CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Yorkshire Terrier é uma raça de cachorro corajoso e companheiro

Da Redação, publicado em 09/02/2012.
Yorkshire Terrier, também chamada york e yorkie, é uma raça canina de porte pequeno do grupo dos terriers. A raça Yorkshire terrier surgiu na Grã-Bretanha, mais precisamente na Escócia, antes do reconhecimento oficial da raça. Por volta do século XI, acredita-se no início dos cruzamentos artificiais que deram origem às raças hoje chamadas de terries. De todas as teorias conhecidas, a mais aceita fala de cruzamentos espontâneos entre black and tan, skye terrier, dandie dinmont e até mesmo Maltês, raças tradicionalmente conhecidas como caçadoras em tocas e que estavam presentes nas regiões de Manchester e Leeds, onde se desenhava um novo cenário de crescimento urbano.

O Yorkshire terrier foi também companheiro fiel dos trabalhadores das minas de carvão, comuns em sua região. Somente em fins da era Vitoriana é que ganhou status ao se tornar companheiro inseparável das damas da aristocracia e alta burguesia.
Yorkshire Terrier são fieis aos donosFoto: Divulgação
A raça de cachorro Yorkshire terrier se tornou bem conhecida a partir do século XIX, no ano de 1932 existiam 300 Yorkshire terrier registrado no Kennel Clube Britânico e em 1957 o número subiu para 2313, até que a raça chegou a ser a mais popular da Ingleterra, em 1970. Em 1990, os exemplares da raça atingiram o ápice, com um pouco mais de 25 mil cães. Contudo esse número reduziu-se a aproximadamente a metade em apenas quatro anos. Posteriormente, em 2009, foi eleita uma das dez raças mais populares do mundo em pesquisa, que ressaltava seu temperamento corajoso, seu companheirismo e o seu tamanho, próprios para companhia, sem restrição de idade.

A característica do Yorkshire terrier é ser um cão que lhe assegura agilidade e precisão de movimentos para locomoção, eles podem viver em média 12 anos e podem chegar aos 15 anos. Por ser um cão de porte pequeno, seu peso varia entre 2,3 a 3,5 quilos e sua altura varia entre os 15 e 17,5 cm. Considerado um animal toy (pequeno, miniatura ou micro), tem a sua cabeça proporcional e reta no topo. Seu nariz é preto bem como seus proporcionais olhos. As orelhas do Yorkshire Terrier são eretas em 'V' e suas quatro patas são voltadas para frente. Sua cauda é parcialmente cortada para fins estéticos, embora esta prática seja ilegal em certos países europeus.
Apesar do tamanho, o Yorkshire Terrier é ativo e ótimo cão de guardaFoto: Divulgação
A pelagem do Yorkshire Terrier é muito fina e longa e pode chegar a atingir 37 cm de comprimento. Sua textura é descrita como similar ao cabelo humano, sem a presença do subpêlo, comum em raças que habitam zonas frias. Por definição dos padrões da raça, o cãoYorkshire Terrier deve apresentar as cores azul-aço e o fulvo. O azul-aço é considerado um cinza brilhante, quase preto, o que dá a impressão de azul, enquanto o fulvo é classificado como um amarelo tostado, quase caramelo.

A tonalidade do azul-aço é difícil de ser atingida pela maioria dos criadores, que obtêm preto e até mesmo prateado e os pelos fulvos variam de tonalidade. Apesar de existir uma padronização para os exemplares de competição, que envolvem a precisão das cores da textura e do comprimento da pelagem, os cães de companhia apresentam variações mais curtas e convenientes para seu conforto e de seu dono.

O olfato é um dos principais sentidos do Yorkshire Terrier. A característica pela sensibilidade advém de ramificações dos nervos olfativos na cavidade nasal e é 32 vezes maior que a de um ser humano, embora seja considerada bastante inferior que a de um Beagle, dito um dos melhores farejadores entre os cães. Suas orelhas são direcionáveis o que facilita a localização do som e sua sensibilidade auditiva que permite ainda discernir palavras, uma qualidade muito similar própria da raça Yorkshire Terrier.
Yorkshire Terrier é um cãozinho muito aventureiroFoto: Divulgação
A personalidade e comportamento do Yorkshire Terrier é vista como aventureira, eles são dotados de muita energia, esperteza e lealdade. O Yorkshire Terrier tem um temperamento carinhoso e afável, característica fundamental nos cães de companhia. Por seu tamanho, é capaz de conviver com crianças, embora não aprecie o convívio com outros cães, já que é um animal territorial. São ótimos cães de guarda, apesar de serem pequenos, estão sempre atentos, apto a dar sinal ao menor dos ruídos.

Esta qualidade é também vista como um defeito, já que para isso, costumam latir muito. Qualificado como ativo, são ainda independentes, já que não tem como preferência ficar no colo de seu dono, embora não goste de passar muito tempo sozinho. De acordo com a classificação geral de adestramento canino, o Yorkshire Terrier é um animal que apresenta desafio de obediência moderado a donos inexperientes.

Alguns cuidados devem ser tomados com a raça Yorkshire Terrier, escovar a pelagem diariamente ajuda a manter os pelos limpos por mais tempo e os banhos devem ser a cada 15 dias. No banho, umedeça os nós com água morna e use os dedos para desembaraçá-los.
Para manter os olhos limpos diariamente, basta limpa-los com algodão. E não é indicado tosar o Yorkshire Terrier, a pelagem pode ser aparada com tesoura. Um filhote de Yorkshire Terrier custa em média R$ 1.300,00 e deve ser comprado em um canil de confiança e com pedigree.


Curta Bicho Animal e receba noticias de cães e outros bichinhos


Comentários