CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha

Da Redação, publicado em 05/07/2012.
E se, em vez dos portugueses, os italianos tivessem colonizado o Brasil? Que cara teria este país? A resposta é simples: a do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha. Os primeiros imigrantes a chegar ali foram os alemães, em 1820, mas foram os italianos que deram rosto e alma ao lugar a partir de 1870. O Rio Grande do Sul produz cerca de 90% do (cada vez mais apreciado) vinho nacional - e é no Vale dos Vinhedos, com suas 24 propriedades vinícolas, que se concentram os melhores produtores do estado.
Vale dos Vinhedos na Serra GaúchaFoto: Divulgação
A região, nos arredores de Bento Gonçalves, parece um pedaço da Itália, com belos vales, montanhas verdejantes e plantações de uva a perder de vista. No Vale dos Vinhedos você pode curtir noites animadas por festas típicas, com danças, comidas e trajes característicos, porém a grande procura dos turistas são os vinhos.

Não importa o tamanho da propriedade vinícola, todas elas estão abertas à visitação ao longo do ano. Nos meses de inverno há cursos de degustação, no entanto é em janeiro, época da colheita, que alguns estabelecimentos aproveitam para promover programas bem mais emocionantes do que uma simples caminhada por caves repletas de tonéis decarvalho. O Vale dos Vinhedos possui pousadas e hotéis bem aconchegantes e, em alguns os turistas podem participar da vindima e ainda amassar as uvas com os pés.

Onde fica: O Vale dos Vinhedos fica a 120 km de Porto Alegre e a melhor época para o turismo é de junho a agosto (para tempo melhor) e janeiro (para a colheita das uvas.


Gostou da matéria? Compartilhe!

Comentários