CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Ozires Silva ganha homenagem dos engenheiros do ITA

Quem é Ozires Silva? Wikipédia de OsPaparazzi destaca as principais conquistas da biografia desse visionário

Da Redação, publicado em 11/06/2024 e atualizado hoje.

A Wikipédia alternativa de Ozires Silva está aqui em OsPaparazzi. Em junho de 2024, recebeu Medalha Montenegro concedida pelo ITA - em cerimônia no ITA / DCTA, quando foi realizada a entrega da Medalha Montenegro AEITA (Associação dos Engenheiros do ITA). Engenheiro aeronáutico e fundador da Embraer, Ozires Silva é um símbolo de São José dos Campos. A filha de Ozires, Ana Maria Bueno Silva Pinheiro, representou o pai no evento para o recebimento da medalha do ITA. Veja todos os detalhes da biografia a seguir.

Biografia Ozires Silva

'Ozires Silva é muito grato ao ITA, porque ele era uma pessoa simples, que jamais poderia arcar com os custos de uma universidade. Ele veio para a instituição como militar e agarrou a oportunidade com unhas e dentes. Foi um divisor na vida dele, em termos de conhecimento e ambiente propício. E ele realizou seu sonho, pois a Embraer é conhecida mundialmente. O mundo inteiro voa num avião da Embraer, algo a que ele não imaginava chegar, foi além do que ele sonhou', declarou Ana Maria na cerimônia.

Filha de Ozires Silva em homenagemFoto: Divulgação

Nesta edição, as turmas elegíveis foram as de 1950 a 1962. Convidadas a indicar um representante para participar da votação, essas turmas foram separadas em dois grupos: 1950 a 1958 e 1959 a 1962. Os dois ex-alunos mais votados de cada grupo receberam o Prêmio. Os iteanos alunos ou ex-alunos da graduação participaram da votação. Entre os indicados nos dois grupos estavam: Arno Clóvis Alves Cabral - T54, Elve Monteiro de Castro - T57, Hugo de Oliveira Piva - T58, Francisco Leme Galvão - T59, Antônio Rego Gil - T60, João Gomez - T61, Ozires Silva - T62.

O nome completo é Ozires Silva. A data de nascimento é 8 de janeiro de 1931. É natural de Bauru, interior de São Paulo. É um engenheiro aeronáutico brasileiro. Foi presidente e cofundador da Embraer. Presidiu também a Petrobras e a Varig. Faz parte da Santíssima Trindade da Aeronáutica brasileira, juntamente com Santos Dumont e o brigadeiro Casimiro Montenegro Filho, criador do ITA.

Formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Liderou a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante. Em 1969, comandou o grupo que promoveu a criação da Embraer.

A criação do Instituto de Tecnológico de Aeronáutica, o ITA, em 1950, foi determinante para o nascimento e crescimento da indústria aeronáutica nacional, pois era uma política de investimento na capacitação profissional.

Em 1990 ele se tornou o ministro da infraestrutura do governo Fernando Collor de Mello. Também presidiu a Varig de 2000 a 2002.

Em janeiro de 2024, completou 91 anos de idade. Muitos perguntaram à época sobre a saúde de Ozires Silva. E ele esbanjava saúde e otimismo.

Ozires no grafite

Quem passa pelo litoral catarinense, mais especificamente na cidade de Garopaba, na praia da Ferrugem, depara com uma obra de arte em grafite na fachada da casa do empresário Ricardo Mateus, CEO da empresa Brasil ao Cubo, empresa de construção modular. No painel de 80 metros quadrados lá está o engenheiro e fundador da Embraer, Ozires Silva, ao lado de outras duas importantes personalidades para o empreendedorismo, tecnologia e ciência: Steve Jobs e Albert Einstein.

Grafite de Ozires Silva em GaropabaFoto: Divulgação

O empresário explica como surgiu a ideia.

“Eu gosto muito de arte, entre elas o grafite, principalmente em preto e branco. E, de certa forma, o DNA da Brasil ao Cubo sempre passou por isto, conseguir compilar a parte técnica com algo artístico. Todos os projetos arquitetônicos da BR3 têm uma certa relevância com a arte: contemplar o belo. Eu quis evidenciar a arte, o empreendedorismo e a ciência por meio destas pessoas: Ozires Silva com a coragem, Steve Jobs com a arte e a busca constante pelo simples, e o Einstein porque sou encantado com as maravilhas do universo”.

A obra é assinada pelo grafiteiro e muralista Ricardo Herok, que contou com a contribuição de Michel Biasebetti, também muralista. “É sempre incrível trabalhar com projetos de grandes dimensões, e esse em especial foi bem relevante, por se tratar de retratos de três gênios”, afirmou Herok.

Foram seis dias de trabalho. O artista criou a arte no tablet, depois ampliou no formato da parede, e foi usada tinta acrílica com acabamento em verniz.

“O Ozires Silva, para mim, foi a inspiração total para que pudéssemos industrializar a construção civil brasileira. O Brasil tendo o pai da aviação, Santos-Dumont, e não fabricar nenhum avião, e o Ozires queria dizer para o mundo que o Brasil fabrica, sim, aviões, eu acho muito inspirador. Sou engenheiro civil e de produção também. Decidi unificar as duas engenharias para que pudesse desenvolver este produto. A empresa nasceu em 2016 como uma construtech com a missão de industrializar a construção civil brasileira. Desde então, já entregamos obras em todas as regiões do país, atendendo a 17 estados, e continuamos crescendo”.

Esta biografia é atualizada com novidades na biografia de Ozires.

Compartilhe com um amigo!

Comentários