CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Aline Oliveira

Meus pais são muito religiosos. Quero dicas

Falamos sobre religião como influência no convívio familiar. Filhos de pais com religiões diferentes? Como lidar com pais religiosos? Contamos tudo.

Por Aline Oliveira, publicado em 10/02/2021 e atualizado hoje.

Este artigo é para você que tem pais muito religiosos. Quer conselhos e dicas para melhorar esse relacionamento? Acompanhe a seguir. Aqui em Pais e Filhos nós reunimos dicas de maternidade, paternidade, mas também informações para os filhos. A religião como influência no convívio familiar. Como lidar com pais religiosos? E filhos de pais com religiões diferentes? Acompanhe as reflexões a seguir. Ao final, deixo uma homenagem pessoal e uma oração para Nossa Senhora de Lourdes (que carrego no sobrenome). O Dia de Nossa Senhora de Lourdes é 11 de fevereiro.

Pais muito religiosos

O e-mail que chegou com esta sugestão de tema pede para não ser identificado. Mas explica que tem dificuldades para explicar aos pais que não é tão religioso quanto eles. Mostro um trecho deste email aqui:

'Meus pais são muito religiosos. Muito mesmo. Vão juntos à missa todos os domingos. Não assistem determinados tipos de programa de televisão, porque a religião não permite. Todo jantar ou reunião familiar tem a pausa para a oração. Pra mim, como filho, é complicado, porque não sou tão religioso assim'.

Ouvi o psicólogo Fábio Soares sobre este tema. Ele explica que os pais criam os filhos para o mundo. Para serem individuais e independentes. É claro que os pais têm o papel de educar e influenciar os filhos para os melhores caminhos. Mas impôr uma religião é como exigir que o filho torça para determinado time de futebol. O filho precisa tomar a sua decisão e ouvir o seu coração.

'A dica para os pais que querem que os filhos sigam a mesma religião é simples: deem o exemplo; mostrem para os filhos que essa religião tem todos esses pontos positivos; é preciso demonstrar de forma natural para que os filhos se apaixonem pela religião. Já a dica para os filhos com pais religiosos: seja verdadeiro com seus pais, mas sem faltar com carinho e educação. Eles querem o melhor para você. Uma saída amigável, por exemplo, é explicar para os pais o quanto a religião fez a diferença para a sua educação; mas que você acredita nisso, nisso e nisso'.

Será que vale a pena ir à missa forçado somente para agradar os pais? Seja verdadeiro. Mas com jeitinho. Meus pais vão ao culto e eu não gosto de assistir ao culto. Explique a eles quais são as suas crenças, as suas filosofias de vida. Mas lembrem-se: respeito aos pais é fundamental, sempre. Pai é pai. Mãe é mãe. Amor e respeito estão à frente.

Outra dica interessante é pedir ajuda de algum familiar ou de algum membro da religião para explicar aos pais que você não se sente confortável com determinada atitude.

Observações importantes: cada caso é um caso; não há uma regra certa para ajustar as coisas; a principal orientação é estabelecer uma comunicação limpa e transparente entre pais e filhos.

Filhos de pais com religiões diferentes

Aí pode ser um pouco mais fácil. Qual é a religião que você quer seguir? Ou: qual é a sua linha espiritual? Respondida essa pergunta internamente, é hora de explicar aos pais. Detalhando para a mãe por que você não vai seguir determinada religião; ou explicando ao pai que se identifica mais com a religião da mãe. Ou explicando que se sente confortável acompanhando as duas religiões. E ainda: que não se sente confortável com nenhuma delas.

Lidando com pais religiosos

Nosso leitor usou a palavra vergonha para explicar como se sente com a religião dos pais. Bem, bem, bem. Vamos com calma. A minha observação é a seguinte: perdi uma amiga de trabalho em fevereiro de 2021 por causa de um acidente de carro; vários pais de diferentes religiões se reuniram para agendar uma noite de orações para essa amiga; presenciei minha filha comentando com outra coleguinha: 'Nossa, você viu que legal as orações para ela?'; a amiga respondeu: 'Pois é, minha mãe é ateia, então não sei muito o que é religião e como são essas orações'.

Entendem como é complexo? Meus pais são religiosos demais e eu reclamo. Meus pais são ateus e eu reclamo. Enfim, essa é a minha opinião: pais educam os filhos da melhor forma que acreditam; filhos escutam os pais, mas desenvolvem suas próprias vidas e individualidades. Posso ser católica e minha filha ser espírita. Posso ser crente e meu filho ateu. Faz parte. É a vida. Mas amor e respeito precisam prevalecer sempre.

Oração para Nossa Senhora de Lourdes

Este artigo é uma singela homenagem para a minha amiga que se foi. Rezo por ela e pelos filhos que ficaram. A notícia estraçalhou nossos corações. Torcedora do Palmeiras, como meu marido. Apaixonada por futebol, como eu. Quantas vezes lutamos juntas, pelo WhatsApp, para que o nosso futebol feminino de domingo acontecesse. Se havia um time muito forte e outro mais fraco, ela ia lá e trocava de colete para que todas se divertissem mais. Se faltava uma goleira, ela calçava as luvas e ia brincar no gol. Nossas filhas brincavam no banco de reservas de massinha e depois ouvíamos o dono do society reclamar da sujeira. A vida é um sopro. E vou lembrar sempre do seu sorriso.

'Ó Virgem puríssima, Nossa Senhora de Lourdes. Que vos dignastes aparecer a Bernadete, no lugar solitário de uma gruta, para nos lembrar que é no sossego e recolhimento que Deus nos fala. E nós falamos com Ele. Ajudai-nos a encontrar o sossego e a paz da alma. Que nos ajudem a conservar-nos sempre unidos em Deus. Nossa Senhora da Gruta de Lourdes, abençoe a família da minha amiga. E também a sua chegada até aí. Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós'.

Padre Afonso Alves nos explica: 'Nossa Senhora de Lourdes é a padroeira dos doentes. Seu santuário está localizado na cidade de Lourdes, na França'. 

Filhos, aproveitem seus pais. Pais, aproveitem seus filhos. Amém.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários