CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Cocker Spaniel é alegre e muito carinhoso

Conheça a raça de cachorro Cocker Spaniel Inglês

Da Redação, publicado em 27/02/2012.
A raça Cocker Spaniel Inglês possui temperamento alegre que já vem da natureza desse cachorro, também são destemidos e enfrentam qualquer tipo de terreno. Sua característica dócil e afetuoso não nega a paixão que sente pelo dono. O Cocker Spaniel Inglês é carente e não gosta de ficar muito tempo sozinho.

A característica do Cocker Spaniel Inglês que atrai bastante seu dono é a lealdade e inteligencia que a raça demostra. Alguns têm mania de morder, mas é só um jeito de brincar com o dono. O Cocker Spaniel precisa viver em um ambiente cercado de afeto e carinho, assim eles crescem mais equilibrados, qualquer cão criado sob stress e violência demonstram ser mais agressivos e no caso do Cocker, precisam ainda mais de atenção, pois são carentes.

A raça Cocker Spaniel é robusta, esportiva, com aspecto compacto e algumas características do padrão oficial são: A trufa é bem larga para favorecer a capacidade do faro e o focinho é quadrado. Os olhos são cheios, mas não proeminentes de cor marrom escuro, jamais claros, apenas nos cães de cor fígado, fígado ruão e fígado e brando os olhos são de cor avelã escura, em harmonia com a pelagem, com expressão de inteligência e meiguice, porém alerta, esperto e brilhante. As pálpebras são bem ajustadas. As orelhas do Cocker são lobulares, de inserção baixa, no nível dos olhos. Couro fino, estendendo-se até a ponta da trufa. Bem revestidas com pelos longos, lisos e sedosos.
Filhotes de Cocker Spaniel Inglês são brincalhões e companheirosFoto: Divulgação
A cauda do Cocker Spaniel Inglês é inserida ligeiramente abaixo da linha do dorso. Deve ser alegre em movimento e portada em nível, nunca voltada para cima. Anteriormente era costume o corte da cauda. Se for cortada, não deve ser tão curta a ponto de não se ver, nem tão longa para interferir na sua ação incessante e alegre quando em trabalho.

A cauda natural do Cocker (não cortada) deve ser levemente curvada, de comprimento moderado, proporcional ao tamanho do corpo dando uma aparência geral equilibrada e não deve ir além do jarrete. A raiz da cauda deve ser forte e vai afinando até a ponta, que deve ser fina. A pelagem da cauda deve ser bem franjada, em harmonia com a pelagem do corpo. Sempre em movimento vivaz é portada em um plano não mais elevado que o nível do dorso e nunca tão baixo que indique timidez.

O andar do Cocker Spaniel Inglês deve ser fluente e com grande propulsão. O pêlo é liso, de textura sedosa, jamais de arame ou ondulado, não muito abundante e nunca encaracolado. Bem franjado nos anteriores, corpo e acima dos jarretes. São várias as cores da pelagem, nas cores sólidas, só é permitida a cor branca no peito. O Cocker Spaniel Inglês pode pesar de 12,5 à 15,5 quilos e o tamanho do macho varia de 39 à 41 cm e as fêmeas de 38 à 39 cm.

Alguns cuidados com o Cocker Spaniel Inglês: apesar de a pelagem ser pouco comprida, existe a possibilidade de tosar ou apenas ser aparado, depende do gosto do dono. A pelagem deve ser escovada diariamente, por questões de higiene. No banho, o dono deve ter muito cuidado com o ouvido do Cocker, não deixar entrar água, já que essa raça é propensa à fortes dores de ouvido, ao evitar o contado da água nos ouvidos também evita as infecções (otite). Caso isto aconteça, recomenda-se levá-lo ao veterinário para fazer um tratamento.
Raça de cachorro Cocker Spaniel InglêsFoto: Divulgação
Ao decidir comprar um filhote de Cocker Spaniel Inglês, o futuro dono deve conhecer bem o canil e tirar todas as dúvidas com o criador para que não haja arrependimento depois. Um filhote de Cocker Spaniel Inglês custa em média R$500,00.

O Cocker Spaniel Inglês apesar do nome, possui origem espanhola. Durante o séc. XVI, esta família era constituída por cães de água e de terra. Os exemplares mais pequenos ficariam mais tarde conhecido por Cockers. Ao longo dos séculos, os Cockers foram crescendo em quantidade e variedade e a sua distinção orientou-se sobretudo pelo tamanho e pela sua habilidade para a caça.

Em 1885, fundou-se o Spaniel Club, que começou a empenhar-se na criação de standards para as diferentes variantes. O Clumber, o Sussex, o Welsh Springer, o English Springer, o Field, o Water Spaniel Irlandês e o Cocker começaram a ser registados por volta do século XIX como raças distintas. Em 1892, o Cocker Spaniel é reconhecido pelo Kennel Club da Inglaterra, e começa o desenvolvimento da raça nos EUA. Com a finalidade para exposição, houve um desenvolvimento diferente da raça, com cruzamentos entre outras espécies até surgir o Cocker Spaniel Americano. Em 1935, foi criado o English Cocker Spaniel Club of America, com o intuito de preservar a pureza original da linhagem inglesa.


Curta Bicho Animal e receba noticias de cães e outros bichinhos

Comentários