6 curiosidades da biografia de Eddie Van Halen
Singela homenagem a Eddie Van Halen, o guitarrista da banda de rock Van Halen, fenômeno que marcou uma geração de rockeiros; ele nos deixou em 6 de outubro de 2020
Por Ana Carolina, publicado em 06/10/2020 e atualizado hoje.O músico Eddie Van Halen faleceu neste dia 6 de outubro de 2020. OsPaparazzi presta homenagens aos fãs da banda Van Halen selecionando 6 curiosidades da biografia do músico. Também selecionamos alguns tweets com a repercussão do adeus a Eddie Van Halen. RIP. Aos apaixonados por rock, deixamos aberto o espaço de comentários abaixo. Se alguém tiver alguma curiosidade que não mencionei aqui, pode nos avisar, por favor. A ideia é criar a Biografia Eddie Van Halen para eternizarmos aqui neste artigo. Nós, rockeiros, jamais vamos nos esquecer deste ídolo.
A banda Van Halen
A banda de hard rock Van Halen foi formada nos Estados Unidos em 1972. Os irmãos Eddie Van Halen e Alex Van Halen criaram a banda. Uma curiosidade é que eles nasceram na Holanda. Mas logo na infância já se mudaram para os EUA. O cantor David Lee Roth e o baixista Michael Anthony completaram o quarteto. No Spotify, com a discografia completa disponível para ouvir, as músicas mais tocadas pelos fãs são as seguintes: Can`t Stop Lovin` You, Jump (o maior sucesso da banda), Why Can`t This Be Love, Eruption e Love Walks In. Chegaram ao topo de rankings com álbuns mais vendidos. O VH1 elegeu o Van Halen em sétimo lugar na lista dos 100 maiores artistas de hard rock de todos os tempos.
Viveram auge com o álbum 1984, com indicação ao Grammy e com a música Jump não parando de tocar nem por um segundo nas rádios dos EUA.
Eddie Van Halen
Edward Lodewijk Van Halen era o nome completo. A data de nascimento: 26 de janeiro de 1955, em Amsterdã, na Holanda. Foi eleito o melhor guitarrista de todos os tempos em votação da Revista Guitar World. Também aparece entre os melhores guitarristas em outros rankings, como o ranking da Revista Rolling Stone. O irmão, Alex Van Halen, nasceu em 8 de maio de 1953. E é um baterista fenomenal.
O adeus de Eddie foi confirmado pelo portal TMZ e também pelo filho, o baixista Wolfgang Van Halen. Nas redes sociais, o filho do guitarrista escreveu:
'Cada momento que compartilhei com ele no palco e fora dele foi um presente. Meu coração está partido e eu acho que jamais vou me recuperar totalmente dessa perda. Eu te amo muito, pai'.
Os riffs e solos de Eddie entraram para a história. Ele popularizou a expressão 'tapping', uma técnica em que as duas mãos ficam na guitarra. Impossível falar de tapping ou Two Hands e não falar de Eddie. 'Já falaram até que ele chegou a colocar a palheta da guitarra na boca para fazer o tapping', conta Mauricio Alabama, professor de música, em seu canal no YouTube.
Você sabia dessa? 6 curiosidades
1: Batera? Ele tocou bateria na infância. Era apaixonado pela batera. Mas logo deixou essa arte para o irmão. E foi mergulhar na guitarra.
2: Vocalista do Kiss, Gene Simmons descobriu a banda Van Halen durante abertura de um show pequeno. Gostou da banda. Virou padrinho. E bancou uma gravação profissional do Van Halen para as gravadoras.
3: O pai de Alex e Eddie era músico de jazz. Participou de uma faixa do álbum Diver Down, de 1982, tocando clarineta na música Big Bad Bill.
4: Nunca fizeram um show no Rock in Rio (aliás, com certeza teremos homenagens no Rock in Rio 2021, certo?). A única turnê pela América do Sul foi em 1983. Os brasileiros ficaram malucos com a apresentação. Ainda na relação com o Brasil, a atriz Sônia Braga chegou a ganhar as manchetes num possível relacionamento com Halen. Mas a atriz esclareceu, à época, que eram apenas amigos.
5: Eddie deu uma força para Michael Jackson. Fez o solo da clássica música Beat It. Quando recebeu o telefonema do produtor de Michael Jackson, achou que estava caindo num trote. Mas não. Gravou a música de graça. E o álbum do Rei do Pop vendeu mais de 100 milhões de cópias pelo mundo inteiro.
6: Jump é um hino do rock, certo? Mas sabia que a banda estava com uma pulga atrás da orelha com o teclado? 'Não combina com a gente esse teclado', disseram à época. Mas Jump saiu. E a introdução com teclado se tornou uma das mais famosas da história do rock. O início de Jump é inconfundível.