CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ Globoplay

Saúde mental no BBB 22: Especialista analisa

OsPaparazzi entrevista especialista em Relacionamentos. Psicólogo faz observações sobre o Big Brother Brasil 2022

Da Redação, publicado em 18/01/2022 e atualizado hoje.

Falamos sobre BBB 22 com o Dr. Alexander Bez, que é psicólogo e especialista em Relacionamentos pela Universidade de Miami. Ele também é especialista em Ansiedade e Síndrome do Pânico pela Universidade da Califórnia. Foram quatro temas principais sobre a saúde mental dos participantes no reality show da Rede Globo. Acompanhe a seguir as observações do especialista.

'As novelas não têm mais como superar essa realidade. Por isso os Reality Shows são mais atraentes, justamente pela falta de enredo previsível e pela falta de um roteiro. As novelas são fantasias - e esses modelos no momento não interessa muito ao aparelho mental das pessoas, especialmente numa época pandêmica, onde tudo o que as pessoas não querem é drama pesado, e com razão. Os realities dão uma nota de esperança e renovação pela superação dos conflitos em seus confinamentos, já as novelas pela irrealidade contextual, não provoca na mente a mesma “associação dinâmica positiva” a qual o momento pandêmico requer', introduziu.

A pandemia só alavancou ainda mais a necessidade de superação, vitória e aniquilação dos conflitos (como vencê-los? Muito simples: conquistando e ganhando). Ainda há toda uma íntima associação entre a saúde mental dos participantes e de seus fãs — que precisam estar adequadas para passar toda essa positividade psicológica aos fãs e para se manter íntegros dentro desse espaço controlado e vigiado.

Tadeu Schmidt apresenta a casa do BBB 22Foto: Reprodução/ Globoplay

'Caso contrário se a saúde mental não estiver adequadamente alinhada, não há associação com o público, porque tudo o que o povo quer e verdadeiramente necessita é ter a saúde mental de seu (sua) preferido (a), em ordem para q a torcida seja mais efetiva e justamente real que é o que a “demanda da interação participantes-público”, seja mesmo sacramentada'.

Torcidas apaixonadas no BBB 22

'A identificação psicológica se relaciona com o ideal de ação e de personalidade de cada um. É essa interação “inteiramente inconsciente”, que sustenta e dá o grau máximo da torcida. Porque, quando um telespectador vê ali, o seu fã — inconscientemente ele está vendo também a si mesmo, seja por ter as mesmas características (físicas, ou psicológicas); ou por aquele (a) participante ter aquele ideal que essa pessoa imagina para si. E é aí, que se aumentam a ligação sentimental, pelo torcedor (a), que constata através das ações de seu preferido (a), a efetivação da sua idealização, aumentando a torcida!'.

Pandemia e confinamento no BBB 22

'A pandemia deu um novo ar aos programas de reality. Principalmente por nós não estarmos podendo ter ainda a vida que nós conhecíamos até 03/2020, quando a pandemia fora decretada oficial pela OMS. Se em algum momento os realities, estiveram ameaçados pela estafa do mesmo molde após 20 anos, com a pandemia esta possibilidade no momento se extinguiu. Ao contrário, numa época de tanta incerteza pandêmica, composta por um vírus altamente letal, de inúmeras Fake News, os Reality Shows, trazem esperanças, mediante a tanto conflito carregado de ódio anotado nas Fake News!

Vale mencionar que os conflitos pandêmicos proporcionados pela atuação viral, junto com as Fake News e o Negacionismo Científico, de nada se equiparam aos conflitos pessoais que irão se intensificar nesse confinamento controlado, como e/ou pelos conflitos internos já trazidos por cada um, assim “dando aquele sabor de tempero completo”, que todos precisam na pandemia. Tanto os participantes para se esquecer um pouco de tanto sofrimento, como de tanto descaso de pessoas com poder de mídia, e dos fãs, por se aprofundar na programação e assim, ambas as instâncias ficam livre do pânico especialmente pandêmico, causado pela nova “ansiedade ômicron”.

Heróis e Vilões no BBB 22

'A verdade acima de tudo. Esse é o grande e único mote dos reality shows — a autenticidade. Ser real e autêntico! Caso contrário o programa perde a sua veracidade e cai numa esfera “melodramática”, e essa configuração é de novela, não de reality show. Que sem ser genuíno, perde-se a esfera do programa e também a confiança do povo. Que é tudo o que ninguém quer. É um jogo, mas é o “Jogo da Verdade”, que irá vencer a prova', concluiu.

Compartilhe com um amigo!

Comentários