CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ Netflix

Por que a série Atypical é perfeita e inesquecível

Assisti às quatro temporadas de Atypical na Netflix e posso afirmar: você sai diferente depois de mergulhar nesta experiência

Por Ana Carolina, publicado em 14/09/2021 e atualizado hoje.

Maratonei a série Atypical, da Netflix, em poucos dias. Depois me arrependi da velocidade. Deveria ter desfrutado com mais calma. Atypical entrou para a minha lista das melhores séries da Netflix para chorar, rir e me emocionar. Aqui falo sobre todas as temporadas da série (são quatro) com críticas e curiosidades. Sobre o final de Atypical (você entendeu? gostou do final? o que achou do último capítulo da quarta temporada?). E ainda faço coro ao pedido de uma nova temporada, a temporada 5. Merecemos! Nunca te pedi nada, Dona Netflix ;)

Assistir Atypical vale a pena

A série fala sobre o quê? Vamos lá. A série mistura comédia e drama. Apresentando a história de Sam Gardner (Keir Gilchrist), um jovem autista de 18 anos de idade que está em busca de sua própria independência. Como será com a primeira namorada? E a mudança da escola para a faculdade? Como é o relacionamento com amigos no trabalho? Quais são as ansiedades do jovem nesta idade, misturando dramas familiares e casos do cotidiano?

'Aprendemos a lidar com as dificuldades da vida e descobrimos que o significado de 'ser um pessoa normal' não é tão óbvio assim', diz a sinopse da série.

A série tem criação e direção de Robia Rashid. No elenco estão Keir Gilchrist, Jennifer Jason Leigh, Brigette Lundy-Paine, entre outros nomes. A temporada 1 foi lançada em 2017. Com 8 episódios. A temporada 2 contou com 10 episódios (2018). A temporada 3 repetiu a dose com 10 episódios (2019). E, por fim, tivemos a temporada 4 com mais 10 episódios (2020).

A família Gardner e o elenco

A família Gardner é formada assim: Sam Gardner (nosso protagonista) - Keir Gilchrist, Elsa Gardner (a mãe) - Jennifer Jason Leigh, Casey Gardner (a irmã) - Brigette Lundy-Paine e Doug Gardner (o pai) - Michael Rapaport. A química entre os atores fica impressionante com o passar dos episódios. Outros destaques vão para Nik Dodani (Zahid Raja, melhor amigo de Sam), Graham Rogers (Evan Chapin, namorado de Casey), Jenna Boyd (Paige Hardawa, a namorada de Sam) e Fivel Stewart (Izzie Taylor, namorada de Casey).

Mas quem é quem no elenco de Atypical? Quem são os destaques? Aqueles mais elogiados nas resenhas e críticas, são:

Quem é quem em Atypical

Keir Gilchrist, o Sam, nosso protagonista, é um show à parte. Você mergulha nos pensamentos dele com a força do roteiro. E passa a enxergar o mundo de acordo com a sua visão. Observando curiosidades em pinguins e nas milhões de coisas que ele sabe sobre o mundo da Antártica. Cada capítulo tem uma lição de moral específica, uma mensagem para reflexão. Sam Gardner vai te fazer rir e chorar ao mesmo tempo em várias cenas.

Uma curiosidade: Keir, na vida real, não tem o espectro de autista. Alguns críticos pediram um ator com autismo no papel. Mas a diretora Robia Rashid elogia muito o trabalho do ator.
Jennifer Jason Leigh, Elsa Gardner (a mãe) é um personagem marcante. Há temporadas e episódios que você quer estrangular a Elsa. Porque ela está traindo o marido numa aventura. Porque ela está atrapalhando o filho ou a filha em suas criações. Mas, logo em seguida, você perdoa Elsa. Passa a entendê-la. Descobre como foi o relacionamento dela com a mãe. Descobre o passado e passa a entender o seu presente. Uma mãezona que faz de tudo pela família. Faz de tudo para ver os filhos bem.

Mas, como toda mãe, e como todos nós, tem os seus defeitos e os seus momentos ruins.
Brigette Lundy-Paine, Casey Gardner (a irmã) é um personagem muito fácil de se apaixonar. Uma atleta brilhante e dedicada. É fera nas pistas de atletismo. Tem um jeito muito particular de se relacionar com o irmão. Ao mesmo tempo que dá um cascudo, tapa na cabeça - dá também um abraço de carinho e amor. A relação dela com a mãe chega a ser engraçada de tão difícil. Tem comentários ácidos e sarcásticos com a mãe. O que está passando pela cabeça dela?

Não está feliz com a nova escola? Não se sente completa com o namorado? Ela se descobriu com a namorada? São diversos mistérios e incertezas que vamos acompanhando.
Michael Rapaport, Doug Gardner (o pai) é um personagem muito forte em toda série. Queremos entender o que falta ao seu casamento. Onde foi que ele errou para deixar acontecer a traição? Também presenciamos um amigo leal e bondoso. Que sente um luto gigante com a morte de seu melhor amigo de trabalho. No relacionamento com os filhos, ele chegou a abandonar Sam após o nascimento. Descobriu que o filho tinha autismo e se mandou. Depois se transforma num pai gigante. Entre erros e acertos.

Chega a arrumar um emprego para o namorado da filha. Chega a arrumar brigas com a namorada da filha. Mas, no capítulo final da quarta temporada, abandona tudo para participar da realização do sonho do filho Sam.
Nik Dodani, o Zahid Raja, melhor amigo de Sam, é quem garante as melhores risadas da série. Um comediante nato. Figuraça! A namorada maluca, o problema de saúde, as dicas amorosas para Sam. Zahid Raja é um personagem marcante da série.
Jenna Boyd, a Paige Hardawa, namorada de Sam, também é uma comediante nata. As cenas misturam romance com humor e leveza. O primeiro beijo, a primeira noite juntos, a dificuldade com o trabalho ruim - fantasiada de batata, enfim, são diversos momentos especiais.

Cenas românticas de Casey e Izzie em Atypical.
Fivel Stewart, a Izzie Taylor, a namorada de Casey, é o nosso último destaque. O romance de Izzie e Casey na série é lindo. Elas souberam contar a história de uma forma leve, romântica e especial. Uma amizade que se tornou amor verdadeiro. Um amor repleto de diferenças. E, ao final, uma dando força para a outra.

Críticas Atypical

As críticas são as melhores possíveis. O portal Omelete deu 4 ovos para a última temporada (ótimo). Destacando o lado sensível da série. No portal de críticas internacionais, o Rotten Tomatoes, temos 80% de avaliação positiva da crítica. No IMDB, a nota foi de 8,3 estrelas. No Adoro Cinema, a média dos usuários era de 4 estrelas. E, por fim, destaco as resenhas sobre a série no Google. O 'resumo da avaliação do público' estava em 4,9 estrelas no momento em que consultamos.

'Uma das melhores séries de todas! Os personagens e relacionamentos são profundos e humanos. As questões de aceitar as diferenças, não só nos outros mas em si mesmo, de lidar com limitações e com mudanças significativas na vida, a necessidade e a capacidade de fazer escolhas estão em todos os aspectos. Os valores vão sendo questionados e construídos ao longo da série, várias vezes, como acontece na vida. Difícil não se apaixonar', resumiu a internauta Maria Cecília, nas resenhas do Google.

Quarta temporada, o final de Atypical

Agora vamos para o capítulo 10 da quarta temporada. O último capítulo de Atypical. O último episódio. O adeus :(

Trailer da temporada final de Atypical.

O capítulo se chama Sobremesa no Restaurante. Uma despedida de doer o coração. 'Sam lida com uma grande decepção. Casey discorda de Elsa sobre os planos para a faculdade. Um sonho recorrente aborrece Doug', diz a sinopse do episódio.

Em resumo, com spoilers, temos Sam embarcando na viagem para a Antártica com o pai. Ele termina o namoro com Paige. E embarca no maior sonho da sua vida. Casey está de volta para a antiga escola. E com planos para seguir no atletismo e seguir também com o namoro. Mas, desta vez, a namorada ficará longe - na outra escola. A mãe Elsa está com o coração na mão. Mas feliz por descobrir que toda a família está feliz.

Foi um final emocionante. Acolhedor. Os fãs se sentiram abraçados e com uma despedida digna. Porém, ah, porém. Atypical mereceria novas temporadas e novos episódios. Os números das críticas são positivos. Muitos elogios, muitos fãs pedindo episódios inéditos e a quinta temporada. Estarei sempre na torcida e não desistindo nunca de ver os personagens da família Gardner novamente.

Momentos românticos das namoradas Casey e Izzie.

Nova temporada de Atypical?

A Netflix já se pronunciou oficialmente explicando que a quarta temporada foi a última de Atypical. Mas brasileiro não desiste nunca. Então vou fantasiar aqui um possível retorno. A quinta temporada começando com os perrengues de Sam na Antártica. Mostrando as novas aventuras de Casey na escola. A solidão de Elsa em casa. Entre outros tantos destaques.

Se você também é fã de Atypical e se identificou com este artigo, compartilhe com mais pessoas que possam gostar.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Ana Carolina
Apaixonada por criar conteúdo na área de entretenimento e pesquisar histórias de vida inspiradoras, Carol Oliveira é assessora de comunicação de cantores famosos e especialista na área de redes sociais. A repórter de OsPaparazzi adora aprender com as personalidades que entrevista.
Comentários