O Livro Perdido das Bruxas de Salem de Katherine Howe é uma obra de romance de ficção da literatura estrangeira lançado pela editora Suma de Letras e tem 360 páginas
Por Max Ribeiro, publicado em 14/06/2011.
A obra conta a história de Connie Goodwin, que acreditava ser 1991 um ano dedicado aos estudos para sua dissertação de mestrado em Harvard. Mas sua mãe, Grace, tinha planos distintos. Eles vivem no condado de Essex, onde fica a cidade de Salem, palco dos julgamentos de 1692, quando mais de 150 pessoas foram presas e acusadas de bruxaria e mais de 20 condenadas à forca. 'O Livro Perdido das Bruxas de Salem', primeiro romance de Katherine Howe, integra os fatos históricos a uma narrativa ficcional de tom feminista.
Acompanhe a crítica do livro O Livro Perdido das Bruxas de SalemFoto: Divulgação
Eu li este livro em seu lançamento, em março de 2010, e a história fica reservada num cantinho da memória. Destaco 'O Livro Perdido das Bruxas de Salem' por ser um título bem diferente de 'Da Magia à Sedução', da autora Alice Hoffman, lançado em 1999 no Brasil pela editora Rocco e que deu origem ao filme com Sandra Bullock e Nicole Kidman.
Embora creio que este livro seja tão interessante, porque apesar de ser ficção, a autora é descendente das tão temidas bruxas de salém, e ao se mudar para as proximidades de Salém sente o interesse em descobrir os costumes da época, as relações sociais e os grandes mistérios que tornaram Salém e suas bruxas tão comentadas em todo o mundo. Se tivesse que dar uma nota a este livro, de 0 a 10, ele levaria realmente uma nota 8 porque é empolgante iniciar a leitura, pelos detalhes que a autora coloca em cada capitulo. Conseguimos nos projetar para cada cena do livro e viver junto com Connie, a personagem principal, aventuras e um romance escondido nos mistérios de um passado não tão distante.