CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

MASP Museu de Arte de São Paulo

Um dos cartões postais de São Paulo, o MASP, um museu que enche de orgulho os paulistanos

Da Redação, publicado em 08/09/2012.
Esse pode até não ser o museu com programação cultural mais vibrante da cidade de São Paulo - a Pinacoteca do Estado é bem mais ativa quando o assunto é promover mostras temporárias. Mas o Museu de Arte de São Paulo, ou simplesmente MASP, é a instituição cujo acervo permanente mais enche de orgulho os corações paulistanos.

O arrojado prédio modernista projetado pela arquiteta italiana Lina Bo Bardi - apenas quatro pilares laterais sustentam a construção, formando um vão livre de 74 metros de comprimento - abriga uma significativa coleção de arte brasileira, com obras de nomes consagrados, como Cândido Portinari, Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Vitor Brecheret.
O MASP foi inaugurado em 1947 e progetado por Lina Bo BardiFoto: Divulgação
Porém, foi o admirável acervo de peças estrangeiras que fez do Masp, a partir de 1947, o ano de sua inauguração, o museu-símbolo de uma São Paulo que queria - e ainda se quer - casmopolitana e culta como qualquer outra cidade da Europa e dos Estados Unidos. As telas de Matisse, Renoir, Manet, Toulouse-Lautrec, Degas, Monet, Gauguin e Cézanne expostar ali poderiam estar nas paredes de qualquer outro museu de prestígio do mundo.

O Retrato de Suzzane Bloch, da fase azul de Picasso, é esplêndido, assim como a fabulosa tela Madame G. van Muyden, de 1917, assinada por Modigliani em sua melhor forma. Completam a coleção internacional algumas pinturas de Hieronymus Bosch, Goya, Tintoretto, El Greco e Fragonard. São Paulo tem mesmo muito do que se orgulhar.

O Museu de Arte de São Paulo MASP fica na Avenida Paulista, 1.578. O MASP fica próximo à estação do metrô Trianon-MASP. Telefone: (55 - 11) 3251-5644. Os ingressos custam R$ 10,00; estudantes R$ 5,00. Menos de 10 anos e maiores de 60 anos não pagam. O MASP fica aberto de terça a domingo, das 11 horas as 18 horas. A bilheteria do MASP fecha às 17h30.

Compartilhe com um amigo!
Comentários