CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Família Mariel/ YouTube

Hora certa para tirar a chupeta dos filhos

Inspirada no canal de Mariana Felício, separei informações sobre como tirar chupeta das crianças; dentistas alertam

Por Aline Oliveira, publicado em 07/09/2020 e atualizado hoje.
Assistindo ao canal da Família Mariel (Mariana Felício e Daniel Saullo) no YouTube, me chamou atenção o vídeo abaixo com os filhos da Mari largando a chupeta. Como tirar a chupeta dos nossos filhos? Tem idade certa? Prejudica muito os dentes? Acalma ou não acalma? Simpatia para tirar mamadeira e chupeta? Largar o bico? Faço a reflexão sobre chupeta e filhos neste artigo.

Aqui em casa minha filha não pegou a chupeta de jeito nenhum. Eu insisti porque meu peito estava todo machucado nos primeiros meses de amamentação, mas a decisão foi dela. Não aceitou. Seguimos com amamentação depois de muita mastite e bico do peito rachado. Ela mamou até os 3 anos de idade no peito e eu não me arrependo de nada. Sinto saudades, inclusive.

Com meu segundo filho a história foi muito diferente. Ele pegou a chupeta na maternidade. E mamava no peito também. Amamentava sem dor, com prazer. Acho que já estava experiente. Com 11 meses ele decidiu que não queria mais peito. Eu já tinha voltado a trabalhar e ele seguiu com a mamadeira. Fiquei triste porque saberia que sentiria falta, mas faz parte. E por outro lado fiquei feliz porque a decisão foi dele, sem sofrimento.

Chupeta é bom ou ruim? A chupeta foi minha aliada e companheira :) Sempre o acalmava quando estava irritado ou com sono. Até hoje não sei se tomei a decisão certa em dar ou não a chupeta. Mas naquele momento foi bom, foi necessário.

Quando a criança tem uma necessidade de sucção não nutritiva, ou seja, mesmo depois da mamada, ela continua com a necessidade de sugar. Mas mesmo nesses casos, a chupeta pode ser indicada com muita moderação e sempre após a alimentação, nunca como substituição.


Chupeta faz mal?

O lado ruim a chupeta é que pode prejudicar a amamentação. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, crianças que usam chupeta mamam por menos tempo. Isso tende a acontecer porque a sucção do peito é diferente da sucção da chupeta. Para mamar no peito, o bebê usa músculos diferentes daqueles necessários para sugar a chupeta e isso pode deixá-lo confuso. Quando essa confusão acontece, o bebê pode sentir dificuldade de sugar o leite, e com isso vai deixando de mamar.


Não julgo as mães que optam por não dar a chupeta. Nem as que optam por dar. Essa decisão precisa ser respeitada dos dois lados.

Simpatia para tirar a chupeta


E a hora certa de tirar a chupeta? Lá li que tem até simpatia para largar mamadeira e chupeta. Essa hora é a mais difícil, com certeza. Quanto maior a criança, mais difícil fica. O meu filho está quase completando 3 anos e já está passando da hora de largar. Conversei com a dentista e ela me explicou que esse é o momento, porque logo começa a ter comprometimento dentário.



No canal da Mariana Felício, ela leva os filhos gêmeos de 2 anos de idade à dentista. E lá contou que vai tirar a chupeta deles. Isso me fez tomar coragem para tirar aqui também. Essa é a maternidade. Cheia de desafios e opiniões diferentes. O que não devemos esquecer é que o respeito entre as opiniões deve prevalecer. Sempre no caminho de educar e amar nossos filhos como principal objetivo. Como mães e pais ainda vamos errar muito, mas com certeza com o intuito de acertar sempre.

Mas qual é a simpatia, afinal? Bom, aqui em casa vou criar alguma história de que a chupeta precisa ser entregue para os heróis. E que desta forma ele vai se mostrar ser um herói grande também. Acho que já vou juntar com a data de aniversário, algum presente, enfim, aquela história toda que as mães contam ;)

Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários