CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

5 filmes que inspiram a alimentação saudável

Consultamos a nutricionista Gisele Marcondes para criarmos o Top Five dos melhores filmes sobre saúde na alimentação. Tem o clássico Tomates Verdes Fritos nesta lista

Por Aline Oliveira, publicado em 26/08/2021 e atualizado hoje.

Em homenagem ao Dia do Nutricionista (comemorado em 31 de Agosto), levantamos um ranking com os melhores filmes para alimentação saudável. Mas como assim? São aqueles filmes que nos inspiram. Um Top Five pra lá de especial, com a consultoria da nutricionista Gisele Marcondes (@giselemarcondes_nutri), do interior de São Paulo.

Melhores Filmes: Top Five Alimentação Saudável

1: Food Matters: a importância da boa alimentação na preservação da saúde.
2: Super Size Me: um experimento em que o rapaz come apenas fast food do McDonald's.
3: Muito além do peso: os problemas da alimentação errada em crianças.
4: O cardápio das crianças (The Kids Menu): a obesidade na infância.
5: Tomates Verdes Fritos: um clássico do cinema mundial (filme de 1991). Fala sobre Comportamento Alimentar, incluindo conceitos como Mindful Eating e nossa relação com a alimentação.

O meu filme preferido nesse Top Five é o último. E vocês? Comentem abaixo.

Tomates Verdes Fritos (Fried Green Tomatoes at the Whistle Stop Cafe) conta a história de Evelyn Couch (Kathy Bates), uma dona de casa emocionalmente reprimida, que habitualmente afoga suas mágoas comendo doces. Ed (Gailard Sartain), o marido dela, quase não nota a existência de Evelyn. Toda semana eles vão visitar uma tia em um hospital, mas a parente nunca permite que Evelyn entre no quarto. Uma semana, enquanto ela espera que Ed termine sua visita, Evelyn conhece Ninny Threadgoode (Jessica Tandy), uma debilitada mas gentil senhora de 83 anos, que ama contar histórias. É através dessas histórias que vamos mergulhando neste premiado drama do cinema mundial. O elenco ainda tem Chris O'Donnell e Mary-Louise Parker. A direção é de Jon Avnet.

É possível comprar ou alugar o filme através do YouTube Filmes. Também há a opção de assistir pelo Amazon Prime Vídeo, procurando por filmes clássicos e aclamados pela crítica. Tomates Verdes Fritos teve duas indicações ao Oscar: Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado.

Mensagem da Nutricionista sobre alimentação saudável

O cuidado com o que se come, com os nutrientes que o corpo irá absorver e utilizar ganham cada vez mais papel de destaque na manutenção da saúde. Nunca se falou tanto em vitaminas e minerais quanto esse último ano, mas também houve muito descontrole em relação a valor calórico, ocasionando ganho de peso. Estamos vivendo um momento em que a integridade do sistema imunológico é vital. O hábito alimentar é um caminho, e o nutricionista é o profissional habilitado com conhecimento e formação para auxiliar nessa questão. Ainda não temos certeza do que pode complicar os quadros de Covid-19, mas é certo dizer que um corpo bem nutrido é mais forte.

'Nosso objetivo como nutricionistas é prevenir doenças, além de recuperar e manter a saúde, o bem estar e o equilíbrio do indivíduo, por meio da orientação e de uma alimentação balanceada. Pensando sempre em seus hábitos, preferências, patologias, restrições, buscando uma qualidade de vida', observou a nutricionista Gisele Marcondes.

E quando falamos de se alimentar bem, há hábitos simples que fazem muita diferença:

Diminuir o consumo de sal
Frear o consumo de açúcar
Aumentar o consumo de legumes e frutas
Melhorar a ingestão de água
Dar prioridade aos alimentos regionais
Se organizar para evitar o desperdício

'O ser humano se alimenta de alimentos e sentimentos', disse a nutricionista Sophie Deram, em frase famosa na área.

Parabéns a todos que escolheram essa linda profissão. A nutrição salva vidas!

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários