Bugonia é o filme mais maluco que você vai assistir no ano
Entendeu o final de Bugonia? Chances reais no Oscar 2026? Por que vale a pena assistir? Todos os detalhes aqui
Por Aline Oliveira, publicado em 09/02/2026 e atualizado hoje.Qual foi o filme mais maluco que você já assistiu na vida? Pois para pirar mesmo a cabeça, é só assistir 'Bugonia' (2025), nome de destaque no Oscar 2026. Aqui faço um mergulho completo neste filme. Com explicações para quem não entendeu o final. E explicando também por que vale a pena assistir 'Bugonia'.
Filme fala sobre o quê?
Conta a história de Michelle Fuller, a CEO do conglomerado farmacêutico Auxolith. Ela é sequestrada pelo teórico da conspiração Teddy Gatz e por seu primo autista, Don. A mãe de Teddy, Sandy, havia participado anteriormente de um ensaio clínico de um medicamento da Auxolith que a deixou em coma. Convencido de que Michelle não é humana, mas sim uma alienígena da raça Andromedana infiltrada na Terra para destruir a humanidade começando pelas abelhas, Teddy a mantém prisioneira em um porão, determinado a arrancar dela a verdade.
O que começa como uma história aparentemente delirante de teorias conspiratórias gradualmente se transforma em algo muito mais perturbador. Adaptado do cult sul-coreano Save the Green Planet! (2003) por Will Tracy, o filme narra uma trama sustentada através da ideia de uma paranoia conspiratória e crítica social, misturando comédia sombria com ficção científica.
Elenco e direção
O elenco do filme é encabeçado por Emma Stone, que repete com o diretor grego a parceria que lhe valeu o Oscar de Melhor Atriz em 2024, por Pobres Criaturas. Juntos, Yorgos Lanthimos e Stone também fizeram A Favorita e Tipos de Gentileza. Concorreu ao Oscar 2026 em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora. O diretor também assinou outro filme esquisitão: O Lagosta.
Outro nome forte do elenco é o de Jesse Plemons, que já havia trabalhado com Lanthimos em 'Tipos de Gentileza'. Ainda temos no elenco Aidan Delbis, Stavros Halkias e Alicia Silverstone.
A mensagem do filme Bugonia
'Bugonia' não é um filme fácil de digerir, e essa é precisamente sua intenção. Lanthimos constrói uma narrativa que funciona como espelho distorcido da sociedade contemporânea, explorando temas urgentes e desconfortáveis.
O que significa 'Bugonia'?
O próprio título carrega significado profundo. 'Bugonia', derivada do grego antigo e traduzida como 'nascimento do boi', descreve um ritual presente em textos clássicos como as Geórgicas de Virgílio. Esse rito envolvia sacrificar uma vaca para que abelhas supostamente surgissem espontaneamente de seu corpo - uma forma mística de renovar uma colmeia.
Entendeu o final de Bugonia? Eis a explicação
Alerta de spoiler ligado. Após negar durante todo o filme, Michelle finalmente admite a Teddy: ela é, de fato, a Imperatriz de Andrômeda, uma alienígena infiltrada na Terra. Michelle é apresentada como a imperatriz de sua espécie e estava na Terra para desenvolver um medicamento capaz de suprimir o lado mais violento e destrutivo dos humanos.
A ideia soa 'salvadora', mas carrega violência sofisticada - trata a humanidade como defeito a ser corrigido, não como espécie a ser compreendida.
Na noite de um eclipse lunar, Michelle promete levar Teddy até sua nave-mãe através de um teletransportador escondido em seu escritório. Mas Teddy veste um colete explosivo, planejando se sacrificar para destruí-la. Antes que o ato de fuga se concretize, porém, o dispositivo explosivo improvisado que Teddy carregava detona. A explosão mata o sequestrador na hora e lança sua cabeça contra Michelle.
Após ser resgatada, Michelle escapa da ambulância e retorna ao prédio da empresa. Com tranquilidade, aciona a calculadora que Teddy acreditava ser um disfarce e, no momento do acionamento, o dispositivo se revela realmente um transmissor. Michelle se teletransporta para uma nave alienígena idêntica às descrições feitas por Teddy. No desfecho, após os confrontos com Teddy e Don, Michelle conclui que a humanidade chegou ao limite. Ela rompe artificialmente a atmosfera terrestre, matando instantaneamente toda a população, mas poupando os animais.
O filme termina com uma longa montagem ao som de 'Where Have All the Flowers Gone?', de Marlene Dietrich, mostrando cadáveres espalhados por todo o globo. Mas em um twist de humor sombrio, a imagem final é esperançosa: abelhas finalmente retornando às suas colmeias.
A humanidade está condenada à autodestruição? Ou o único caminho para evitar a extinção existencial é viver com mais compaixão? São reflexões abertas pelo filme. A extinção humana pode ser vista como uma espécie de 'bugonia' - um sacrifício sem sangue através do qual a natureza teria chance de se regenerar.
Vale a pena assistir?
Sim! O filme mais maluco que você vai assistir neste ano. É um filme que desafia, perturba e incomoda. Mas para quem aprecia cinema autoral que não tem medo de fazer perguntas difíceis sobre nossa espécie e nosso futuro, é experiência obrigatória.