CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Border Collie é o cachorro mais inteligente do mundo

A raça de cachorro Border Collie costuma ser receptivo, perspicaz, inteligente e de comportamento quase sempre alerta. Um tanto agitado e não se adapta às pessoas que gostam de tranquilidade e sossego.

Da Redação, publicado em 15/03/2013.
Border Collie é uma raça de cachorro muito inteligente e detém grande potencial para o trabalho pastoreio. O Border Collie, apesar da facilidade de aprendizagem, precisa ser treinado para o trabalho. Com o devido treino, o Border Collie é capaz de reconhecer mais de 200 comandos. Além de ser um cão pastoreio, o Border Collie também chama a atenção para outras atividades, como: Agility, Frisbee, Freestyle, Flyball e atrai muitos olhares em exposições e campeonatos para tais modalidades.

Além de possuir todas essas habilidades e dominar certa inteligência, o Border Collie é um cão de companhia. Eles se adaptam facilmente com a família que o adotou e são sociáveis com as visitas. O Border Collie não é um cachorro bravo, eles são extremamente dóceis e amigáveis. O Border Collie possui temperamento equilibrado, suas principais características destaca-se para sua grande energia. O Border Collie é um cachorro ativo, um tanto agitado e não se adapta às pessoas que gostam de tranquilidade e sossego.

A raça de cachorro Border Collie costuma ser receptivo, perspicaz, inteligente e de comportamento quase sempre alerta. Sua aparência é bem proporcionada, de contorno suave e demostrando qualidade, graça e perfeito equilíbrio, rusticidade não faz parte da raça Border Collie. Algumas características do padrão oficial do Border Collie são: focinho forte e moderadamente curto e vai afinando para a trufa (ponta do focinho). Os dentes e maxilares são fortes e com mordedura em tesoura.
Border Collie são cães bem inteligentes, tem facilidade em praticar agilityFoto: Divulgação
Os olhos do Border Collie são inseridos bem separados, de formato oval e tamanho médio, de cor marrom, exceto nos 'merles' (chocolate), onde um, ambos os olhos ou apenas parte de um ou de ambos poderá ser azul. O cão Border Collie tem expressão meiga, penetrante, alerta e inteligente. Suas orelhas são de tamanho médio, inseridas bem separadas, portadas eretas ou semi-eretas e sempre atentas aos ruídos.

A cauda do Border Collie é moderadamente longa, com a última vértebra alcançando, pelo menos, os jarretes, possui inserção baixa e deve ser bem guarnecida de pelos e com a ponta curvada para cima, completando o contorno gracioso e equilibrado do cão. A cauda poderá erguerse em estado de excitação, jamais portada sobre o dorso.

A movimentação do cão Border Collie deve ser livre, incansável e suave, com um mínimo de elevação das patas, conferindo a impressão de habilidade para movimentação com grande cautela e velocidade. A pelagem do Border Collie pode ser longa e lisa, com pelagem densa e de textura média, com subpelo macio e denso, o que favorece para boa proteção contra intempéries.

Quando a pelagem do Border Collie for moderadamente longa, a abundância de pelos forma uma juba, culotes e pincel. Na face, orelhas, anteriores (exceto para franjas) e posteriores do jarrete ao solo os pelos devem ser curto e liso. A cor do Border Collie pode ser variada, somente o branco não pode ser predominante. O tamanho do Border Collie macho é de 53 cm e um menos para as fêmeas.

Os cuidados com a pelagem do Border Collie são simples, escovação de duas a três vezes por semana, mesmo que não seja na época da muda e, quando se aproxima o verão a tendência à queda de pelo aumenta, nesse período é preciso escova-los todos os dias. Quanto aos banhos, não devem ocorrer mais de uma vez na semana, para não fragilizar a pele e torná-la mais sujeita a dermatites, portanto, um banho ao mês é o suficiente para manter o Border Collie limpo.

Os ouvidos do Border Collie devem ser limpos de forma superficial e sem retirada excessiva de cera, a cada dez ou quinze dias aproximadamente. Com o auxílio de um algodão, retire a cera de forma delicada e, lembre-se que uma higienização mal feita pode ocasionar lesões ainda mais sérias no cachorro. Outro cuidado com o Border Collie é quanto sua atividade física, apesar de calmos, esses cães precisam de atividades físicas diariamente.

O Border Collie se viver em um ambiente livre, em que possa correr e brincar, é melhor, mas mesmo assim, o dono deve estimular a agitação do cachorro pelo menos uma ou duas horas por dia. Se o Border Collie vive em apartamento, o que não é muito indicado, precisam de passeios regulares, no mínimo dois por dia, pelo menos, de 40 minutos cada.
Esqueça as caminhadas calmas, Border Collie gosta de corridas!Foto: Divulgação
A origem do Border Collie é britânica, são cães pastores que há cerca de cem anos trabalha continuamente em seu país de origem. O Border Collie é uma raça de cachorro desenvolvida a partir do século XIX, mas seus ancestrais já estavam presentes na região desde a Idade Média, onde trabalhavam junto com os criadores de ovelhas demonstrando incrível capacidade no trabalho. Seu desempenho pastoreiro é muito reconhecido e há muitos clubes especializados da raça que se esforçam para preservar as habilidades de pastor do border collie.

Os interessados em adquirir um cachorro Border Collie, deve conhecer os criadores e buscar o melhor canil. Antes de comprar um filhote Border Collie, verifique a procedência do cão, conheça os pais do filhote e obtenha garantia do criador quanto a não existência de doenças genéticas na família do filhote a ser comprado.

No Brasil, o Border Collie não é tão utilizado como cão pastor, mas essa habilidade ainda esta em desenvolvimento. Um filhote de Border Collie custa em média R$ 2 mil e deve ser comprado em um canil de confiança.


Curta Bicho Animal e receba noticias de cachorros e outros bichinhos

Comentários