CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Akita Inu: raça cachorro companheiro

Conheça a raça de cachorro Akita Inu

Da Redação, publicado em 10/02/2012.
Akita também conhecido por Akita Inu ou Shishi Inu, é considerada a maior raça de origem japonesa de cães. A família dessa raça é composta por outras variedades, como: Shiba Inu, Hokkaido Inu, Kai Inu, Tosa Inu, Shikoku Inu e Kishu Inu. A história do Akita japonês é muito antiga, ao longo dos tempos, vários papéis eles desempenharam, inicialmente foram utilizados para caça, principalmente de javalis, ursos e veados, sendo capaz de trabalhar até mesmo com muita neve. Quanto ao desenvolvimento da raça, não se tem registros precisos, apenas deduções sobre vários cruzamentos com outras raças de cães, o que lhe foi conferindo características físicas variáveis.
O Akita Inu é muito apegado ao dono, por isso, são conhecidos como 'cães de um dono só'Foto: Divulgação
A primeira Guerra Mundial foi um período difícil para o desenvolvimento da raça, assim foi para outras raças também, muitos morreram de fome e o perigo de extinção chegou a ameaçar a estirpe. Porem, em 1931 alguns Akitas foram encontrados, possivelmente cães que não estavam ligados as batalhas, o que contribuiu para uma futura seleção para a raça.

A raça Akita Inu ganhou fama e se tornou muito conhecida por causa de um ocorrido, um Akita que esperou pelo seu dono até a morte, sem saber que ele havia falecido longe de casa, situação que virou filme, Sempre ao seu Lado, 2009. Interpretado pelo ator Richard Gere.
E um monumento foi construído na região Norte do Japão e em 1931, o Akita foi nomeado pelo governo japonês como riqueza e monumento nacional.
O ator Richard Gere e o cachorro Akita Inu, no filme Sempre ao Seu LadoFoto: Divulgação
Em 1927, foi fundada a Sociedade Protetora do Akita Inu, o que contribuiu bastante para a criação da raça e, sobretudo para a sobrevivência da linhagem. Em 1937, o Akita Inu chega aos Estados Unidos, porem passaram por outra fase crítica na década de 40, a segunda Guerra Mundial, sua pelagem e carne foram muito utilizadas. Somente em tempos de paz que a raça pode ser melhor desenvolvida, simultaneamente no Japão e nos Estados Unidos. Em 1956, foi fundado o Akita Club of America, mas só em 1972, é que a raça começa a ser registada no Livro de origens do Kennel Club. Atualmente, estes cães são mantidos, sobretudo como animais de estimação, mas continuam a ser utilizados pela polícia, em terapia e como cães de guarda.

A raça Akita possui aparência de lobo, seu peso varia entre 35 e 40 quilos. O aspecto geral do Akita é imponente, robusto e nobre, devendo ser bem proporcionado. O focinho é potente e afilado, mas jamais pontudo, com cana nasal reta e curta. Dentes fortes, com mordedura em tesoura, nunca prognatas. Os olhos são levemente pequenos e triangulares, as orelhas são portadas eretas, ligeiramente inclinadas para frente. A cauda é grossa e forte, com seu comprimento chegando até o jarrete, mas deve portar-se enrolada sobre o dorso.
A raça Akita Inu são ótimos companheiros e muito carinhosoFoto: Divulgação
O Akita Inu tem o temperamento dócil, é corajoso e paciente, indicado para o convívio com crianças. Não costumam latir muito e são seguros de si. Apresenta também temperamento bastante possessivo com seu território e seu dono, tornando-se bons guardiões. São considerados 'cães de um dono só', o Akita Inu tem muita dificuldade em se adaptar com um novo dono, para o cachorro, isso é um sofrimento.

O Akita é originário de regiões frias e úmidas, e como a raça possui pêlos e subpêlos, os banhos podem ser feitos uma vez por mês, porem, escovação da pelagem uma vez por semana ajuda a mante-los limpos por mais tempo. Um filhote de Akita Inu custa entre R$ 700,00 e R$ 1 mil e deve ser adquirido em um canil de confiança e com pedigree.


Curta Bicho Animal e receba noticias de cães e outros bichinhos


Comentários