CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Pedra Grande e Ecoturismo em Atibaia: Veja guia

Ecoturismo oferece opções para todos os gostos em Atibaia, no interior de São Paulo; passeio até a Pedra Grande?

Da Redação, publicado em 10/03/2022 e atualizado hoje.

Só quem já desfrutou do Ecoturismo de Atibaia sabe explicar quão marcante ele é em nossa história. Aquela viagem inesquecível e com uma mensagem singular para levar por toda a vida. Mas como funciona o Ecoturismo de Atibaia? E quais são os seus diferenciais? Contamos as curiosidades neste guia a seguir.

* Monumento Natural Estadual da Pedra Grande

Começamos com o cartão postal de Atibaia, a Pedra Grande. A Pedra Grande está localizada em área rochosa com 18 km². Foi tombada pela Condephaat em 1983. Sua formação data em 600 milhões de anos. Com 1450 metros de altitude e uma superfície de aproximadamente 200.000m². Estamos falando do ponto mais alto do município.

É ideal para a prática de voo livre, paraglider, rapel e escalada em montanha. Localizada na Serra do Itapetinga, é perfeita para quem busca aquela vista deslumbrante e uma paz especial para contemplação.

A dimensão e a formação geológica da Pedra Grande são responsáveis por um nível de energia cuja influência positiva se faz sentir intensamente até a um raio de 2500 metros a partir do seu centro. Nesta linha podemos destacar benefícios para a nossa saúde física, emocional e mental – com efeitos terapêuticos.

Em pesquisas turísticas divulgadas internacionalmente, a Pedra Grande já ganhou comparações com Machu Pichu e Ollantaytambo, no Peru, além de Grand Canyon e Mount Shasta, na Califórnia, nos EUA.

No vídeo, do canal Papo no Volante, temos dicas sobre como chegar à Pedra Grande de carro.

* Pedra Grande com caminhada

Vamos caminhar pela Pedra Grande? Nesta caminhada, aliada a momentos de contemplação da natureza, conseguimos enxergar as belezas da cidade lá de cima. Um passeio também mental e espiritual.

Com um desnível de cerca de 700 metros, leva-se em média cerca de 2 horas até o topo. O início é marcado por subidas íngremes. Durante a caminhada há paradas para descanso e apreciação da vista.

Oferece espaço aberto aos praticantes de esportes ao ar livre. Podemos destacar rapel, contemplação de pássaros, vôo livre de Paraglider e Asa Delta, corrida de aventura, Mountain Bike, entre outros.

* Pedra Grande com passeio ecológico (com carro)

Que tal um passeio ecológico pelo Monumento Natural da Pedra Grande? Neste pacote conhecemos uma flora endêmica rara, caminhamos e curtimos seus mirantes. O espaço abriga uma diversidade de animais e plantas silvestres (amarílis, bromélias e orquídeas e algumas espécies raras e endêmicas).

Este passeio é realizado em carros 4x4. A Pedra Grande faz parte do Mosaico de Unidades de Conservação junto ao Parque Estadual do Itapetinga. O passeio inclui a visitação aos mirantes e à flora endêmica local com interpretação de guia acompanhante. E ainda a caminhada (opcional) até a Pedra do Cocoruto, ponto mais alto do monumento natural.

* Banhos de Floresta

Vamos embarcar nesta contemplação à natureza de Atibaia? Andar entre árvores, plantas e animais. Aqui chamamos de “Banho de Floresta”, conhecido no Japão como “shinrin-yoku”. Uma experiência saudável e rica em aprendizado ecológico.

Tocar as plantas, sentir as diferentes texturas, ouvir os sons, perceber os aromas – tudo isso faz parte do “banho”. A ideia é unir pilares saudáveis, como mente saudável (a paz espiritual do ambiente com ar puro e natureza), além de corpo saudável (praticando caminhadas).

Inclui visita ao Parque caminhada pela floresta do parque participando de prática sensorial, física ou artística e monitoria especializada em sustentabilidade e meio ambiente.

* Dia com Natureza em Atibaia

Vamos de Day Use com a Natureza em Atibaia. Em propriedade que ocupa uma área de 330 hectares de Mata Atlântica, encontramos orquídeas, bromélias, samambaias, árvores e animais. Além de cascatas, lajes de pedra, grutas, riachos e lagos.

Há programação com diversas atividades saudáveis como caminhadas, banhos em quedas d’agua, pequenas cachoeiras e lagos. Também é possível praticar esportes ao ar livre como o passeio de caiaque ou de bote, praticar um stand up paddle, se divertir em uma tirolesa refrescante ou simplesmente relaxar. Lembramos que a estrutura é completa, com piscinas, sauna, restaurante, entre outras facilidades.

Curtiu? Conheça também o Restaurante da Pedra Grande em Atibaia.

Compartilhe com um amigo!

Comentários