CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Warrnambool Penguins

Será que Augusto Bolsonaro se daria bem no Palácio da Alvorada?

Cachorro da raça Pastor Maremano é utilizado para pastorear gado, emas e até pinguins!

Da Redação, publicado em 01/07/2020.
Quem acompanha as redes sociais da primeira-dama Michelle Bolsonaro foi surpreendido pela adoção de um cachorro nos últimos dias. O cão adotado ganhou o nome de Augusto Bolsonaro e deu o quê falar. Seguidores apaixonados por cães interagiram com contas de Brasília a respeito do caso. E, finalmente, a novela ganhou um capítulo final. O dono do cachorro foi encontrado. Ele se chama Nagib Lima Zeidan. E fez um agradecimento emocionado pelo carinho do Palácio do Planalto e de toda equipe do Presidente da República, Jair Bolsonaro.
'Queria agradecer do fundo do coração a família Bolsonaro e a todos que cuidaram do meu cachorro. Obrigado por terem cuidado muito bem do meu cachorro',
declarou Nagib.

O cachorro, na verdade, se chama Zeus. 'Adotado' por Michelle Bolsonaro, ganhou o nome de Augusto Bolsonaro e até uma arroba no Instagram com posts bem fofinhos.

Mas as fotos do Augusto chamaram a sua atenção? A seguir mostramos curiosidades sobre essa raça de animal. Vale lembrar que o Palácio do Planto compra rações para emas, avestruzes, papagaios, galinhas, araras, canários e peixes. Será que Augusto Bolsonaro se adaptou bem nesses dias de adoção?
Augusto Bolsonaro é um cachorro da raça Pastor MaremanoFoto: Augusto Bolsonaro/ Instagram
Procurando um excelente cão guardião de guarda? Então, o Pastor Maremano pode ser o ideal para você. Mas se você não conhece a raça, OsPaparazzi conta o temperamento e detalhes desse grande cachorro branco que pode ser seu novo melhor amigo.

O Pastor Maremano é ótima relação com as crianças em casa e outros cachorros, grande habilidade de guarda, bom nível de afeto, necessita de exercícios. A raça é tolerante tanto ao frio quanto ao calor. Comparado com o Pastor Alemão, possui maior dificuldade adestramento e costuma ser mais brincalhão na fase adulta.

Seu nome vem do italiano “Maremmano-Abruzzese”, onde “mare” significa égua, “abruzzese” é o local Abruzzo (uma região da Itália central, considerada, por razões histórico-tradicionais, pertencente ao sul da Itália) e Emma é o apelido da menina que guardava ovelhas nas planícies e montanhas da região há séculos, de onde se originou a raça. Mas poderia ser as Emas do Palácio da Alvorada...

Trabalho é o sobrenome do Pastor Maremano. Ele fica atento o tempo todo para garantir que seu rebanho permaneça a salvo dos predadores, principalmente lobos e outros carnívoros locais, mas também daqueles ladrões de duas pernas...

Os cães pastores maremanos são corajosos e capazes de tomar decisões instantâneas. Muito leais à família, eles protegerão o rebanho, bem como a família, evitando intrusos indesejados.

O Pastor Maremano precisa de começar seu treinamento em uma idade muito jovem, às vezes com 4 semanas de idade, mas quando têm 8 semanas de idade, já estão vivendo e dormindo com os animais que eventualmente protegerá.

Eles podem ser guardiões ferozes contra lobos e raposas, mas quando se trata de membros da família, eles são muito afetuosos e totalmente devotados, dando um abraço ou dois, mas querendo estar muito perto.

O Pastor Maremano é o animal de estimação perfeito para a família?

Se você perguntasse ao Pastor Maremano, sua resposta seria 'NÃO'. Com mais de 2000 anos de criação e treinamento como guardião de gado, eles ficam mais felizes quando têm um trabalho a fazer. Eles preferem viver e dormir ao ar livre aconchegados com um ou dois cordeiros, em vez de ter que temperar seu temperamento desordeiro com as gentilezas sociais esperadas dos cães de companhia. Isso não significa que todos os cães pastores passam a vida com um monte de ovelhas.

Alguns foram socializados e treinados para serem bons cães domésticos, mas isso exige esforço e tempo da parte do proprietário para ajudar a reconectar o cérebro, para que guardar os animais seja a última coisa em sua mente.

Se você tem um coração fixo em um Pastor Maremano como animal de estimação da família, precisará se socializar desde o primeiro dia, para que eles sejam acostumados a serem tratados por estranhos amigos e apresentar o cão a todos os novos visitantes que entrarem em sua propriedade. Porém não são como outros cães de guarda que associamos à proteção de pessoas como o Doberman, Pastor Alemão ou Rottweiler, que têm necessidades inatas de procurar orientação das pessoas e esperam que seus proprietários lhes digam o que devem fazer.
Filhote de Pastor MaremanoFoto: Warrnambool Penguins

O Pastor Maremano é o bom com crianças?

Se alguma coisa, eles tentarão proteger você, seus familiares e até seus vizinhos, se perceberem que a propriedade do vizinho deve estar dentro de sua própria jurisdição. Isso torna o treinamento desses cães um pouco mais desafiador.

Eles geralmente se dão muito bem com crianças, especialmente aquelas que consideram 'seus filhos'. Eles são tolerantes com crianças pequenas e bebês, mas podem não ser tão hospitaleiros com os amigos das crianças que faça alguma brincadeira mais dura com a criança da casa, pois pode interpretar esse comportamento como agressivo e agir em conformidade para proteger “seus” filhos.

O Pastor Maremano convivê bem com outros animais

Eles geralmente estão bem com outros cães e até gatos, desde que os animais domésticos aceitei-o como chefe.

Dois machos desta raça podem ser agressivos, especialmente se houver uma fêmea no cio por perto. Eles não têm a presa de outras raças, o que significa que eles provavelmente não perseguirão pequenos animais.

Eles não são uma raça altamente enérgica, pelo menos uma vez que atingem a idade adulta, mas, como são uma raça de trabalho, é necessária uma boa quantidade de exercício.

Que tipos de animais que o cão Pastor Maremano cuida?

Se você acha que as ovelhas são os únicos animais que o cachorro pastoreia, está enganado. Pastor Maremano também são usados para proteger o gado como cabras e vacas, além de pássaros como galinhas, gansos e patos. Em algumas partes do mundo, eles são usados para proteção de alpaca e lhama. Mais recentemente, eles provaram ser muito úteis para proteger os pinguins. Sim, pinguins!
Em uma pequena ilha perto de Warnambool, na Austrália, eles são empregados para proteger pinguins de um experimento cientifico da raposa vermelha, que costuma caçar pinguins durante a noite.
Pastor Maremano cuida de pinguins na AustráliaFoto: Warrnambool Penguins

É facil treinar um Pastor Maremano?

Cães de pensamento independente são geralmente mais difíceis de treinar a obediência do que aquelas raças que esperam o nosso comando para agir. Esta pode não ser a melhor raça se você gosta de participar de provas de obediência, mas eles podem ser treinados.

Normalmente, os proprietários que desejam manter esses cães como animais de estimação os matriculam em aulas de filhotes e, em seguida, em treinamento básico de obediência à medida que envelhecem.

A socialização é necessária desde o primeiro dia. Os filhotes devem ser ensinados a responder a uma grande variedade de pessoas e a agir quando os visitantes chegam em sua casa. Eles devem ser ensinados onde seu território começa e termina, passeios repetidos pelo perímetro de sua propriedade podem ser necessários até que eles entendam esse princípio.

Para os cães que protegerão o gado, eles precisarão ser apresentados às suas funções desde cedo, mas a supervisão é necessária para que o filhote não se machuque ou não machuque um animal que ele deveria estar guardando. Se você está preocupado em treiná-los para proteger o gado, relaxe, está em seus genes, por assim dizer.

Os filhotes são observadores perspicazes e imitam as ações de outros cães, especialmente se sentem que há algum benefício para eles.

Paciência e métodos positivos funcionam melhor, qualquer tipo de tratamento adverso pode sair pela culatra com cães da raça. Eles devem aprender que seus donos são severos, mas justos e nunca duros. Seus guardiões devem se preparar para receber não como resposta instantâneas aos comandos, não sendo a melhor escolha para os proprietários de cães pela primeira vez.
Cachorro Pastor MaremanoFoto: Divulgação

O Pastor Maremano lati muito?

Filhotes, independentemente da raça, são uma história diferente. Eles têm energia de sobra, por isso é importante ensinar os filhotes a canalizar esse excesso de energia. Mastigar, cavar e latir são comportamentos que podem ser controlados com treinamento e maturidade.

Latir, no entanto, não é algo que você treina em um cão de guarda. Latir é a maneira como os cães se comunicam e, normalmente, os cães que se comportam bem, que latem o fazem por um motivo. Latir é uma maneira de alertar os seres humanos de que algo ou alguém está por perto, ou algo está errado, como um cordeiro preso em uma cerca de arame. Eles também usam o latido como uma maneira de impedir os predadores e determinar seu território.

Os filhotes do Pastor Maremano são vocais quando brincam juntos, e até adultos brincalhões costumam latir bem alto.

Quais cuidados de higiene o Pastor Maremano precisa?

O pelo desta raça consiste em um pelo denso que se troca duas vezes por ano. Uma camada externa mais grossa ajuda a repelir a sujeira. Eles geralmente são considerados um cão limpo e não têm odor de cachorro, exceto que estão molhados. Alguns cães da raça passam a vida inteira ao ar livre protegendo seus rebanhos e podem nunca tomar banho ou se arrumar. Mas se você planeja manter um desses cães como companheiro, é necessário um pouco de higiene.

A maioria dos Pastores Maremanos preferem dormir ao ar livre em um local de sua própria escolha, e até o frio não parece incomodá-los, e estando do lado de fora, eles ficam sujos de vez em quando. Se o cachorro se molha ou entra na lama, a sujeira será removida quando o pelo do cão secar. Se você banhar o cão, verifique se ele está bem seco antes de deixá-lo sair ao ar livre, especialmente no inverno.

Suas unhas precisarão ser aparadas periodicamente e seus ouvidos verificados e limpos, se necessário. Escovar durante os períodos de derramamento ajudará a remover o excesso de pelos. Um pelo bem escovado repele a sujeira e mantém o cão mais confortável em climas quentes e frios.

O Pastor Maremano tem problemas de saúde?

Pastores Maremanos são geralmente uma raça saudável e desfrutam de uma vida útil de cerca de 13 anos ou mais. Como todos os cães, eles precisarão de vacinas periódicas para as doenças comuns de cães.

Como toda raça bem definida, devido sua genética, os problemas de saúde que a raça está mais suscetível é displasia nas articulações e problemas de visão. Portanto verifique se o criador possui a linhagem dos pais distante, e principalmente, ao adquirir um cachorro, exercícios físicos e boa alimentação é o principal fator na saúde do animal!

Qual é a história do Pastor Maremano?

Duas regiões da Itália, o Maremma e o Abruzzese reivindicaram essa raça e, originalmente, havia duas raças separadas. O Abruzzese era considerado mais um cão de montanha, mas em 1958, foi decidido que ambas as raças deveriam se tornar uma. Pode-se traçar suas origens dessa raça até o Mastiff tibetano, antes de chegar na Itália e foi desenvolvida para proteger o rebanho.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Maremma, como muitas raças da Europa, foi quase erradicado porque os exércitos alemães. A guerra devastou a Europa, não era o lugar hospitaleiro para a criação de cães, e muitos cães sofreram com isso. Após a guerra, os números de Pastores Maremano diminuíram.

A raça foi introduzida pela primeira vez nos EUA na década de 1970 como parte de um estudo científico para avaliar sua capacidade de guarda entre raças diferentes. Com objetivo de encontrar uma maneira de proteger o gado sem usar métodos letais ou uso de substâncias.

Hoje, esses cães são encontrados em muitos países além da Itália, incluindo EUA, Canadá, Austrália e, é claro, Brasilia, fazendo o mesmo trabalho que eles fazem há 2000 anos, pastoreando o gado...



Curta Bicho Animal e receba noticias de cães e outros bichinhos


Comentários