CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Como identificar alguém com altas capacidades

Superdotação, altas habilidades. O que você sabe sobre esse tema? Conheça o impacto positivo da estimulação cognitiva na identificação precoce da condição

Por Aline Oliveira, publicado em 11/08/2025 e atualizado hoje.

Você sabia que o Brasil conta com 44.171 crianças e adolescentes com altas habilidades / superdotação matriculados na educação básica? As informações são do Censo Escolar mais recente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas). Aqui em Pais e Filhos, compartilhamos um material muito interessante destacado pela Supera (Ginástica para o Cérebro), de São José dos Campos. Explicando como identificar um jovem com altas capacidades (ou altas habilidades).

Vale a pena conferir a programação desta Live especial! Obrigada equipe Supera por compartilhar o material conosco.

Especialistas alertam que a sem a identificação da condição na infância e adolescência, principalmente pelo fato dos sinais serem confundidos com Transtorno do Espectro Autista(TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), pode elevar ainda mais o número de pessoas com a condição, não só na infância, mas também na fase adulta.

Além do QI: desafios reais da superdotação

Para entender a superdotação sob a ótica da ciência, esclarecer mitos e debater a importância da descoberta precoce, seja em casa ou no ambiente escolar, o Supera realiza a Live “Além do QI: desafios reais da superdotação”, dia 12 de agosto, terça-feira, a partir das 19h30. A transmissão ao vivo está disponível pelo canal do Método Supera no YouTube (@metodosupera), a partir do cadastro gratuito no site Método Supera.

A ação on-line será mediada pela diretora pedagógica do Supera, Patrícia Lessa, e terá uma programação especial com as principais questões sobre o desafio do tema “altas capacidades” no dia a dia de pais, educadores e especialistas.

Programação

19h30 | Abertura
Tema: Superdotação e altas habilidades. Contexto Brasil e mundo, importância da identificação precoce e como o Mensa atua.

Carlos Eduardo Fonseca - Presidente Mensa Brasil, Executivo especializado em comunicação, jornalismo e relações institucionais graduado em Comunicação Social com passagens em órgãos públicos e privados. Atualmente é presidente da Mensa Brasil.

Tema: TEA, TDAH e altas habilidades. Como identificar, quais as diferenças e quais as necessidades específicas de cada um.

Dra. Fabrícia Signorelli - Psiquiatra no Ambulatório TDAH da UNIFESP, Médica graduada pela Faculdade de Medicina de Jundiaí(SP). Realizou residência médica em Psiquiatria na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e é mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Tema: Desafios da mulher superdotada

Geovanna Tominaga, Escritora, mãe, apresentadora, mulher superdotada e colunista da Revista Pais e Filhos. Especializada em Neurociência, Educação e Desenvolvimento Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

A superdotação ou altas habilidades é uma condição do neurodesenvolvimento, marcada por aprender acelerado, curiosidade e vontade de aprender, intensidade emocional, perfeccionismo, alta empatia, senso de justiça bem aflorado, comportamento questionador, alto nível de energia (física ou intelectual), além de gaps entre a idade cronológica e a cognição.

O Supera é um método de estimulação cognitiva voltado para pessoas de todas as idades. Presente em mais de 250 franquias em todo o Brasil.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários