CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Fábio Porchat revela planos para Casseta e Planeta

Em bate-papo exclusivo, humorista e redator destaca momento atual do humor brasileiro; veja entrevista com Porchat

Por Silas Pereira, publicado em 25/06/2011.
O comediante Fábio Porchat é um dos responsáveis pela mudança radical que vem sendo implantada nos quadros de humor da Rede Globo. Fábio Porchat é redator de programas como “Os Caras de Pau” (com Leandro Hassum e Marcius Melhem), “Zorra Total”, “Esquenta”, com Regina Casé, e “Junto e Misturado” (com Bruno Mazzeo e [biografia:Gregório Duvivier). E o novo projeto de 2011, que tem a assinatura dele, promete surpreender os brasileiros. Fábio Porchat, em entrevista exclusiva a OsPaparazzi, revela que será redator do novo Casseta e Planeta, o Casseta & Planeta Vai Fundo.
Paparazzi entrevista Porchat, que está no Casseta & Planeta Vai FundoFoto: Divulgação

Fábio Porchat será um dos redatores do 'Casseta & Planeta Vai Fundo', que terá reportagens de Maria Melilo e Miá Mello.

Sabe qual é o programa favorito dele? Leia a entrevista abaixo! Porchat também fala sobre Marcelo Adnet e a polêmica “Casa dos Autistas”, da MTV, além de Twitter, 'humor sem censura' e afinal de contas: por que Fábio Porchat apresenta stand-up calçando chinelos?

Entrevista com Fábio Porchat


OsPaparazzi – Você é integrante do grupo “Comédia em Pé”, mas agora também está com um projeto solo, o stand-up “Fora do Normal”. Como está a sua agenda e este novo desafio?

Fábio Porchat – Eu costumo falar que o “Fora do Normal” é um apanhado dos melhores momentos do “Comédia em Pé”. É uma hora e meia de mim, sabe? Falo sobre tudo com a plateia, sempre com novidades e atrações que o pessoal se diverte bastante. Minha agenda está cheia! Em São Paulo, estarei pelo interior nas cidades de São José dos Campos e Campos do Jordão. Vou esquentar Campos do Jordão!

OsPaparazzi – Uma curiosidade sobre seus shows: por que você sempre se apresenta calçando chinelos?

Fábio Porchat – (risos) Rapaz, é mais fácil, sabe? Sapato desamarra no palco, você tem que parar a piada e amarrar, sapato dá chulé, enfim, de chinelos eu me sinto mais à vontade, mais confortável.
Fábio Porchat calça chinelos em seu stand-up comedyFoto: Divulgação

OsPaparazzi – E como está a produção da segunda temporada da série “Junto e Misturado”, da TV Globo?

Fábio Porchat – Vamos voltar com a segunda temporada de Junto e Misturado agora em outubro. Está muito bacana. Ganhamos reforços no elenco, como Heloísa Perissé, Gabriela Duarte e Marcelo Médici, e é um projeto entre amigos. A gente costuma dizer que formou o Junto e Misturado com a galera que a gente sai pra tomar chopp. Eu, Bruno Mazzeo, Gregório Duvivier, enfim, é uma roda de amigos e aí o resultado sai com mais paixão.
Porchat é redator do programa Esquenta, de Regina CaséFoto: Divulgação

OsPaparazzi – Você, além de ator e humorista, é também redator, roteirista. Tem alguma nova aposta da TV Globo pintando aí?

Fábio Porchat – Estamos reformulando o Casseta e Planeta. Eu sou um dos redatores do novo programa do Casseta e Planeta. E é um desafio muito grande, né. A cobrança em cima do pessoal do Casseta e Planeta é enorme, por tudo que eles representam para o Brasil. Então vai ser um desafio pra eles mesmos, e pra gente também, claro. Por enquanto não pode falar muita coisa, mas será uma grande reformulação, viu, e a gente espera que o público goste. O Casseta deve voltar mais crítico, sem limites e com toda aquela vontade. O programa deve estrear ainda neste fim de ano.

OsPaparazzi – Você é um dos redatores do Zorra Total, da Globo. O Zorra Total é um programa que vai bem na audiência, mas que por outro lado recebe muitas críticas. Como encara isso?

Fábio Porchat – O Zorra Total é um dos humorísticos de maior audiência que temos. O público adora Zorra Total. Quem critica é a imprensa. A imprensa, às vezes, quer um humor mais sem graça, sabe? Aquele que ninguém entende. Já o Zorra Total todo povo gosta, você tem Leandro Hassum, Marcius Melhem, Nelson Freitas, Katiuscia Canoro, Fabiana Karla, Marcos Veras, Wagner Trindade, Chico Anysio. Torta na cara é humor, tudo termina em risada. Você ri do Adnet (Marcelo Adnet), ri do Caras de Pau, ri dos Trapalhões, ri do Didi (Renato Aragão), ri de um humor bem sacado, mas tudo no humor tem que terminar em gargalhada, senão não funciona.
Porchat quer humor sem censuraFoto: Divulgação
OsPaparazzi – Você está à frente do protesto “Humor Sem Censura”, após a tentativa dos políticos de censurarem o humor. Há limites para a piada?

Fábio Porchat – Sou o responsável, sim. Eu defendo o humor sem censura com todas as forças. Estou, inclusive, fazendo um documentário entrevistando 100 personalidades do humor e, em breve, conto a vocês como está ficando este projeto. Quero o humor livre! Tem gente que está levando o humor muito a sério. Ele tem que ser livre. A piada não tem limite e não pode ter censura; ela tem que ser feita. O humor não tem que ter limites. O limite da piada quem dá é o humorista, avaliando se ela funciona ou não.

OsPaparazzi – Mas e o caso da Casa dos Autistas, da MTV, que gerou toda aquela polêmica com o Marcelo Adnet? Faltou limite ali?

Fábio Porchat – Olha, primeiro, o Marcelo Adnet é um gênio. E a ideia da “Casa dos Autistas” é engraçada. Mas a realização da piada não foi boa. Foi muito realista, sabe? Parecia quase um documentário da MTV. Ou seja, não foi engraçado. Eles erraram na execução. Mas pode fazer piada com autista, sim! Pode fazer piada com loira, branco, preto, gordo, magro, corno, enfim, piada não tem limite. O título (Casa dos Autistas) é bom, por exemplo, eu gosto, acho bem sacado. De repente se fosse algo mais curto e direto, seria engraçadíssimo.
Fábio Porchat com o elenco de Junto e Misturado, série humorística da GloboFoto: TV Globo
OsPaparazzi – Fora da Globo, os humorísticos da TV aberta são CQC (Band), Pânico na TV (Rede TV!) e Legendários (Record). O que pode falar sobre essas atrações?

Fábio Porchat – Eu gosto de todos. Acho que cada um cumpre com o seu papel. O CQC eu já acho mais jornalístico, mas tem humor também. E o Pânico é o que eu mais gosto. O Pânico tem muita gente engraçada, e o legal é que eles passam do limite. Eles mergulham mesmo, fazem de tudo e não têm nenhum tipo de limite. São ousados demais.

OsPaparazzi – O humor da Globo, como no novo Casseta e Planeta (Casseta & Planeta Vai Fundo), vai passar do limite?

Fábio Porchat – Vai, sim. Mas claro que falando de Globo é outra coisa. Um programa que dá 40 pontos de Ibope não pode falar na mesma língua que um que dá 5 pontos de Ibope. Você entende? São milhões e milhões de pessoas assistindo, e pessoas completamente diferentes, tanto na idade, quanto na cultura, enfim, você tem que se comunicar com todos.

OsPaparazzi – Falando de Internet, qual é o retorno que você tem do Twitter?

Fábio Porchat – Eu ouço um pouco de tudo no Twitter. Gosto dos elogios, mas não me engano com eles. Não dá pra medir audiência nem ver se tal piada funciona pelo Twitter. É uma fatia muito pequena. Eu tenho 155 mil seguidores no Twitter. Quando participei do Esquenta!, com a Regina Casé, eu fui visto por 90 milhões de pessoas.

Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Silas Pereira
Jornalista e copywriter, Silas Pereira coleciona boas histórias para contar. Na área do entretenimento, joga no Cinema Nacional Futebol Clube. Estuda produções audiovisuais nacionais e abre debate com seus autores e realizadores. Para contato, siga @silaspereira no Twitter
Comentários