CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ Globoplay

Amigos jornalistas prestam homenagens a Fernando Alves

Repórteres e cinegrafistas que trabalharam com Fernando escrevem mensagens carinhosas nas redes sociais

Da Redação, publicado em 23/12/2025 e atualizado hoje.

Amigos jornalistas e cinegrafistas prestaram homenagens a Fernando Alves nas redes sociais. Fernando faleceu neste dia 22 de dezembro de 2025, aos 64 anos de idade, em São José dos Campos, após sofrer um infarto. Ele foi um dos repórteres cinematográficos pioneiros da TV Vanguarda, afiliada Globo em SJC.

A repórter Karen Schmidt escreveu: 'Que sorte e que honra trabalhar o Fernando Alves. Como cinegrafista era perfeccionista, generoso, gostava de ensinar, compartilhar o que sabia, cuidava de quem estava por perto. Pra mim, foi mais que um colega, era um amigo. Foram 20 anos trabalhando juntos. Muitas coberturas importantes, muitos perrengues, muitos plantões, muita estrada, muitas histórias e risadas. Era apaixonado pela profissão, pela Sandra, pelos filhos. Fe, você foi cedo demais e já deixou uma saudade imensa', postou.


Post de Vinicius Valverde no Instagram.

Vinicius Valverde, apresentador do SBT, escreveu: 'Hoje, hoje mesmo, você me mandou mensagem para eu lembrar de te chamar, caso precisasse de alguém para me gravar…e agora eu te pergunto: Como te esqueceria, Fê? Como esquecer de quem fez meu teste para entrar na Vanguarda e por tantos anos foi meu grande apoio na tv? Como esquecer de quem me ensinou tanto?! Você me dava segurança, amigo…seus cuidados, seu perfeccionismo…seu amor pelo que fazemos sempre me inspirou; e ensinou muita gente… Que honra a minha poder ter tantas histórias contigo e principalmente, poder dizer que você gostava de trabalhar comigo…que honra e que privilégio ter tido tantos papos na frente das câmeras e atrás delas, com um cara como você! Que bom ter dito tantas vezes o quanto gostava de você, amigo e principalmente ter te dito, num dos nossos últimos encontros, que sou grato por você ter sido quem mais me ensinou na minha carreira. Foi cedo demais, Godinho! Muito cedo… Vai me fazer falta…e pra muita gente…Ah…quanto ao seu pedido, nunca vou te esquecer, irmão!'.

O repórter Marcelo Hespaña escreveu: 'Dentre tantas fotos de viagens, plantões e perrengues, escolhi essa nossa no Vaticano para te homenagear @fernando.alves_videos . Você, um evangélico fervoroso fez com o maior cuidado, capricho e carinho um Globo Repórter sobre 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Que grandeza, que humildade. Descansa em paz meu amigo e obrigado por cada dica, cada cuidado, cada conversa. Vai fazer falta!'.

Talita França, apresentadora do Link Vanguarda, escreveu: 'Vá em paz, Fe! Profissional gigante e um ser humano maior ainda! Obrigada por tudo'.

O cinegrafista Wilson Araújo escreveu a seguinte mensagem:

'A vida é mesmo um sopro… Ontem de manhã, o Fernando Alves comentou a foto do meu netinho. À noite, ele fez a passagem para um lugar que, com certeza, é mais acolhedor do que este nosso aqui. E isso ainda custa a fazer sentido. Quem foi o Fernando? Foi o cara que me acolheu quando eu tinha 22 anos. O que ensinou os primeiros passos com a mesma paciência de quem ensina uma criança a andar. Me ensinou postura, técnica e, principalmente, a nunca esquecer da luz na fotografia — não só a luz do enquadramento, mas a luz do olhar, do cuidado, do respeito pelo que se faz. Fernando era apaixonado pela esposa Sandra, pelos filhos, pelos netos. Um homem inteiro, presente, daqueles que deixam marcas boas por onde passam. Vira e mexe aparecia aqui nas mensagens só pra dar um alô. E a gente, no audiovisual, vive sempre correndo, sempre no próximo prazo, na próxima pauta, no próximo trabalho… e vai deixando esses encontros pra depois. Hoje fica a dor, mas fica também a gratidão. Gratidão por ter aprendido com você, por ter sido acolhido, por cada ensinamento que carrego até hoje no jeito de trabalhar e de olhar a vida. Que esse texto sirva também de lembrete: dê um alô pra aquela pessoa que te ajudou um dia. Se puder, abrace forte. A gente nunca sabe como o dia termina. Descanse em paz, Fernando. Sua luz segue acesa em muita gente'.

Arthur Costa, apresentador do Bom Dia Vanguarda, escreveu: 'Meu primeiro ao vivo na TV foi com ele, assim como o de tantos outros que ele nunca esquecia nem quando nem como e nem onde. Foi um professor daqueles perfeccionistas e que, por isso, me fez crescer tanto no começo da carreira. Tinha piadas horrorosas no carro (que eu replico até hoje) e uma memória invejável das reportagens que fez. Um ícone da cinegrafista. Vá em paz, Fernando'.

Carlos Abranches postou um vídeo especial falando sobre Fernando:


Post de Carlos Abranches sobre Fernando Alves.

O cinegrafista Eduardo Marcondes escreveu: 'Ainda sem acreditar que você nos deixou tão cedo meu amigo, tive a honra de trabalhar mais de 15 anos com você, sou muito grato por me ajudar tanto. Meus sentimentos à família. Descanse em paz Fernando'.

TV Vanguarda, O Vale, Aquarius Life e Agora Vale foram alguns dos veículos de comunicação que prestaram homenagens para Fernando Alves.

Compartilhe com um amigo!

Comentários