CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Adestramento: Três dicas para ensinar seu gato o comando 'pare'

Aprenda alguns truques para ensinar seu gato e evite que seu gato pule em mesas ou chegue perto de objetos perigosos

Da Redação, publicado em 11/07/2012.
Às vezes é necessário deter o gato imediatamente antes que ele tenha contado com alguma coisa, como uma poça de produto de limpeza na garagem ou o peixe que você acabou de preparar para o jantar. Para isso, basta seguir algumas dicas de adestramento para gatos.

Estre truque, ou adestramento, é um dos mais fáceis de ensinar. Alem do animal, você só precisa de um lugar calmo com uma mesa, uma cadeira e um bom suprimento de ração para gatos. É melhor fazer as sessões de treinamento antes das refeições, quando o gato provavelmente estará com fome. Essas sessões devem ser realizadas duas ou três vezes por dia e durar no máximo quatro ou cinco minutos. Por fim, chegará o momento em que a recompensa não será mais necessária e o gato responderá apenas à palavra que você disser.
Com um pouco de paciência, rapidamente seu gato será ensinadoFoto: Divulgação
Então você poderá treinar da mesma maneira o adestramento 'sente-se'. Ponha o gato sobre a mesa, empurre suavemente seu treseiro para baixo se ele não se sentar automaticamente, diga a palavra 'sssssente' com um 's' sibilante e depois o nome dele, para isso é fundamental que o gato aprenda a reconhecer o próprio nome. E depois recompense-o no momento certo, veja como:

1 Ponha o gato sobre a mesa e sente-se, mantendo a cabeça na mesma altura que a dele. Não o encare diretamente nos olhos, pois ele considera essa atitude ameaçadora, pisque lentamente para deixá-lo tranquilo. O gato vai levantar ou se sentar olhando para você, depois vai perder o interesse, dar as costas e começar a se afastar.

2 Diga imediatamente o nome dele, seguido de 'pare'. Coloque a palma de sua mão aberta a cerca de 30 cm da face dele. Diga 'pare' pausadamente e não emita qualquer som sibilante para não assustá-lo.

3 Se o gato parar prontamente, diga 'muito bem' seguido do nome dele e ofereça um biscoito especial para gatos como recompensa.
Repita o processo.

Tenha sempre em mente que os gatos só podem ser treinados com gentileza, sem qualquer forma de coerção. Reforce o bom comportamento do animal com biscoitos especiais para gatos e muitos elogios. Conheça outras técnicas básicas de adestramento para gatos. Ensine seu gato a usar a caixa de areia.

Compartilhe com um amigo!
Comentários