CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Saiba como seu gato demonstra afeto por você

Conheça algumas peculiaridades dos gatos e saiba como os gatos demonstram carinho

Da Redação, publicado em 05/07/2012.
Você sabe como é, o gato está no seu colo, tudo parece bem e, de repente, sem motivo algum, ele começa a 'afofar' sua barriga, como se fosse uma massa de pão. Aguns dão outros nomes para esse comportamento, como 'fazer fofinho' e 'tocar pianinho'. O gato pode até morder você suavemente ou cutúcá-lo com as garras afiadas. Você sabe por que os gatos fazem isso?

Demonstrando afeto
Ao afofar você, o gato está demonstrando afeto. É assim que ele fazia no corpo quente da mãe, pressionando suas glândulas mamárias com as patas a fim de estimular a liberação do leite. Alguns gatos costumam babar enquanto fazem isso e, em geral, também emitem um ronrom. Portanto, se seu gato tiver subitamente o ímpeto de golpeá-lo, deixe-o saciar a vontade.
Gato 'afofando', ou 'tocando pianinho'Foto: Divulgação
Mordiscar afetuosamente enquanto ronronam é comum, porém morder forte é outra questão, que deve ser repreendida. Talvez ele esteja tentando atrair sua atenção ou então exercendo a chamada agressão animal. Gatos não se lambem uns aos outros por muito tempo, portanto uma ou duas mordidelas na sua mão sinalizam: 'Já é suficiente. Pare, já estou bem limpinho'.

Se o gato lhe enfia as garras quando está no seu colo afofando, treine-o para retraí-las. Bata levemente em suas patas com um dedo até que as garras se retraiam, enquanto o elogia com um tom de voz bem suave. Você pode até dar um biscoitinho para gatos como recompensa. Continue repetindo esse treinamento simples sempre que necessário e é quase certo que ele aprenderá a manter as garras encolhidas.

Geralmente isso leva uma ou duas semanas, embora alguns animais precisem de vários meses para responder ao treinamento. Isso só demanda a repetição paciente e recompensas em forma de elogios e guloseimas.
Os gatos brincam de dar leves mordidas, uma forma de demonstrar afetoFoto: Divulgação
Curiosidade sobre dentição dos gatos
Às vezes um gato com idade entre três semanas e seis meses pode lhe morder. Isso pode acontecer por problemas de dentição. Quando os dentes dos gatos começarem a surgir, dê ao animal objetos apropriados, como mordedores e brinquedos especiais para esse fim.
Com elogios, estimule-o a mordê-los, fazendo-o desistir de testar os novos dentes em seu corpo (experimente soprar forte a face do gato, mas jamais bater). Saiba também que os gatos são capazes de idenficar nossos sentimentos.

Compartilhe com um amigo!
Comentários