Cinema nacional: Veja dicas de filmes brasileiros
OsPaparazzi reúne catálogo do cinema nacional com filmes clássicos e os lançamentos; quais são os melhores filmes brasileiros?
Da Redação, publicado em 17/08/2020 e atualizado hoje.Acompanhe a seguir um catálogo especial com filmes brasileiros que se destacam com público e crítica. O acervo OsPaparazzi do cinema nacional tem filmes clássicos e filmes novos, como lançamentos de Netflix, Amazon Prime, Canal Brasil, entre outros. Temos desde O Pagador de Promessas até filmes de youtubers, como Amiga do Inimigo.
Prestigie o cinema nacional navegando pelo catálogo de filmes brasileiros abaixo. Se você está procurando por dicas de filmes para assistir, nós temos muitas dicas. Mas para isso é preciso relembrar a história do cinema nacional no Oscar.
Últimos filmes nacionais
Dicas de filmes brasileiros com o Oscar
O Oscar, maior prêmio do cinema organizado pela Academy Awards, é a Copa do Mundo dos Filmes. Mas qual é o papel da seleção brasileira nas telonas, hein?
Abaixo você já confere lista com os 7 filmes brasileiros que bateram na trave na Academia.
Antes, em 2025, no Oscar 2025, tivemos a vitória de Ainda Estou Aqui - Melhor Filme Internacional.
Veja rivalidade Brasil Argentina no Oscar 25.
1 - Antes do Oscar 2025, o Brasil já bateu na trave outras vezes. A primeira tentativa foi com O Pagador de Promessas, com direção de Anselmo Duarte, filme de 1963. Foi indicado ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro. E ficou no quase. 'O Pagador de Promessas' é o único filme brasileiro a conquistar uma Palma de Ouro no Festival de Cannes, tradicional evento realizado na França.
2 - Mas não é verdade que o filme 'Orfeu Negro' ganhou o Oscar para o Brasil? Não. Na verdade, em 1960 o filme levou o troféu, mas quem ganhou os créditos foi a França. Trata-se de um longa-metragem com direção francesa, produção italiana e baseada em um roteiro com colaboração brasileira (a peça teatral Orfeu da Conceição, Vinicius de Moraes ao lado de Tom Jobim na trilha-sonora). Então não podemos considerar um título para o Brasil, certo? Anos depois o Brasil produziu o filme Orfeu, inspirado no clássico de 59.
Brasil leva 7 a 1 da Argentina no cinema
Cinema argentino é melhor que o nacional? Confira Brasil vs Argentina em filmes3 - 'Kiss of the Spider Woman' (O Beijo da Mulher-Aranha), filme de 1985, também foi indicado. Mas trata-se de uma produção norte-americana em parceria com o Brasil. O cineasta Hector Babenco (Carandiru), argentino naturalizado brasileiro, era o diretor. Mas também não levou. O ator norte-americano William Hurt ganhou um troféu no Oscar, mas também não contabilizado ao Brasil.
4 e 5 - A tentativa seguinte foi com o filme O Quatrilho, de Fábio Barreto, em 1994. Na trave. O Que É Isso, Companheiro?, de Bruno Barreto, foi o concorrente de 1998. Também indicado e derrotado. Fábio Barreto e o filho Bruno Barreto são um dos cineastas mais prestigiados do país após chegarem a concorrer na festa do Oscar.
6 - Central do Brasil veio em 1999 com Walter Salles na direção. Pela primeira vez o Brasil foi indicado a uma categoria de atuação no Oscar. A atriz Fernanda Montenegro concorria ao troféu de Melhor Atriz. Mas nem Walter Salles, nem Fernanda. O Brasil bateu na trave.
7 - Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, apresentou a favela brasileira ao mundo em 2002. Cidade de Deus recebeu quatro indicações ao Oscar. Mas perdeu em todas. Foi o longa precursor da série de filmes semelhantes relacionados à favela que chegariam depois às telonas do país.
8 - Acrescentamos o número 8 para informar que Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, conquistou elogios de público e crítica. O filme consagrou Fernanda Torres com o troféu de Melhor Atriz no Globo de Ouro 2025. Havia grande expectativa para presença de Ainda Estou Aqui no Oscar 2025.
Por que o Brasil só tem um Oscar?
'O cinema nacional é muito cíclico. Não há constância. Você tem bons filmes, em épocas distantes, mas não consegue uma produção mais regular de bons nomes. Sim, tivemos gênios como Glauber Rocha, produções geniais como 'O Pagador de Promessas', que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, mas nunca uma regularidade de filmes premiados, batendo na trave em competições internacionais. Pornochanchadas, filmes favelas, enfim, hoje o momento é o das comédias românticas, que vendem muitos ingressos nos cinemas, mas ainda é pouco', analisou o crítico William Montes.
Filmes brasileiros que não foram indicados ao troféu Melhor Filme Estrangeiro
Nessa lista, entre os destaques temos Bye Bye Brasil, de Cacá Diegues, Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, Eu Tu Eles, de Andrucha Waddington, Carandiru, de Hector Babenco, Dois Filhos de Francisco, de Breno Silveira, Tropa de Elite 2, de José Padilha, O Palhaço, de Selton Mello, O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, e Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro.
Filmes brasileiros no Oscar 2021
O filme Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, tinha grande torcida para concorrer ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2021. Mas não entrou na briga. A esperança dos fãs de Bacurau ficou com os prêmios secundários do evento. Mas o longa-metragem de Kleber Mendonça Filho recebeu inúmeros prêmios internacionais. E é uma dica e tanto de cinema nacional.
O filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2021 foi Babenco - Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou, de Bárbara Paz.
Conheça os melhores filmes brasileiros do ano
'Babenco - Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou' foi escolhido para representar o Brasil no Oscar de 2021. RelembreOutras dicas são os filmes Breve Miragem de Sol, com Fabricio Boliveira; Marighella, com direção de Wagner Moura; Três Verões, com Regina Casé como protagonista (após o sucesso de Que Horas Ela Volta?; o documentário Babenco, de Bárbara Paz, contando a biografia de Héctor Babenco (O Beijo da Mulher-Aranha e Carandiru); além de Pedro, filme de Laís Bodansky (Bicho de Sete Cabeças), com Cauã Reymond como protagonista.