CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Museu do Ouro, em Bogatá, maior museu do ouro do mundo

Da Redação, publicado em 13/08/2012.
O Museu do Ouro de Bogotá (em espanhol, Museo del Oro), ainda que menos de 15% dos 30.000 objetos que integram o acervo estejam à mostra, o sofisticado trabalho artesanal exibido pelos itens em exposição, bem como a simples magnitude da coleção, já é por si só espantoso. O Museu do Ouro é considerado um dos maiores museus do ouro do mundo, e um dos principais, localiza-se na capital da Colombia.

Essa é a única coleção do mundo no gênero. Não dá para duvidar das lendas sobre Eldorado depois de admirar cada uma das obras-primas dessa casa, elas representam todas as mais importantes culturas pré-colombianas da região existentes na época da conquista espanhola.
Imagem Museu do OuroFoto: Divulgação
Apresentada com bom gosto, trata-se de uma seleção cuidadosa de peças douradas, como passáros, máscaras, sapos, insetos e figuras que, quem sabe, sejam representações de seres humanos. Será a altitude de Bogotá (2.600 metros acima do nível do mar) ou a amplitude e a beleza do acervo do museu o que nos deixa sem fôlego?

Em 1939, fundação do museu, o Banco da República passou a proteger o Património Histórico e Arqueológico Colombiano e seus artefatos e a expor seus objetos no museu. A obra conhecida como Poporo Quimbaya foi a primeira da coleção, estando em exibição por 65 anos.

O Museu do Ouro fica no Parque Santander, Calle 16, Carreras 5ª e 6ª, Bogotá - Colombia.
El Museo del Oro del Banco de la República está ubicado sobre el Parque de Santander, en la carrera 5ª esquina de la calle 16, en Bogotá, Colombia. O museu abre de terça a domingo. Tarifa: U$3. Telefone: (571)3432222. Aos domingos entrada gratuita para todos.

Compartilhe com um amigo!
Comentários