CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Fernanda Montenegro é um ícone nacional

A biografia de uma das atrizes mais importantes da televisão brasileira e do cinema nacional

Da Redação, publicado em 03/04/2011.
Fernanda Montenegro é um ícone da TV brasileira. Ela é uma das maiores atrizes da história da dramaturgia nacional. Fernanda Montenegro é considerada um 'monstro sagrado' da TV brasileira. Acompanhe abaixo a biografia da atriz. Você sabia que Fernanda Montenegro bateu na trave no Oscar e levou o troféu Emmy, o Oscar da televisão?
Fernanda Montenegro é um ícone da TV brasileiraFoto: Divulgação
OsPaparazzi de olho em Fernanda Montenegro...

Arlette Pinheiro Esteves Torres, a Fernanda Montenegro, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 16 de outubro de 1929. Desde criança já sonhava em ser atriz. Começou a carreira nos anos 50, no teatro, ao lado de seu futuro marido, Fernando Torres.

Depois disso construiu uma carreira com destaques no teatro, na TV e no cinema. Foi 5 vezes vencedora do Prêmio Molière, 3 vezes o Prêmio Governador do Estado de São Paulo e de inúmeros outros prêmios em teatro e cinema. Fernanda Montenegro também ganhou o Urso de Prata de melhor atriz e concorreu ao Oscar de melhor atriz, em 1999, e ao Globo de Ouro de Melhor atriz pelo filme Central do Brasil, com direção de Walter Salles.

Virou um ícone, um modelo. Atrizes mais jovens sonham em se tornar Fernanda Montenegro.

Na vida pessoal, Fernanda Montenegro tem dois filhos: a atriz Fernanda Torres e o diretor Cláudio Torres, um dos sócios da Conspiração Filmes, produtora de publicidade e cinema.

No cinema, Fernanda Montenegro já fez A Falecida Zulmira, Em Família Anita, Eles não usam black-tie, A Hora da Estrela, Trancado por Dentro, O que é isso, companheiro?, Central do Brasil, Gêmeas, O Auto da Compadecida, O outro lado da rua, Olga, Redentor, Casa de Areia, entre outros.

Na TV destaque para A Muralha, em 1968, Guerra dos Sexos, em 1983, Sassaricando, em 1987, Rainha da Sucata, em 1990, O Dono do Mundo, em 91, além dos mais recentes Esperança, 2002, Belíssima, 2005, Hoje é Dia de Maria, 2005, Som & Fúria, 2009, e Passione, em 2010.
Passione, aliás, marcou Fernanda Montenegro como uma vilã espetacular. Bete Gouveia, de Fernanda Montenegro, marcou história em 2010.

Em 2013, Fernanda Montenegro vence o prêmio Emmy Internacional como melhor atriz, por sua personagem Dona Picucha no filme de comédia 'Doce de Mãe'.
Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro e a despedida perfeita

Entrevista de Fernanda Montenegro para jornal O Globo tem depoimento emocionante de adeus

Fernanda Montenegro pede bis no Emmy 2015

Veja lista completa com os indicados ao Emmy Internacional 2015, com Fernanda Montenegro

Fernanda Torres: Séries, filmes e novelas em biografia

Apresentamos a carreira da atriz, escritora e colunista Fernanda Torres, filha de Fernanda Montenegro

Compartilhe com um amigo!
Comentários