CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Aline Oliveira

Como melhorar a confiança dos filhos crianças

Vamos falar sobre autoconfiança com as crianças aqui em Pais e Filhos. Quais são as principais dicas?

Por Aline Oliveira, publicado em 12/07/2021 e atualizado hoje.

O primeiro passo para criar filhos confiantes, na minha opinião, é ter pais confiantes por perto. Aquela ideia da inspiração no espelho. Tenha os melhores exemplos no seu dia a dia. Porque provavelmente seus filhos vão te copiar. Mas como melhorar a autoconfiança dos filhos crianças na prática? Vamos com as dicas que separei aqui para vocês.

Começo com os temas que você deve promover sempre entre as crianças. Valorização dos pequenos feitos, comemorando em todos os gols marcados. Identifique as qualidades e talentos dos filhos. E dê destaque para isso. Segundo ponto é a inspiração. Estimule as crianças para que elas possam ir em busca de ser a pessoa que tanto admiram. A terceira dica está em correr riscos. É se desafiar mais no dia a dia. As crianças e os pais vão se surpreender.

Na linha do otimismo, o principal ponto é olhar o copo meio cheio. Apreciando as pequenas conquistas diárias.

Agora vamos para o que você deve evitar. Evite o criticismo entre as crianças. Isso pode virar uma autossabotagem. Evite também as comparações. Ah, mas aquela criança já está lendo e escrevendo. Ah, mas aquele amiguinho da escola já está no time de futebol da escola. Deixa pra lá. Comparações nunca são bem-vindas. Isso te leva ao desânimo e às frustrações.

Também evite a zona de conforto. Essa zona dá a sensação de que você não é capaz de realizar mais nada de diferente. É preciso tirar as crianças da zona de conforto e promover desafios constantes.

Na linha do pessimismo, nunca olhe o copo meio vazio. Pare já com esse olhar negativo e foque nos aprendizados diários.

O psicólogo Fábio Soares falou sobre como melhorar a confiança dos filhos. 'Primeiro é importante lembrar que eles são crianças. Então o melhor a fazer e deixá-los livres, aproveitando a infância com brincadeiras e descobertas. E é através dessas brincadeiras e descobertas que você vai trabalhando com o otimismo dos filhos. Dando o exemplo e mostrando a eles o quanto são especiais. É com este carinho e atenção que você vai criar filhos confiantes e otimistas', observou.

Mas e com vocês? Queria ouvir a opinião de outras mães e pais a respeito da autoconfiança dos filhos. Por isso deixo abaixo o espaço aberto para comentários e opiniões. Vamos trocar dicas e experiências para uma melhor criação dos nossos filhos.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários