CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Aline Oliveira/ OsPaparazzi

Hotéis para crianças na quarentena: veja cuidados

Hotéis e resorts abrem com muita precaução; vai viajar com os filhos? Veja dicas para hospedagem segura

Por Aline Oliveira, publicado em 05/06/2020.
Após período de portas fechadas, por conta da quarentena, hotéis e resorts voltaram a funcionar em todo Brasil a partir deste dia 5 de junho. Aqui no canal Pais e Filhos, quero falar sobre hotéis para crianças neste período de quarentena. Você tem coragem de viajar com os seus filhos neste momento? Vamos lá!

Começo citando um post do Instagram do Tauá Hotel e Resorts, de Atibaia. O canal oficial explica que vai abrir as portas do hotel para receber famílias tomando todas as precauções. Mas muitos seguidores perguntaram quais seriam essas precauções. Conversei com a Mônica Fontes, presidente do Atibaia e Região Convention Bureau. E ela me passou as normas estabelecidas na cidade para todos os hotéis, pousadas e resorts.

Principais cuidados


Ao chegar ao hotel, o hóspede passará por um medidor de febre. Tem mais de 37,5 graus? Então não pode entrar. Álcool gel, higienização constante, limpeza e evitando aglomerações. Um detalhe: grandes hotéis terão no máximo 30% de sua capacidade de quartos ocupados. Hotéis médios o número sobe para 40%. E pequenos hotéis e pousadas, o número fica em 50%.
Tauá Aquapark Indoor Parque Aquático de AtibaiaFoto: Divulgação

Os hotéis e resorts seguem as recomendações do governo do estado de São Paulo.

Café da manhã, almoço e jantar: não tem buffet para se servir. É comida a la carte. Cada família tem uma mesa específica. 'O principal objetivo neste momento é o treinamento dos funcionários com capacidades reduzidas. Tem que ser aos poucos. Tomando todos os cuidados para preservar hóspedes e funcionários', explicou Mônica.

O uso de máscaras é obrigatório dentro dos hotéis. Neste dia 5 de junho, reabriram, por exemplo, Tauá Atibaia e Bourbon Atibaia - os dois resorts mais famosos da cidade. Outros hotéis como Atibaia Residence Hotel & Resort, Vila Santo Agostinho e Hotel Fazenda Hípica ainda esperam mais um pouco para a retomada.

+ Conheça os melhores hotéis de Atibaia com filhos

Tem coragem de viajar para hotéis com os filhos agora?


Em conversa com pessoas que amam viajar com os filhos, esse é o principal questionamento. Nós entendemos que todos os cuidados possíveis são tomados. Os hotéis que citei aqui, por exemplo, são sensacionais. Tomam todos os cuidados do mundo. Mas mesmo assim a preocupação é grande. Não há como esconder. É interessante acompanharmos como será o treinamento desses profissionais com ocupações reduzidas. Por aqui, estaremos sempre torcendo para que tudo possa passar logo. E que em breve essa pandemia possa ir embora. Temos que ter fé.

Café da manhã, almoço e janta no hotel ou resort


Abaixo destaco parte do documento enviado pelo Convention Bureau:

As atividades de alimentos e bebidas disponíveis nos meios de hospedagem deverão cumprir as seguintes normas específicas:

'Uso de máscara obrigatório para clientes e garçons; disponibilizar álcool gel 70% na entrada e balcões; manter ambientes bem ventilados, com portas e janelas abertas, sempre que possível; em ambientes climatizados, manter o ar-condicionado com os filtros e dutos regularmente limpos e a manutenção em dia; diminuir a capacidade de público do estabelecimento, de modo que seja possível manter distanciamento mínimo entre as mesas (2 metros) e cadeiras (1 metro), como também nos ambientes de espera e filas de caixas, com demarcação no piso; os restaurantes com espaços reduzidos e com pouca ventilação natural devem trabalhar com agendamento de horários para evitar superlotação'.

Atibaia Residence Hotel & Resort


O Atibaia Residence Hotel & Resort agendou para o dia 11 de junho a reabertura. Com as seguintes precauções:

Limitamos o número de hóspedes; Capacitamos a equipe operacional; Reforçamos a proteção de visitantes, colaboradores e hóspedes; Revisamos todos os protocolos de higiene; Dispenser de álcool gel vertical; Tapete higienizador; Todos os hóspedes ganham uma máscara de tecido na entrada; Medição da temperatura de todos na entrada; Rodízio de no mínimo 72 horas entre hóspedes; Selo de controle de higienização; Equipe de desinfecção ambiental em todos os ambientes 2 vezes ao dia com o melhor produto que existe, utilizado em hospital; Ambientes ventilados, distância segura entre mesas; Mudança na rotina do restaurante (um profissional equipado corretamente irá servir cada hóspede individualmente).
Higienização para reabertura do Atibaia Residence Hotel & Resort no período da quarentenaFoto: Atibaia Residence
Higienização para reabertura do Atibaia Residence Hotel & Resort no período da quarentenaFoto: Atibaia Residence

Bourbon Atibaia


O Bourbon Atibaia Resort anunciou a abertura do resort para o dia 5 de junho. Com número de quartos reduzidos, a perspectiva é de que o número aumente gradativamente de acordo com a procura. A empresa nos enviou o seguinte comunicado: 'Respeitando as normas impostas pelo Governo Municipal e seguindo todas as orientações dos órgãos competentes, a Rede Bourbon revisou todos os seus protocolos de segurança e higienização e criou um Manual de Boas Práticas para garantir o bem-estar de hóspedes e funcionários'.

No Bourbon Atibaia Resort os locais abertos como quadras, trilhas ecológicas, sitio do vovô com espaço do Chico Bento, entre outros, estarão operando de acordo com todas as orientações recomendadas. Espaços internos funcionam com acessos controlados e/ou com agendamento prévio.
Bourbon Atibaia Hotel em foto durante a quarentenaFoto: Bourbon Atibaia Hotel

Considerações finais


Se você vai viajar com crianças na quarentena para hotéis ou resorts, compartilhe sua experiência conosco. Que saudade de viajar com as crianças. Ah, e um detalhe: temos férias de julho de 2020 com algumas escolas ainda paradas. Vamos ver como serão as férias também nos hotéis e resorts.

meu contato é aline@ospaparazzi.com.br

Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários