queria ter aquela vida, aquele status. Além disso, os famosos também cultivam esse relacionamento. Eles buscam uma proximidade maior com o seu público. E aí fazem com que a audiência se sinta parte daquele sucesso. A paixão por um famoso parece preencher algo na vida de um fã. Cria um senso de identidade, um senso de existência. Então são vários caminhos que poderíamos seguir para refletirmos neste tema. Nos fracassos dos famosos, a curiosidade é ainda maior. Nossa, ele também traiu como eu já traí um dia? Ele também comete esse erro? Tem essa fragilidade?', observou o psicólogo Fábio Soares.

A foto da Anitta com o Photoshop perfeito e o corpo perfeito na capa de uma revista. Talvez essa foto não venda tanto quanto uma foto de um flagra de Anitta na praia com o corpo 'normal'. Mas será que a Anitta autoriza o uso daquela imagem? Será que o paparazzi a flagrou no melhor ângulo? Lady Gaga cantou assim a música Paparazzi:

'(...) Preciso daquela sua foto (...) Eu sou sua maior fã, vou te seguir até que você me ame. Papa Paparazzi (...)', diz a música de Lady Gaga, Paparazzi.

Com quem os paparazzis trabalham? Como trabalham? Quanto ganham?

É um trabalho bem difícil. Vou dormir em frente à mansão de Brad Pitt e Angelina Jolie para flagrar fotos dos carros deles saindo na madrugada. Nossa! Jennifer Aniston na casa deles? É verdade que Brad Pitt e Jennifer Aniston passaram a quarentena da pandemia juntos em Los Angeles? O mundo das celebridades de Hollywood é assim. Um sacrifício imenso para garantir aquele flagra, aquela foto da capa da Revista People. Capa da Revista Caras. E por aí vai...

Na maior parte dos casos, os paparazzi trabalham de forma autônoma. São os donos das suas fotos. E aí vendem as imagens para agências de fotografia. Uma foto posada de Marcelo Adnet tem um preço. Mas uma foto de Marcelo Adnet conversando com outra mulher no bar, à noite, sem a presença da então esposa... aí tem outro preço. E um preço que resultou neste caso, por exemplo, no fim de um relacionamento.

Mas também tem quem goste dos paparazzi. A Anitta mesmo. Chegou a publicar no Instagram que amou uma foto sua feita por um paparazzi. Quem é ele? Eu quero comprar essa foto! As fotos são essas abaixo. Anitta de biquíni branco na praia. E ela amou o resultado.

O ator Ashton Kutcher também já elogiou um paparazzi uma vez. Ele disse que não é fácil guardar e registrar as fotos da sua vida na câmera do celular. Às vezes pode se esquecer de tirar uma foto. Mas os paparazzis estão lá. E aí as fotos estão garantidas.

'O lado bom dos paparazzi é que quando você precisa de uma foto de si mesmo, você apenas tem que pesquisar na Internet para conseguir', escreveu o ator, à época namorando Mila Kunis.

Mas qual é o salário de um paparazzi? Quanto ganham os paparazzi? Como eles ganham dinheiro? A resposta é simples. Temos fotos e fotos. Você, como dono de uma revista, pagaria quanto por uma foto do Felipe Neto gravando um vídeo para o YouTube? Vamos lá. Que seja R$ 5 mil. Mas agora vou te oferecer uma foto do Felipe Neto jogando futebol com amigos logo após declarar que não saía de casa por causa da pandemia. Aí essa foto pode valer até 10 vezes mais, certo?

Um exemplo: o fotógrafo italiano Mario Brenna foi o paparazzi que flagrou fotos da Princesa Diana namorando Dodi al Fayed. O namorado acabou também como vítima do fatídico acidente em 97. As fotos foram publicadas primeiramente, com exclusividade, no 'The Sunday Mirror'. O fotógrafo cobrou 500 mil dólares, na época, pelo pacote de fotos. Depois, jornais como The Sun e Daily Mail investiram 200 mil dólares para a autorização da republicação das imagens. Resumindo, o flagra valeu uma fortuna.

Precisa de Paparazzi em tempos de Instagram?

Chegou o Instagram. Agora os famosos postam as suas fotos. Não precisa mais de paparazzi? Tá. Mas aí Bruna Marquezine, Manu Gavassi e Thelma Assis vão curtir o Réveillon. Eles postam fotos em suas contas oficiais. As fotos que elas querem mostrar.

Até a Bruna Marquezine brincou com um paparazzi nesse caso, em dezembro de 2020. O paparazzi pegou um barco, ou sei lá o quê, e conseguiu chegar bem pertinho da ilha onde elas estavam hospedadas. Ficou dali tirando as fotos. A atriz, no Instagram, brincou:

'Para os paparazzis que passaram aqui agorinha. Fiquem tranquilos. Já fizemos a entrega', escreveu Marquezine, no Stories do Instagram.

Mas, vamos viajar aqui. Vamos supor que a vencedora do BBB 20, Thelminha, não gostaria de publicar fotos da viagem com as amigas. Porque ela fez uma campanha para o Governo do Estado de São Paulo sobre isolamento social e sobre a importância de não sair de casa durante a pandemia. Ah, acho melhor não postar com os amigos reunidos, não. Porque podem me questionar sobre isso. Aí a gente conclui que as fotos dos paparazzis seguem valendo muito.

Como é a rotina de um paparazzi?

Nossa sugestão é a leitura do livro 'Paparazzo: a vida de um fotógrafo de celebridades'. O autor é Max Lopes, um paparazzi brasileiro de Hollywood. No vídeo abaixo, Max Lopes conta curiosidades da vida de um paparazzo. E todos os detalhes estão no livro. Os perrengues, as brigas, as polêmicas, as melhores fotos, as fotos mais valiosas, enfim, vale a pena a leitura. Mais uma vez fica aquela mensagem: Paparazzi é gente como a gente. Precisa colocar o pão de cada dia em casa e lucra com as fotos que registra.

'Paparazzi e celebridades vivem uma relação ambivalente e cercada de polêmica. Em geral, os astros manifestam desprezo pelos fotógrafos, como atestam os diversos palavrões e tentativas de agressão que Max sofreu. Para fugir da perseguição, eles adotam estratégias que os paparazzi procuram antecipar, como sair de casa num comboio de carros idênticos, usar o mesmo tipo de roupa (para desvalorizar as imagens) e adotar rotas alternativas de fuga. Por outro lado, sair de casa e ter um enxame de paparazzi na cola faz parte da rotina do astro. Se não houver, é porque ele não anda muito em alta, diz o autor'.

Sandro Júnior é paparazzi de famosos brasileiros no Rio de Janeiro. Está sempre ali nas praias do Leblon, Barra da Tijuca, Ipanema, Copacabana. Sempre de olho nas celebridades que vão passear na praia. Ele explica por que as fotos de famosos na praia valem tanto.

'A foto na praia vale muito porque não colocamos Photoshop. A mulher brasileira, por exemplo, quer ver as fotos do corpo da Anitta. E tentar descobrir alguma `falha`, algum detalhe. Fotos de famosas com celulite, por exemplo, têm mais procura. Ou aquele famoso que tinha o corpo perfeito e que agora está com uma sobrinha aqui, alguns quilinhos a mais ali. Tudo isso gera muita curiosidade. Isso sem falar nos casais namorando na praia. Aí vem aquela vontade também de ter uma segunda-feira à tarde livre para namorar com quem a gente ama num paraíso maravilhoso', observou Sandro.

Quanto ganha um Paparazzi no Brasil? Segundo Sandro, o valor varia de acordo com a sua obra. Volume não é tão referência. O que vale mais são as fotos exclusivas e inéditas. Aquelas fotos que a celebridade não gostaria de publicar em seu Instagram oficial, por exemplo.

Paparazzi contra o Famoso? Ué?

Em tempos de redes sociais, há famosos que postam fotos de paparazzis em perfis oficiais de Instagram. O caso da Anitta acima, por exemplo. Ela foi lá e pediu o contato do Paparazzo, certo? Ok, fez o correto. Mas e se ela simplesmente salvasse a foto e publicasse em seu Instagram? Aí não pode. Aí já tem paparazzi processando famoso por uso indevido da imagem. Kim Kardashian foi uma das celebridades que fez isso. Foi flagrada em fotos belíssimas em um restaurante. Foi lá e postou as fotos, sem pedir a autorização do Paparazzo em questão. O fotógrafo não gostou e a processou.

O advogado Neel Chatterjee, dos Estados Unidos, está trabalhando em diversos casos neste sentido. Ele é especializado em disputas de propriedade intelectual.

'As redes sociais dos famosos são valorizadas. Elas ganham fortunas como influenciadores digitais. Então precisam pagar pelas fotos que postam ali', explica o advogado, em entrevista para a Agência Reuters.

O que diz a lei sobre privacidade e intimidade

No Brasil, funciona assim. Está lá no Código Civil:

'Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da Justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais'.

É o que está na lei. Porém o detalhe vem na sequência. O interesse público ou a liberdade de imprensa e liberdade de informação estão acima do direito de imagem. E estão acima da privacidade. Eles acabam se sobrepondo. Também está no Código Civil.

'A vida privada da pessoa natural é inviolável, e o juiz, a requerimento do interessado, adotará as providências necessárias para impedir ou fazer cessar o ato contrário a esta norma'.

As interpretações da lei são diversas. O paparazzi pode pegar um barco e ir fotografar a privacidade de Bruna Marquezine e Manu Gavassi em ilha privativa em Angra dos Reis? Pode pegar um drone e filmar a piscina da mansão do famoso? Pode se esconder no guarda-sol para fazer as fotos da celebridade na praia? Enfim, aí é preciso estudar cada caso. E entender as questões jurídicas a fundo.

Referências no mundo dos famosos no Brasil

Revista Caras, Revista Quem, Ti-Ti-Ti, as publicações sobre famosos no Brasil são diversas. Na Internet, um dos mais famosos era o site 'Ego', da Globo.com. Mas ele deixou de existir em 2017. A Globo passou a apostar no Gshow, reunindo o conteúdo de famosos e celebridades. Mas quem não se lembra das famosas notícias do Ego?

'Caetano Veloso estaciona o carro no Leblon'. 'Chico Buarque compra baguetes para o lanche'. 'Carolina Dieckmann escolhe esmaltes no Leblon'. 'Sheron Menezes socorre casaco de amigo que caiu no chão molhado' (uma das minhas preferidas). 'Fátima Bernardes é fotografada pensativa no restaurante'. 'Grazi Massafera deixa a academia com o celular na mão'. E por aí vai...

São manchetes que se tornaram clássicas e até engraçadas pelo ponto de vista jornalístico. Uma manchete de notícia precisaria ter algo relevante, justificável, 'algo aconteceu e precisa ser noticiado'. Mas como assim noticiar que alguém atravessou a rua? Isso é banal. Não é notícia? Ou é? Enfim, aí seria outra reflexão.

O grupo mais acessado do Brasil na internet nos últimos anos é o Portal UOL. Temos as áreas UOL Famosos, UOL Splash (com canais de Maurício Stycer e Chico Barney), entre outros. O portal de Hugo Gloss é uma das principais referências do Brasil na área atualmente. Assim como as fofocas e destaques do colunista Léo Dias.

Quero ser um Paparazzo. O que é OsPaparazzi?

Se você quer ser um Paparazzi ou Paparazzo, a nossa dica é procurar consultoria na área de fotografia especializada. Consulte as revistas, as agências, os especialistas no assunto. Como mostramos acima, é uma profissão bem difícil e complexa.

Mas e o que é o site OsPaparazzi? Lembra que no início eu falei que Existe Amor em OsPaparazzi? Pois é. Este site que vos escreve não segue a linha do flagra escondido, não. Nós somos um canal de Cultura e Entretenimento que destaca o lado bom dos Famosos. Olha só um resumo do nosso Quem Somos:

OsPaparazzi é um canal de cultura e entretenimento que reúne notícias e curiosidades do mundo dos famosos. Nosso conteúdo é autoral. Se no dicionário italiano Paparazzi são aqueles que fazem fotos de celebridades sem autorização, aqui nesta página brasileira a história é diferente. Nosso acervo de Biografias reúne mais de mil nomes. O carinho é especial com cada personalidade que aparece na nossa enciclopédia. Reunimos histórias Sobre Pessoas Notáveis, Famosos, Celebridades, Influenciadores e, em resumo, pessoas que fazem a diferença. O site ainda tem notícias de Filmes (críticas de filmes e séries), Coluna Social, Turismo, Bicho Animal, Novelas, Pais e Filhos (canal da família) e muito mais.

Tá vendo como Existe Amor em OsPaparazzi? Se você curtiu a nossa filosofia de trabalho e quer contribuir conosco, escreva para 'jornalismo@ospaparazzi.com.br'. Vale sugestão de pauta, críticas, correções, observações, bate-papo, enfim, estamos na área. Estamos na luta! Quem sabe um dia a gente não consegue expandir mais esse lado bom dos nossos famosos, hein? Esse lado cultural, artístico, positivo. Estamos aqui plantando a nossa semente. Se você é investidor e empresário, também estamos para conversar. Bora valorizar a nossa arte!

Compartilhe com um amigo!

Comentários